Home Estados Rio de Janeiro Secretaria de Pessoa com Deficiência fecha parceria com a Fiocruz para produção de cartilha sobre Síndrome de Down
Rio de Janeiro

Secretaria de Pessoa com Deficiência fecha parceria com a Fiocruz para produção de cartilha sobre Síndrome de Down

Envie
873c5730
Foto: Divulgação
Envie

No próxima segunda-feira, 18/03, a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência, em parceria com Secretaria de Educação e a Fiocruz, realizam um encontro com familiares, assistidos pelas Secretarias e pesquisadores sobre Síndrome de Down para dar início às pesquisas para a construção da cartilha educativa sobre o tema. O “Dia Internacional da síndrome de Down – Informar para Conscientizar” será um momento de escuta ativa sobre as necessidades e dificuldades do cotidiano dessa parcela da população no Rio. A inscrição é pela internet, no link: https://forms.gle/gron4qo8phnpigYA7

O evento tem como objetivo celebrar o dia 21 de março, quando se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down. A partir desse evento, a ENSP/FIOCRUZ, em parceria com os órgãos municipais, desenvolverá cartilha a ser disponibilizada para toda a rede de atendimento do SUS, Educação e sociedade civil. A Cartilha contará com informações desde a chamada “hora da notícia”, quando as famílias recebem a notícia, logo após o nascimento dos seus filhos, até a vida adulta.

A Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, destacou a necessidade do debate do tema na conscientização da sociedade. “Eu, como também mãe de pessoa com síndrome de Down, de 36 anos, sei que a ação é de extrema relevância, pois mesmo após os avanços que tivemos quanto à participação das pessoas com deficiência na sociedade, ainda estão presentes muitas informações equivocadas quanto às suas capacidades e potencialidades, tornando a vida delas, uma corrida cheia de barreiras”, explica.

A Cartilha será escrita segundo as diretrizes da Linguagem Simples, contendo ilustrações que complementam o entendimento do conteúdo a ser disponibilizado à sociedade em formato físico e digital, com Libras e Audiodescrição. Segundo Laís Costa, pesquisadora da Fiocruz, mãe de uma criança com síndrome de Down de 10 anos, é necessário ter uma escuta ativa para entender as diversas formas de exclusão que pessoas com síndrome de Down e suas famílias atravessam, nas diferentes fases da vida, para gerar informação correta e assertiva sobre esse grupo de pessoas, tão marcado pelos estereótipos de incapacidade.

Além da cartilha, o “II Seminário de Emprego Apoiado com o tema – Trabalho: uma estratégia de saúde e bem-estar na vida adulta da pessoa com deficiência intelectual” será realizado no dia 19 de março. Os palestrantes convidados para essa ação são: Alexandre Betti, psicólogo, escritor e um dos principais especialistas em Emprego Apoiado no Brasil e Flávia Cortinovis, subsecretária Especializada na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. A metodologia de Emprego Apoiado é uma estratégia de equidade para a inclusão laboral da pessoa com deficiência, que necessita de algum tipo de apoio para ingressar e permanecer no mercado de trabalho, e é promovida pela Prefeitura do Rio de Janeiro desde 2022.

A Síndrome de Down

O dia 21 de março é uma data de luta escolhida em alusão aos 3 cromossomos 21, característica genética das pessoas com síndrome de Down. No Brasil, cerca de 1 em cada 700 bebês nascem com essa trissomia, permitindo supor que haja cerca de 270.000 pessoas com síndrome de Down vivendo em nosso país.

A parca produção e disseminação de conhecimento, inclusive sobre seus cuidados de saúde, leva pessoas com SD e seus familiares a riscos e sofrimento desnecessários. Trabalhadores da saúde e da educação, prioritariamente, familiares e pessoas com síndrome de Down devem conhecer os cuidados de saúde específicos para esta população, ao mesmo tempo que devem reconhecer que são beneficiárias de todas as linhas de atenção à saúde. A despeito disso, suas necessidades de saúde seguem pouco conhecidas, e como tal, desatendidas; adicionalmente, sua desumanização obstaculiza a produção de conhecimento acessível para esse público sobre as linhas de cuidado à saúde universais.

 

Serviço

• Dia Internacional da síndrome de Down – Informar para Conscientizar

Data: 18 de março de 2024

Horário: das 09:00 às 12:00

Local: Auditório da ENSP/FIOCRUZ – Rua Leopoldo Bulhões, 1.480, Manguinhos Link

Inscrição: https://forms.gle/gron4qo8phnpigYA7

• II Seminário de Emprego Apoiado com o tema – Trabalho: uma estratégia de

saúde e bem-estar na vida adulta da pessoa com deficiência intelectual

Data: 19 de março de 2024

Horário: das 13:00 às 17:00

Local: Auditório da ENSP/FIOCRUZ – Rua Leopoldo Bulhões, 1.480, Manguinhos- Rio

Link para inscrição: https://forms.gle/p6UQoxMiUuUdYUD89

As vagas são limitadas para ambos os eventos.

Maricá aposta na estética para promover autoestima e cidadania para comunidades do Minha Casa, Minha Vida

Maricá aposta na estética para promover autoestima e cidadania para comunidades do Minha Casa, Minha Vida

Leia Mais
Secretaria Especial de Integração Metropolitana promove seminário sobre Junho Verde na segunda-feira, 30/06

Secretaria Especial de Integração Metropolitana promove seminário sobre Junho Verde na segunda-feira, 30/06

Leia Mais
Parceria entre o Vai de Boa e a Gil Pneus conecta mobilidade e geração de renda no Rio de Janeiro

Parceria entre o Vai de Boa e a Gil Pneus conecta mobilidade e geração de renda no Rio de Janeiro

Leia Mais
Hospitais veterinários universitários fluminenses recebem investimento de R$ 6 milhões da FAPERJ

Hospitais veterinários universitários fluminenses recebem investimento de R$ 6 milhões da FAPERJ

Leia Mais
Taslim vence Prêmio Book Brasil com seu livro afrofuturista “A Dáie de Vários Nomes”

Taslim vence Prêmio Book Brasil com seu livro afrofuturista “A Dáie de Vários Nomes”

Leia Mais
Envie