Home Vagas Cursos Segunda edição do projeto A Arte de Bordar em Indaiatuba forma e aprimora bordadeiras
Cursos

Segunda edição do projeto A Arte de Bordar em Indaiatuba forma e aprimora bordadeiras

Envie
Segunda edição do projeto A Arte de Bordar em Indaiatuba forma e aprimora bordadeiras
Fabiana Ribeiro
Envie

Por onde passa, o projeto A Arte de Bordar: Oficina de Bordados tem causado impacto positivo e despertado o desejo de continuidade entre suas alunas. Tanto que, a cada edição, as inscrições geram listas de espera. Nesta semana, 50 mulheres de Indaiatuba participaram do curso profissionalizante de bordado em pedrarias, oferecido gratuitamente e ministrado por Fernanda Nadal, uma referência no segmento. 

Para a idealizadora do projeto, o bordado vai além da capacitação profissional, oferecendo uma nova perspectiva de renda e funcionando como um elo de conexão entre mulheres. “Muitas participantes criam laços de apoio, tanto profissional quanto pessoal. Durante os cursos, sempre nos deparamos com histórias de vida desafiadoras, e o projeto acaba sendo um incentivo para recomeços e para o aprimoramento do trabalho.

Nas últimas semanas, passamos por Campinas e agora por Indaiatuba, conhecendo mulheres incríveis, capazes de transformar o bordado em profissão e reescrever suas histórias”, destaca Fernanda Nadal. 

A iniciativa ofereceu, pela segunda vez, cursos gratuitos e, em Indaiatuba esta edição ocorreu no Espaço Criarte, capacitando 43 mulheres. A edição contou com turmas de nível iniciante e avançado, abordando técnicas tradicionais e modernas. Além disso, o projeto ajudou a desenvolver habilidades como criatividade, paciência e atenção aos detalhes. 

Bordando novas histórias 

Rosania Peres, aposentada com longa experiência em artes manuais participou do curso para aprender novas técnicas. “Eu nunca tinha aprendido a técnica dos pontos e do acabamento. Está sendo muito útil para os meus trabalhos”, conta. 

Já a professora aposentada Claussimara Vitorino encontrou no curso uma forma de lidar com o luto. “Perdi meu marido em maio deste ano, e o aprendizado e as conversas têm me dado vontade de sair de casa novamente. Este projeto vai muito além do bordado; ele nos inspira a seguir em frente”, relata. 

Alessandra de Paula Souza, assistente social da Unidade de Acolhimento Casa de Passagem Atos 4, acompanhou um grupo de mulheres da instituição durante o curso. “O objetivo é que elas possam ser reinseridas na sociedade e aprendam um novo ofício que as ajude a reescrever suas histórias. Tem sido uma experiência muito enriquecedora”, destaca Alessandra. 

Já Tatiane Ferreira, que participou da primeira edição, voltou para aprofundar seus conhecimentos. “Trabalho com corte, costura e modelagem, e aproveitei essa oportunidade para reciclar meus conhecimentos com bordado. A pedraria é maravilhosa, e estou aprendendo técnicas incríveis para unir bordado e costura”, afirma. 

Sobre o projeto 

O projeto, com PRONAC 234134, é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), com patrocínio da John Deere e apoio da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Indaiatuba e do Instituto Padre Haroldo, em Campinas. Desde sua criação em 2019, o A Arte de Bordar pelo Brasil já formou centenas de mulheres. 

Uma Plataforma para conexões no bordado 

Para apoiar o desenvolvimento profissional das alunas, o projeto lançou a Plataforma digital Bordadeiras do Brasil, que conecta empresas e bordadeiras capacitadas. A seleção das participantes ocorre ao final dos cursos, considerando comprometimento, capricho nos pontos e criatividade nas obras. “A Plataforma é uma vitrine para o talento das alunas, criando oportunidades reais no mercado de trabalho”, explica Fernanda Nadal. 

Quem é Fernanda Nadal? 

Fernanda Nadal é designer de bordados em pedrarias, professora, empresária e escritora na área da moda. Com pós-graduação em Moda e Cultura pela UEL e MBA pela USP, ela estudou na prestigiada École Lesage, em Paris. Durante 20 anos, gerenciou um ateliê de bordados exclusivos. 

 

Desde 2019, com o projeto A Arte de Bordar pelo Brasil, Fernanda tem transformado a vida de mulheres de baixa renda, promovendo sua inclusão no mercado de trabalho. Em 2024, fundou o Clube Criativo, o primeiro clube de assinatura de bordados em pedrarias da América Latina, impactando mais de 3.500 alunas em nove países. 

Instituto BAT oferece curso gratuito para quem quer tirar seu negócio próprio do papel no Distrito Federal

Instituto BAT oferece curso gratuito para quem quer tirar seu negócio próprio do papel no Distrito Federal

Leia Mais
Inscrições para as novas turmas dos cursos online do CBCA encerram em um mês

Inscrições para as novas turmas dos cursos online do CBCA encerram em um mês

Leia Mais
Fazer uma pós-graduação nos Estados Unidos é mais do que uma decisão acadêmica: é uma aposta no futuro

Fazer uma pós-graduação nos Estados Unidos é mais do que uma decisão acadêmica: é uma aposta no futuro

Leia Mais
‘Cidade Carnavalesca’ oferece cursos gratuitos de percussão, dança e adereçaria cênica

‘Cidade Carnavalesca’ oferece cursos gratuitos de percussão, dança e adereçaria cênica

Leia Mais
Clube Criativo do Bordado – Um Espaço Exclusivo para Apaixonados por Bordados com Pedrarias

Clube Criativo do Bordado – Um Espaço Exclusivo para Apaixonados por Bordados com Pedrarias

Leia Mais
Envie