Negócios
Se você não desafia seus liderados, seu concorrente o fará
* David Braga
“Mar calmo nunca fez bom marinheiro”. A famosa frase retrata exatamente o que pode ser observado, cada vez mais, no ambiente corporativo. Nos tempos atuais, isso quer dizer que o profissional, independentemente do nível hierárquico, precisa estar apto a desenvolver diferentes tarefas, mesmo que algumas delas não digam respeito à sua área específica de atuação. É o que chamamos de polivalentes ou multifunções. Já as empresas precisam ter, entre outros aspectos, uma área estratégica de Recursos Humanos, a fim de ofertar oportunidades crescentes de desenvolvimento aos colaboradores.
Nesse sentido, é importante entender que um indivíduo que está na “zona de conforto” realiza apenas atividades que proporcionam desempenhos satisfatórios, limitando-se a uma falsa sensação de segurança. Essa situação impede a superação e a evolução de todos: tanto do profissional, quanto, consequentemente, da corporação. Afinal, ter as mesmas atitudes e esperar resultados diferentes é equivocado e não agrega valor nenhum ao trabalho nem à personalidade.
Por outro lado, encarar desafios faz parte do aprimoramento de qualquer pessoa. O ser humano é movido por provocações e estímulos constantes e pela novidade. É isso que motiva e gera o prazeroso “brilho nos olhos”, tanto na vida pessoal quanto profissional. Se o trabalho não oferece essas emoções, o desinteresse começa a aparecer. E, nesse momento, as empresas perdem os talentos para os seus concorrentes.
Assim, uma iniciativa fundamental é rever, permanentemente, as políticas de gestão de pessoas, com o intuito de apoiar o pleno conhecimento das principais competências e habilidades (soft skills) dos colaboradores, via assessment (ferramentas avaliativas). Além disso, o RH estratégico precisa atuar no desenvolvimento individual dos funcionários, criando incentivos, oportunidades e plano de carreira transparente.
Trabalhar com quem nos desafia é um dos principais ingredientes para nos tornarmos diferenciados e não acomodados. Mas, evidentemente, a organização e as lideranças não são as únicas que devem apresentar os desafios. Também o próprio profissional necessita traçar seus caminhos, uma vez que o protagonismo é essencial para quem quer ter êxito na carreira.
Aqueles que preferem ficar paralisados, usualmente não vão atrás de seus sonhos. Seguem a mesma rotina e deixam a vida passar, sem buscar o que realmente querem. Sabe aquela pessoa que está, há anos, insatisfeita no mesmo emprego? Ela é um exemplo clássico disso. E pior: muitas vezes, só reclama, tem baixa performance e nada faz para mudar o cenário, afetando, inclusive, o clima organizacional.
Portanto, quando os profissionais conseguem superar medos e encarar desafios, geralmente desenvolvem habilidades e competências até então pouco exploradas. É aí que descobrem potencialidades e se surpreendem com tudo que são capazes de fazer e de ser. Ainda vale lembrar que, com as constantes crises no Brasil, as empresas reduziram suas estruturas, atuando com um número menor de funcionários, em busca de mais resultados. Nesse cenário, têm optado por colaboradores mais sêniores e talentosos. Isso é um movimento crescente, até por conta da alta aplicação da tecnologia nas organizações.
* David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, além de professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) e autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você”. Ele atua, ainda, como embaixador da ONG ChildFund e conselheiro de RH da ACMinas.
Negócios
Gabriel Araújo: o especialista em vendas digitais que une marketing e audiovisual para gerar resultados reais
Com uma visão moderna e estratégica sobre o poder da comunicação, Gabriel Araújo vem se consolidando como um dos nomes de destaque no universo do marketing digital e audiovisual no Brasil. Mentor e especialista em vendas digitais, ele é CEO da On Focus Marketing e Comunicação e da On Focus Produtora, duas empresas que se complementam e têm como missão impulsionar negócios por meio de conteúdo de alto impacto e posicionamento inteligente.
A frente da On Focus, Gabriel tem ajudado marcas e empreendedores a se posicionarem de forma estratégica para vender mais e melhor, unindo storytelling, branding e performance em uma fórmula que conecta propósito e resultado. Sua metodologia é voltada para transformar a presença digital de empresas em verdadeiras máquinas de conversão, explorando técnicas de posicionamento e autoridade.
Já a On Focus Produtora, com sede em Alphaville (Barueri-SP), atua como um estúdio audiovisual completo, produzindo vídeos, campanhas e projetos que contam histórias capazes de emocionar e engajar. A produtora atende clientes em todo o Brasil, oferecendo um serviço que une criatividade, inovação e agilidade.

Além da atuação empresarial, Gabriel também é mentor de empreendedores e criador do projeto Legacy Talks, que reúne profissionais e visionários em torno de temas como crescimento, mentalidade e liderança. Em suas redes sociais, ele compartilha insights valiosos sobre vendas, comunicação e posicionamento de marca, conquistando uma audiência fiel que cresce diariamente.
Com uma trajetória marcada por resultados expressivos e uma postura inspiradora, Gabriel Araújo representa uma nova geração de líderes que unem estratégia, criatividade e propósito para transformar o mercado digital brasileiro.
Negócios
Gabriel Araújo: o especialista em vendas digitais que une marketing e audiovisual para gerar resultados reais
Com uma visão moderna e estratégica sobre o poder da comunicação, Gabriel Araújo vem se consolidando como um dos nomes de destaque no universo do marketing digital e audiovisual no Brasil. Mentor e especialista em vendas digitais, ele é CEO da On Focus Marketing e Comunicação e da On Focus Produtora, duas empresas que se complementam e têm como missão impulsionar negócios por meio de conteúdo de alto impacto e posicionamento inteligente.
A frente da On Focus, Gabriel tem ajudado marcas e empreendedores a se posicionarem de forma estratégica para vender mais e melhor, unindo storytelling, branding e performance em uma fórmula que conecta propósito e resultado. Sua metodologia é voltada para transformar a presença digital de empresas em verdadeiras máquinas de conversão, explorando técnicas de posicionamento e autoridade.
Já a On Focus Produtora, com sede em Alphaville (Barueri-SP), atua como um estúdio audiovisual completo, produzindo vídeos, campanhas e projetos que contam histórias capazes de emocionar e engajar. A produtora atende clientes em todo o Brasil, oferecendo um serviço que une criatividade, inovação e agilidade.

Além da atuação empresarial, Gabriel também é mentor de empreendedores e criador do projeto Legacy Talks, que reúne profissionais e visionários em torno de temas como crescimento, mentalidade e liderança. Em suas redes sociais, ele compartilha insights valiosos sobre vendas, comunicação e posicionamento de marca, conquistando uma audiência fiel que cresce diariamente.
Com uma trajetória marcada por resultados expressivos e uma postura inspiradora, Gabriel Araújo representa uma nova geração de líderes que unem estratégia, criatividade e propósito para transformar o mercado digital brasileiro.
Negócios
FM Logistic projeta crescer 25% no setor de eletroeletrônicos
A FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo amplia sua presença no setor de eletroeletrônicos no Brasil, oferecendo soluções completas com foco em armazenagem, transporte, segurança, rastreabilidade, flexibilidade e performance. Atualmente, esse mercado representa 30% nos negócios da FM no Brasil, o que demonstra a importância estratégica no portfólio da empresa.
A infraestrutura da FM Logistic é preparada para produtos de alto valor, com áreas segregadas e monitoradas 24 horas, além de rastreabilidade por número de série para garantir controle total do estoque. Entre os itens movimentados pela empresa no Brasil estão smartphones, notebooks, impressoras e eletroportáteis.
A empresa também realiza operações de peças de reposição para atendimento de assistências técnicas, processos com elevado número de referências, requerimentos específicos de identificação, preparação, embalagem e transporte.
O transporte de cargas de alto valor agregado é realizado com veículos específicos, incluindo blindados escoltados e rastreados em tempo real e apoiado por análises próprias de gerenciamento de riscos. Esses diferenciais de segurança física e financeira consolidam a confiança dos clientes em operações críticas.
De acordo com Carlos Lomonaco, diretor de desenvolvimento de negócios e soluções na FM Logistic do Brasil, na distribuição, a empresa opera de forma omnichannel, com SLAs (Acordo de Nível de Serviço) personalizados para atacado, varejo, e-commerce e marketplaces, garantindo prazos otimizados e visibilidade em tempo real. Além disso, oferece gestão completa de logística reversa, testes técnicos e serviços de valor agregado, como etiquetagem e upgrades de firmware, sempre alinhados às melhores práticas ESG.
“Nosso objetivo é apoiar empresas de eletroeletrônicos na criação de valor em toda a cadeia logística, com processos que unem eficiência, segurança e sustentabilidade. Em 2025, esperamos crescer 25% no setor, reforçando ainda mais a relevância dessas operações para os nossos negócios”, ressalta.
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