Subúrbio 360 promove ação para autistas nesta quarta (6)

O Subúrbio 360, equipamento da Prefeitura de Salvador, realiza nesta quarta-feira (6) uma série de ações educativas e lúdicas, em homenagem ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A programação acontece das 9h às 11h, na quadra poliesportiva do Subúrbio 360, na Rua da Paz, s/n, no bairro de Coutos.

São esperadas cerca de 100 crianças autistas, acompanhadas dos pais. A recepção das famílias terá a apresentação de João Pedro Nascimento, violinista e paciente do Centro Especializado em Reabilitação da Apae Salvador (CER II), localizado no Subúrbio 360.

Em seguida, uma roda de conversa vai promover o compartilhamento de vivências e experiências, entre as famílias dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os profissionais da área. Depois será a vez da recreação para as crianças, com piscina de bolinha, pula-pula, parquinho e pintura de desenhos. Fechando o evento, haverá a entrega de presentes para os participantes.

”Cinquenta por cento dos nossos pacientes com deficiência intelectual têm o diagnóstico de autismo. Esse tipo de ação promove uma mensagem de inclusão, visibilidade e força. Eles não estão sozinhos. Dessa maneira, mantemos uma ligação entre o autismo, a família, a sociedade, a saúde e a educação, com o desenvolvimento da criança e do adolescente com TEA”, disse a coordenadora do CER II, Irlane Leite,.

Ela informa que os atendimentos aos pacientes com TEA no CER II são ofertados pelo SUS, gratuitamente. Os assistidos contam com uma equipe profissional multidisciplinar, formada por enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.

Fotos: Otávio Santos/Secom