Siga-nos nas Redes Sociais

Negócios

Setor elétrico amplia em quase 21% o consumo de alumínio no Brasil em 2024

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Investimentos em novas linhas de transmissão no Norte e Nordeste impulsionaram compra do metal pelo segmento.

 O setor de eletricidade foi um dos que mais consumiu alumínio no Brasil em 2024, respondendo por 20,7% da demanda nacional – o equivalente a 207 mil toneladas –, segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). O avanço reflete os investimentos em novas linhas de transmissão, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país, e, consequentemente, o aumento na demanda por cabos de alumínio.
Devido à alta condutividade elétrica, o metal é comumente utilizado pelo setor de eletricidade como uma alternativa vantajosa ao cobre pelo desempenho na condutividade da energia, sustentabilidade e custo mais baixo. Aproximadamente 66% mais leve que o cobre, o alumínio facilita o manuseio e a instalação de cabos, além de reduzir a emissão de gases poluentes durante o seu transporte.

Em 2024, o consumo de produtos de alumínio no Brasil alcançou um patamar inédito, impulsionado pela forte demanda da eletricidade e de setores estratégicos como construção civil e transportes. De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), foram consumidas 1,8 milhão de toneladas no país — um avanço expressivo de 13,5% em relação a 2023, quando o volume foi de 1,6 milhão de toneladas.

Para 2025, a projeção é de um crescimento adicional de 4,1% no consumo doméstico.“O crescimento do consumo de alumínio em setores estratégicos reforça o papel do metal como alicerce de uma economia mais sustentável, inovadora e eficiente. A indústria brasileira está preparada para atender a essa demanda com alto desempenho e responsabilidade ambiental”, afirma Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil, Ari de Sá Neto, representante Master, e Raquel Teixeira, líder dos programas de relacionamento da EY Brasil (Foto: divulgação) Leia Mais

Ari de Sá Neto, fundador e CEO da Arco Educação, é o representante Master da 28ª edição do Programa EY Empreendedor do Ano

Gustavo Blasco, CEO e cofundador da GCB Investimentos / Quatro Olhos Filmes / O Edgard Leia Mais

GCB consolida ecossistema de crédito privado e une tradição e inovação em plataforma robusta

Divulgação Leia Mais

Mercado de reestruturação: EXM Partners leva soluções inovadoras ao Congresso TMA Brasil 2025

Divulgação Leia Mais

Zoox é confirmada como parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo pelo segundo ano consecutivo

Design como Estratégia Invisível – O Poder Silencioso por Trás das Marcas Premium Leia Mais

Design como Estratégia Invisível – O Poder Silencioso por Trás das Marcas Premium

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.