À frente de feira com 25 mil visitantes previstos, empresária defende maior presença feminina no esporte
Foto: Rodrigo Dod | Savaget | Divulgação

A presença feminina no esporte brasileiro não se limita aos resultados das atletas. Em um setor que envolve competições, organização de eventos, patrocínios e gestão de equipes, mulheres também têm ampliado sua participação em posições de comando. À frente da Savaget Group, responsável pela feira do Mr. Olympia Brasil Expo 2026, Ana Paula Leal Graziano acompanha esse processo a partir de uma trajetória de mais de 30 anos no mercado de eventos.

O encontro realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), até domingo (18), tem expectativa de mais de 25 mil visitantes, incluindo 2.500 lojistas, além de pelo menos 39 expositores. A programação reúne competições, atividades com atletas e uma feira voltada ao mercado fitness.

Entre as competidoras que passaram pelo Olympia Talks estão Eduarda Bezerra, bicampeã mundial da Wellness, e Levyna Rodrigues Barros, medalhista de bronze no Women’s Bodybuilding. Os resultados integram uma temporada na qual o Brasil conquistou seis pódios femininos no Olympia mundial, em Las Vegas.

Para Ana Paula, a combinação entre desempenho esportivo e visibilidade pública pode contribuir para que outras mulheres reconheçam possibilidades de atuação em diferentes setores.

“Hoje, as mulheres conseguiram chegar a posições que dão mais visibilidade, e isso faz muita diferença”, afirma a executiva.

Das competições à gestão esportiva

Ao comentar mulheres em cargos de comando, Ana Paula cita a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, como exemplo de uma dirigente que atua em um ambiente historicamente dominado por homens.

“Quando uma menina ou uma jovem olha para aquela mulher, ela começa a pensar: ‘Eu sou capaz. Eu também posso chegar ali’. E isso vale para qualquer setor, não apenas para o esporte.”

A empresária também relaciona essa identificação à própria carreira. Durante sua trajetória, ouviu questionamentos sobre a capacidade de ocupar posições de liderança, mesmo quando seu trabalho como executiva era reconhecido.

“Durante muito tempo, ouvi que aquilo não era para mim. Diziam que eu era ‘meiguinha demais’, que eu poderia ser uma ótima executiva, mas que nunca seria a pessoa à frente, liderando como executiva. Eu escutei isso por muitos anos.”

Hoje, Ana Paula participa da organização de eventos com atuação em diferentes segmentos do esporte e do mercado fitness. Entre eles está o Arnold Sports Festival South America, que completará 13 anos em 2027.

Atletas brasileiras ampliam referências

A trajetória das competidoras também integra essa discussão. Natural de Caruaru (PE), Eduarda Bezerra conquistou seu segundo título mundial da Wellness em 2026 e considera que seu reconhecimento ultrapassa o ambiente competitivo.

“Eu me sinto muito feliz por ter essa representatividade, principalmente entre as mulheres, porque eu também sou dona de casa, além de atleta”, afirma Eduarda.

Levyna Rodrigues Barros, de Santa Isabel do Pará (PA), considera que a ampliação da presença feminina deve ser acompanhada de mais apoio e exposição.

“O Brasil tem atletas incríveis, mas acho que ainda precisamos de um pouco mais de apoio para as meninas e também de mais espaço na mídia. Os homens, é claro, são impressionantes e têm grandes resultados, mas as mulheres não ficam atrás. Elas também estão mostrando toda a sua força e conquistando cada vez mais espaço”, afirma.

O Mr. Olympia Brasil Expo 2026 reúne aproximadamente 350 mulheres e 400 homens nas disputas de fisiculturismo. Além das competições, a feira apresenta produtos e equipamentos do mercado fitness e realiza encontros entre atletas e visitantes.

A programação termina neste domingo (18), às 18h, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Sobre a Savaget Group

A Savaget Group é uma empresa de organização de eventos idealizada por Ana Paula Leal Graziano, com atuação em iniciativas fitness, multiesportivas, de nutrição e de bem-estar, incluindo o Mr. Olympia Brasil Expo e o Arnold Sports Festival South America.

Encontrou algum erro? Entre em contato