Home Estados Bahia Sefaz apresenta balanço financeiro do 3º quadrimestre de 2024 nesta sexta-feira (28)
Bahia

Sefaz apresenta balanço financeiro do 3º quadrimestre de 2024 nesta sexta-feira (28)

Envie
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de FreitasSexta, 28 de Fevereiro de 2025 às 14:02
Envie

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), apresentou o relatório de execução das receitas e despesas referente ao 3º quadrimestre de 2024, nesta sexta-feira (28/2). A apresentação ocorreu durante uma audiência pública na Câmara Municipal, com a presença dos vereadores e do titular da pasta, Ricardo Gois, que detalhou a situação financeira atual.

O relatório apontou que a maior parcela das despesas, equivalente a 58,90% do orçamento total de 2024, está relacionada a gastos com pessoal e encargos. No entanto, a gestão municipal identificou que esse percentual chega a 70%, ultrapassando e muito o limite prudencial estabelecido pelos órgãos de controle. A discrepância entre os valores informados e os apurados ocorre porque a folha de pagamento de dezembro de 2024 não foi contabilizada ou liquidada, assim como as contribuições previdenciárias, em atraso desde setembro do mesmo ano.

O secretário Ricardo Góis reforçou a importância da transparência na gestão dos recursos públicos e da responsabilidade com o erário. Ele também mencionou que a folha de pagamento de dezembro foi quitada pela atual gestão em janeiro de 2025, demonstrando o compromisso com os servidores.

Durante sua apresentação, Ricardo Gois destacou que as contratações, no ano passado, ultrapassaram o limite prudencial de até 54%, o que impõe restrições ao município, como dificuldades na obtenção de transferências voluntárias e a necessidade de adoção de medidas restritivas. Ele revelou que o município acumula uma dívida de aproximadamente R$ 200 milhões, sendo que grande parte desses valores não foram empenhados no ano passado.

“Os valores levantados representam 20% do orçamento anual comprometidos com dívidas do exercício anterior. É fundamental que o município seja honesto e siga um cronograma que não comprometa a saúde financeira e não sacrifique o exercício das ações. Esse tem sido nosso maior desafio nesse início de ano”, afirmou Gois.

Durante audiência, os vereadores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, solicitar explicações e sugerir ações para superar os desafios financeiros, já que um quarto do orçamento anual está comprometido com dívidas. Uma das propostas foi a ampla divulgação da situação para a sociedade civil, uma vez que o município enfrenta um período difícil que exige a redução de gastos, medida que já vem sendo adotada desde a publicação do decreto nº 5.432, de 7 de janeiro de 2025, no Diário Oficial do Município (DOM).

Gois destacou a necessidade de cortes de despesas. Por fim, o gestor da Sefaz ressaltou que a cidade tem potencial para se tornar um município próspero, com condições para uma gestão eficiente e para ser um dos melhores lugares para se viver na Bahia. Ele reafirmou o compromisso de toda gestão em superar as dificuldades e garantir um futuro de desenvolvimento econômico e social para Lauro de Freitas.
 

 
 

Fonte

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie