Home Estados Bahia Semed e Asprolf realizam encerramento da Jornada Pedagógica 2025
Bahia

Semed e Asprolf realizam encerramento da Jornada Pedagógica 2025

Envie
"Jornada Pedagógica 2025: Semed e Asprolf Celebram Encerramento!"
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de FreitasSexta, 14 de Fevereiro de 2025 às 14:02
Envie

Na manhã desta sexta-feira (14/2), aconteceu o encerramento da Jornada Pedagógica 2025, um evento presencial que reuniu professores, gestores, líderes sindicais e representantes da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, para debater temáticas educacionais e preparar o retorno às aulas, em consenso com a Secretaria de Educação (Semed). A atividade aconteceu no espaço Cerimonial Cosme e Damião, localizado em Vida Nova

A presença da secretaria no encontro, marcado por momentos de reflexão, diálogo, apresentação de demandas das categorias e apresentações, destacou o compromisso em construir coletivamente uma educação inclusiva, antirracista e transformadora.

O evento começou com apresentações artísticas de servidores e uma mesa de abertura, com discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e os Planos Municipais, além da necessidade de respeito e valorização das categorias envolvidas. Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação de Alexandre Conceição, conhecido como Xandy, aluno da rede municipal e cadeirante, que roubou a cena. Ao lado de sua professora, Silvia Macedo, Xandy emocionou a plateia com uma dança que exemplificou, na prática, o que significa a educação inclusiva. A apresentação foi tão impactante que rendeu aplausos de pé e lágrimas, além de um convite para se apresentar no Fórum Estadual de Educação.

“Precisamos mostrar ao mundo o potencial dos nossos alunos. Aceitei esse convite hoje para trazer conscientização e reflexão sobre nossos alunos com deficiência ou síndromes. Xandy foi um presente que Deus me deu. Ele me ensinou o quanto ainda preciso aprender”, destacou a professora Silvia, visivelmente emocionada.

Xandy, ex-aluno da Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, também compartilhou sua alegria. “Esse evento está maravilhoso. A dança é muito fácil para mim. Eu consegui hoje, mais uma vez, realizar o sonho de estar com a professora Silvia dançando para vocês”.

Além dos momentos emocionantes, o evento foi marcado pelo diálogo entre a Prefeitura e os representantes das categorias educacionais. O subsecretário da Educação, Vanilson da Luz, o Mizoca, representando a titular da pasta, a secretária Tamires Andrade, reforçou o compromisso da Semed em enfrentar os desafios da educação municipal. “Estamos ainda com situações difíceis em algumas escolas e ajustando questões pendentes. Estamos enfrentando as questões e nos dedicando a fazer acontecer. Podem esperar que, por parte da Secretaria da Educação, estaremos ao lado de vocês”, afirmou.

O conselheiro Marcos Felipe Costa, representante do Conselho Municipal de Educação (CME), também destacou a importância de avançar nas políticas de educação inclusiva. “Sabemos das dificuldades encontradas e a situação do município, mas acreditamos que nos próximos anos tudo será diferente. Estaremos atuando para cobrar melhorias, como a resolução do Conselho Municipal de Educação, sobre a nossa educação especial e inclusiva, visando beneficiar os portadores de deficiência”.

Valdir Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF), deu as boas-vindas aos gestores e professores, enfatizando a importância do trabalho coletivo. “Essa nossa proposta de encerramento da Jornada Pedagógica é um momento de reflexão. Buscamos construir a educação de forma coletiva e conjunta, com a sociedade, professores e alunos participando das decisões”, explicou.

A professora Maria de Fátima, da Escola Municipal Sônia Maria Pereira do Nascimento, no Parque São Paulo, compartilhou sua experiência: “Eu achei esse encontro maravilhoso. A junção dos professores nesse espaço para discutir as temáticas é muito enriquecedora”, explanou.

À tarde, as atividades continuaram com mesas-redondas sobre tecnologias e educação integral, reforçando o compromisso de Lauro de Freitas em avançar na construção de uma educação que seja, de fato, transformadora. A Jornada Pedagógica 2025 busca, apesar dos desafios, o diálogo e o empenho da prefeitura e das categorias educacionais para construir um futuro melhor para a educação municipal.

O evento contou com a presença de representantes de diversos setores, incluindo a vereadora Luciana Tavares, que representou a Casa Legislativa; Luciano dos Reis, do Fórum de Gestores Municipais; e Márcio José Loureiro de Castro, presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar. Além de representantes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) Fundo Municipal de Educação (FME).

 

 

 

 

 

Fonte

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie