Conecte-se conosco

RJ

SECEC anuncia obras nas bibliotecas parque

Publicado

em

SECEC anuncia obras nas bibliotecas parque
Crédito: Leonardo Ferraz/SECECRJ
Unidades da Rocinha, Manguinhos e Centro passarão por reformas e receberão melhorias na infraestrutura

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa reabriu hoje a Biblioteca Parque da Rocinha, que ficou fechada durante mais de um ano por conta da pandemia. Durante a cerimônia, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, anunciou investimentos para o equipamento e para as demais unidades da SECEC, que passarão por reformas.

“Sabemos que o investimento em Cultura tem um enorme poder multiplicador na sociedade. Cada centavo gasto no setor ajuda na geração de empregos, na formação dos cidadãos, no estímulo ao turismo e principalmente na transformação do nosso território num espaço de mais alegria, harmonia e desenvolvimento humano. A leitura, sobretudo, transforma as pessoas e é um alento para a alma”, declarou a secretária.

A SECEC está em tratativa para a liberação de verba do Fundo Nacional de Cultura para executar melhorias na Rocinha e nas bibliotecas parque de Manguinhos e do Centro. No projeto, estão previstas intervenções como recuperação de estruturas metálicas, melhorias na drenagem pluvial, instalação de circuitos internos de vídeo e de proteção contra raios, aprimoramento dos sistemas contra incêndio, ampliação das redes de telecomunicações e reforma de instalações elétricas e banheiros.

SECEC anuncia obras nas bibliotecas parque

A Secretaria também planeja investir parte da verba na reforma da unidade do Complexo do Alemão, que se encontra fechada, e a criação de uma nova biblioteca para atender a comunidade da Mangueira.

Durante a cerimônia de reabertura da Biblioteca, houve a realização de diversas atrações artísticas. A pesquisa ao acervo de mais de 14 mil livros da unidade está funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. No entanto, nos cinco andares da construção são oferecidos cursos, oficinas e palestras sobre várias atividades até o período noturno.

BPE da Rocinha reabre com oficinas e reforço escolar para os alunos

Para o retorno da Biblioteca Parque, que volta com funcionamento de 10h às 18h de segunda à sexta, além de melhorias nos equipamentos, os elevadores e banheiros receberam consertos que auxiliam na acessibilidade para o público. Além disso, a equipe de funcionários também ganhou reforço para o atendimento dos frequentadores.

Na programação da reabertura, a Biblioteca Parque da Rocinha, que tem um acervo de mais de 14 mil livros, irá oferecer aulas de reforço escolar voltadas para o Ensino Fundamental, dança, música e também atividades corporais, como yoga, boxe, capoeira e alongamento. As oficinas incluem hip hop, áudio e vídeo.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.