Siga-nos nas Redes Sociais

Jurídico e Direito

STF suspende lei sobre transporte aéreo de animais de apoio emocional

Publicado

em

Por

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (19) manter a suspensão da lei do estado do Rio de Janeiro que regulamentou o transporte de animais de apoio emocional na cabine de voos nacionais e internacionais que decolam ou pousam nos aeroportos do estado.

O plenário confirmou a liminar do ministro André Mendonça, que, em novembro do ano passado, determinou a suspensão da Lei Estadual 10.489 de 2024. O ministro atendeu ao pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e entendeu que somente o Congresso pode aprovar regras sobre o transporte aéreo de passageiros.

Na sessão de hoje, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Edson Fachin também consideraram a lei inconstitucional.

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30 

Entenda

A lei fluminense definiu que as companhias aéreas devem transportar de forma gratuita animais de assistência emocional, como cães e gatos. 

A norma também definiu que as aéreas podem recursar o embarque de animais que não podem ser acomodados na cabine em razão do peso, raça ou tamanho. Elas também não são obrigadas a aceitar répteis, aranhas e roedores.

Como é hoje

Atualmente, o transporte de animais de apoio emocional depende de cada companhia aérea, portanto, não é obrigatório. O serviço é pago.  

De acordo com regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as companhias podem negar o transporte de animal de estimação ou de assistência emocional por falta de espaço na aeronave ou em situações que gerem riscos à segurança do voo.

No caso de cães-guia, utilizados por pessoas com deficiência visual, o transporte aéreo já é permitido em todo o país e é gratuito.

Fonte

STF forma maioria para condenar mais nove réus pela trama golpista Leia Mais

STF forma maioria para condenar mais nove réus pela trama golpista

“Ninguém faz roça sem desmatar”, diz Gilmar Mendes Leia Mais

“Ninguém faz roça sem desmatar”, diz Gilmar Mendes

Henry Borel: júri popular de Monique e Dr. Jairinho será em março Leia Mais

Henry Borel: júri popular de Monique e Dr. Jairinho será em março

Por unanimidade, STF condena mais nove réus pela trama golpista Leia Mais

Por unanimidade, STF condena mais nove réus pela trama golpista

AGU entra com ações contra descontos irregulares em benefícios do INSS Leia Mais

AGU entra com ações contra descontos irregulares em benefícios do INSS

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.