Notícias
Startup Gentelab quer revolucionar mercado de conteúdo educacional corporativo
A Gentelab, startup que desenvolve serviços e conteúdos educacionais corporativos, surgiu com o objetivo de solucionar problemas muito específicos: customizar a experiência da educação; aumentar o engajamento em relação aos conteúdos oferecidos por universidades corporativas brasileiras a empresas; e mensurar a efetividade do ensino.
Para realizar tal objetivo, os fundadores da empresa, o CEO, Ricardo Shinyashiki, e a CPO, Luciana Ogusco, começaram a implementar uma série de testes até desenvolverem o modelo de negócios que a startup tem hoje. Shinyashiki explica que a empresa desenvolve dois grandes produtos: licenciamento de conteúdo para universidades corporativas, plataformas B2C e faculdades EAD (Ensino à Distância); e o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem, que consiste no licenciamento de conteúdo mais a construção de plataforma de streaming.
Shinyashiki destaca que o grande diferencial da startup, no entanto, é o foco na experiência como um todo, que passa pela análise de dados. Nesse sentido, a Gentelab não é nem uma produtora de conteúdo e nem uma plataforma, mas um ecossistema de aprendizagem contínua, que oferece: plataforma de ensino, biblioteca de conteúdos de especialistas, dados e análise de performance. “É como se fôssemos um time de educação da empresa fora da empresa, por oferecermos uma solução quase horizontal voltada ao departamento de recursos humanos das empresas”, explica.
Um exemplo de como a coleta e análise de dados funciona para melhorar o engajamento dos usuários em relação ao produto se encontra na escolha dos conteúdos oferecidos pela plataforma. A CPO da Gentelab explica que a seleção ocorre em duas etapas. Inicialmente é feita uma curadoria com o cliente. “Nesse momento ouvimos suas necessidades, compreendendo quem é seu público-alvo e quais os objetivos e metas com relação ao produto”, explica.
Com estas informações em mãos, são disponibilizados os conteúdos, que, em um primeiro momento, são apresentados em grandes temas. A partir daí, entra a experiência do usuário, que funciona como um segundo crivo. De acordo com Ogusco, nesta etapa, avalia-se o engajamento dos usuários na plataforma, os conteúdos mais consumidos e lidos até o final etc. Todos esses dados são utilizados para incrementar os conteúdos e a funcionalidade da plataforma”, diz.
Entre os grandes temas trabalhados na plataforma da Gentelab estão: inteligência emocional; gestão e liderança; criatividade e inovação; e negociação e vendas. Por meio de vídeos claros e objetivos, artigos, materiais ilustrados (mapas mentais e infográficos) e outros recursos, tais como quiz, planos de ação e resenhas, os usuários podem aprender, entre outros assuntos, como: serem líderes conscientes e em tempos de crise; gerirem o futuro; inovar dentro das corporações; viverem sem ansiedade; desenvolverem métodos de alta performance; liderarem um time de vendas e construírem autoridade para vendas.
A fonte dos conteúdos disponibilizados pela Gentelab são especialistas com conhecimento já validado – em sua maioria, autores renomados na área de desenvolvimento pessoal e profissional. Para 2021, Ogusco promete uma novidade nesta seara: a participação de profissionais gabaritados com forte atuação no mercado de startups. “O objetivo é trazer conteúdo atualizado sobre este segmento”, explica.
Surgimento, crescimento e expectativa
A Gentelab teve início em março de 2020, mas a semente para a criação da startup começou a germinar alguns anos antes, em 2015. Na ocasião, Ricardo Shinyashiki viajava pelo continente africano realizando trabalhos voluntários na área educacional e percebeu que as vilas onde havia escolas estruturadas contavam com desenvolvimento pessoal e econômico muito maior. “Eu voltei pensando que precisávamos criar uma iniciativa de educação e entretenimento em que as pessoas pudessem trabalhar, aprender, estudar, assistir”, conta.
Inicialmente, já com a ajuda de Luciana Ogusco começaram a desenvolver cursos de curta duração com trilhas específicas para serem aplicadas no dia a dia. A ideia foi amadurecendo a longa dos anos até chegar a Gentelab.
A startup foi fundada em plena pandemia e nesse período tão conturbado, no qual a demanda por conteúdo online cresceu vertiginosamente, o faturamento da empresa ultrapassou R$ 1 milhão. Shinyashiki pondera, contudo, que apesar de 2020 ter sido o ano que muitas empresas tiveram que contratar serviços digitais por necessidade, 2021 será o período no qual haverá uma procura por excelência e funcionalidade nessa área. Nesse sentido, conforme o CEO da Gentelab, a expectativa é que a startup quadruplique seu faturamento no ano em curso.
De acordo com Shinyashiki, 2020 foi um ano de construção e validação e projeção. “Tivemos um bom faturamento, com engajamento altíssimo e, principalmente, não perdemos nenhum cliente”, diz. Mas, segundo o CEO da Gentelab, espera-se muito mais de 2021. “Este será o ano da consolidação”, diz.
A Gentelab tem atualmente 20 colaboradores, entre equipe de tecnologia, produção de conteúdo, vendas e operacional.
Economia
GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro
O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro. Durante todo o mês, o espaço oferta oportunidades de compras que terão o valor arrecadado revertido para a instituição, com produtos a partir de R$ 5. O Quiosque Solidário, em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, fica localizado no Piso L1, em frente da loja O Boticário.
No local é possível comprar produtos artesanais e outros produzidos pelos voluntários do GAC-PE, além de itens de decoração, artigos do lar, necessaires, macramês, bonecas, copos térmicos, chaveiros, laços, entre outros produtos.
O GAC-PE é um grupo focado na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer em tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).
Sobre o Quiosque Solidário
O Quiosque Solidário é uma iniciativa de estímulo à geração de renda através da venda de artigos personalizados e artesanatos produzidos por voluntários e pessoas atendidas por instituições filantrópicas reconhecidas pela atuação em causas como acolhimento de crianças, tratamento de câncer, pessoas em situação de rua, mães de crianças com doenças raras, entre outras. Com curadoria do Instituto JCPM de Compromisso Social, a cada mês uma entidade diferente ocupa o espaço colaborativo.
Notícias
Priscila Sampaio: comunicar com verdade em tempos de excesso de informação
Jornalista e pós-graduanda em Marketing e Mídias, Priscila aposta na autenticidade como ponte entre marcas e pessoas.
Em um cenário em que a comunicação disputa espaço entre tantas vozes e formatos, a jornalista Priscila Sampaio tem se destacado pela forma como escolheu conduzir sua carreira: com autenticidade. Para ela, não basta apenas transmitir mensagens; é preciso estabelecer conexões reais.
“Trago muito do jornalismo comigo. Aprendi que comunicar é, antes de tudo, ouvir, entender e traduzir com clareza. É assim que consigo conectar marcas e empresas ao público de maneira verdadeira e relevante”, explica.
Atualmente, Priscila é jornalista contratada do Jornal O Estado e pós-graduanda em Marketing e Mídias na UniAteneu. Ao longo da trajetória, acumulou experiências em veículos como O Povo, Rede A Notícia do Ceará e TV Jangadeiro, além de rádios, jornais impressos e agências de publicidade. Essa pluralidade ajudou a moldar seu olhar estratégico, mas sem abrir mão da essência jornalística.

“Cada experiência me mostrou um lado da comunicação. Hoje, consigo unir criatividade e estratégia sem perder minha identidade. Acredito que a particularidade de cada profissional é o que dá força ao trabalho”, reforça.
Priscila vê a comunicação como algo além de técnicas ou métricas. Para ela, é também um exercício de sensibilidade. “Vivemos tempos de excesso de informação, mas o que realmente toca as pessoas é quando a mensagem tem verdade. É nisso que eu acredito e é assim que quero continuar trabalhando.”
Mais do que uma trajetória profissional, sua fala revela propósito. E talvez seja justamente essa busca por unir estratégia, criatividade e essência que torne Priscila Sampaio uma comunicadora de destaque em um mercado tão competitivo.
Negócios
Mercado de reestruturação: EXM Partners leva soluções inovadoras ao Congresso TMA Brasil 2025
A EXM Partners, consultoria especializada em processos de reestruturação e recuperação de empresas, participará do XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil), principal encontro nacional do setor. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, no Hotel Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista.
No dia 3 de novembro, às 13h, Lucas Tosato Rocha, sócio da Alumni Investimentos – empresa que integra o mesmo grupo da EXM Partners – será o moderador do painel “Soluções e oportunidades financeiras no mercado de reestruturação”, que abordará alternativas de financiamento e instrumentos inovadores voltados à recuperação de companhias em crise. Participam como debatedores Fernanda Piva, gerente de negócios em Distressed & Special Situations da JiveMauá; Paola Cristina Rios Pereira Fernandes, advogada da Caixa Econômica Federal; e Janser Saloman, sócio-fundador da Chimera Capital.
“Os assuntos discutidos no nosso painel vão girar em torno de um ponto central: o que as empresas em crise realmente precisam para resolver seus problemas. Cada caso é único e exige diagnóstico específico, não existe solução de prateleira. Nosso objetivo é mostrar como o mercado financeiro, o Judiciário e consultorias especializadas, como a EXM Partners, podem atuar para criar oportunidades reais de recuperação”, afirma Rocha.
Organizado pela Turnaround Management Association (TMA), o Congresso é reconhecido como o mais relevante fórum de debates sobre reestruturação e recuperação empresarial no país. O encontro reúne investidores, gestores, advogados, economistas e administradores judiciais para discutir as melhores práticas e a evolução da legislação voltada à recuperação de empresas, com foco em tornar os processos mais céleres, eficazes e benéficos para todos os envolvidos.
“Estar presente no TMA Brasil é reforçar nossa marca e nosso compromisso com a excelência técnica. Atuamos hoje em 18 estados brasileiros e fazemos questão de estar entre os principais players do setor, contribuindo com o debate e a evolução das práticas de turnaround. Essa troca é essencial para que possamos continuar entregando soluções eficazes às empresas que enfrentam desafios financeiros”, completa.
Serviço
XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil 2025)
Data: 3 e 4 de novembro de 2025
Local: Hotel Grand Hyatt São Paulo – Av. das Nações Unidas, 13.301 – Itaim Bibi, São Paulo-SP
Inscrições: www.tmabrasil.org/congresso2025
-
Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
-
Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
-
Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
-
Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
-
Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
-
Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
-
Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
-
Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática



