Home Esportes Sobrevivência no mar será tema do Simpósio de Segurança do Navegador Amador
Esportes

Sobrevivência no mar será tema do Simpósio de Segurança do Navegador Amador

Envie
Default Featured Image
Envie

A preparação faz a diferença em qualquer viagem! Para quem utiliza embarcações a motor, além de estar atento às condições climáticas, é fundamental também estar por dentro das principais causas de acidentes e de treinamentos com os equipamentos de segurança.

Com 17 anos de história, o Simpósio de Segurança do Navegador Amador tem realizado essa missão. Entre os temas desta edição, a palestra ‘Sobrevivência no mar’ se aprofunda em dicas e aprendizados para os navegadores. A apresentação sobre o tema será neste sábado (16), às 14h,  no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Com anos de experiência de Capitão Amador, o palestrante Marco Ferrari traz para os participantes informações atualizadas das principais causas de acidentes marítimos e também quais tipos de prevenções os navegadores amadores precisam tomar.

Além disso, o especialista mostra algumas das principais regras de navegação amadora e como agir no mar. Uma apresentação que reunirá história, informações, dicas e prática. ”Toda a temática que eu uso eu passo para as pessoas que estão assistindo ao evento, fazendo eles participarem das temáticas que a gente usa, principalmente com os equipamentos de segurança”, destacou Marco Ferrari.

O palestrante fala sobre a importância de ter um Simpósio para discutir anualmente estes temas há quase duas décadas. São quatro dias de evento divididos pelo Credenciamento, Dia de Mar, Simpósio e as Provas para Amadores.

Capitão amador turma 1985, skipper, instrutor de náutica em várias disciplinas, homologado na DPC NORMAM 24 e em cursos CBSN e CBSP,  além de palestrante e instrutor do dia de mar desde o primeiro Simpósio, Marco Ferrari também é especialista na área ambiental e mestre em epidemiologia ambiental.

”É um evento muito importante, que já acontece desde 2000 treinando pessoas em água e palestras. Isso faz com que o participante em dia de mar aprenda a usar os equipamentos e como se comportar na água, dentro da embarcação, antes de abandonar o barco caso necessite sair para a água, como se comportar em uma balsa, todos os fatores psicológicos e fisiológicos que ocorrem quando uma pessoa passa a ser náufrago, entre outros ensinamentos fundamentais”, completa.

O Simpósio

O Yacht Club de Ilhabela já está ganhando forma para receber o evento, organizado e produzido pela Full Time Eventos. As atividades começam na quinta-feira (14/10) com o credenciamento, que se estende a todos os demais dias de Simpósio de Segurança do Navegador Amador.

Na sexta-feira (15/10), as ações serão na água, no chamado Dia de Mar com manobras de atracação e desatracação, resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, coletes e balsa salva vidas, sinalização com pirotécnicos, transmissão de “Securitée” e “May Day” e demonstração de resgate de náufrago por aeronave.

No sábado (16/10), serão realizadas palestras com nomes de peso do mundo náutico e autoridades da Marinha do Brasil, com abertura oficial de Alex Costa – Comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Mario Simonsen – Presidente da Soamar-SP, Wladmilson Borges de Aguiar – Almirante de Esquadra e Diretor Geral de Navegação – e Alexandre Cursino de Oliveira – Vice-Almirante e Diretor de Portos e Costas.

No domingo (17/10), acontecerão as provas. É pré-requisito para o exame de Mestre Amador que o candidato seja Arrais Amador. E os inscritos para a avaliação de Capitão devem possuir a licença Mestre Amador. Não será realizada a averbação de MOTONAUTA nas carteiras emitidas no Simpósio.

As embarcações dos chamados Exercícios de Mar serão enviadas pela Marinha do Brasil.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

14/10 – CREDENCIAMENTO
14h às 18h – Credenciamento

15/10 – DIA DE MAR
8h às 8h30 – Credenciamento
8h30 às 9h30 – Instruções para o Dia de Mar
9h30 às 10h30 – Embarque nos meios
10h30 às 16h45 – Atracação e desatracação, noções práticas de manobras e navegação, resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, coletes e balsa salva vidas
sinalização com pirotécnicos, transmissão de “Securitée” e “May Day”, demonstração de resgate de náufrago por aeronave.
16h45 às 17h – Desembarque dos Meios

16/10 – SIMPÓSIO

8h às 09h –  Credenciamento

9h às 09h15 – Abertura Oficial com Alex Costa – Comodoro do Yacht Club de Ilhabela & Mario Simonsen – Presidente Soamar-SP

9h15 às 09h30 – Palavra do Comandante da Marinha com o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos – Comandante da Marinha do Brasil

9h30 às 9h45 – A Importância do Simpósio com o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira – Diretor de Portos e Costas.

9h45 às 10h15 – Coffee break

10h15 às 11h00 – Navegando com Segurança / Preparação Travessias com Marcio Dottori – Engenheiro naval, diretor técnico da Revista Náutica

11h às 11h30 – Tribunal Marítimo e a Segurança da Navegação com o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho – Presidente do Tribunal Maritimo.

11h30 12h15 – A contribuição do RIPEAM para a Segurança do Navegador Amador com o Capitão de Mar e Guerra Sergio Henrique Magliari da Costa Moura

12h15 às 14h –  Almoço

14h às 15h – Sobrevivência no Mar com Marco Ferrari

15h às 15h45 – Aspectos Práticos da Normam 03 com o Capitão-Tenente Helenilde de Lima Silva Gomes – Chefe do Departamento de Pessoal Amador, Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas da Diretoria de Portos e Costas.

15h45 às 16h15 – Coffe break

16h15 às 17h15 – O sucesso é uma experiência coletiva com Beto Pandiani – Velejador de renome mundial, Escritor e Palestrante

17h às 18h30 – Encerramento – Confraternização

 

17/10 – PROVAS
8h às 12h30 – Provas para Amadores

Confira a programação completa

Sobre o Simpósio

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.

A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

Envie

RBN Stories