Receitas

São João: conheça opções pra quem tem restrição alimentar

São João: conheça opções pra quem tem restrição alimentar

Uma das melhores coisas do período junino são as comidas típicas e isso não é nem preciso falar. Para quem tem restrições alimentares, como pessoas intolerantes ou alérgicas à lactose e glúten, pode ser um desafio manter a dieta especial enquanto aproveita essa época tão esperada do ano. No caso dos produtos industrializados, é importante ler o rótulo. Já no caso dos artesanais, a opção é perguntar a quem produziu.

“Quem tem alergias ou intolerâncias, quando exposto ao alimento, pode ter reações ou manifestações diversas, tais como diarreia, vômito, urticária, distensão abdominal e muitas outras. Depende de cada pessoa e o tipo de mecanismo que seu corpo desencadeia”, explica a nutricionista e professora da UNIFACS, Mirela Carvalho.

No caso das alergias, ela orienta evitar o uso do alimento alergênico. “É importante avaliar sempre o risco. Imagine estar em uma festa, em uma área sem serviço médico adequado, e ter uma reação alérgica mais grave? Melhor evitar”, alerta.

Alternativas

Professora do curso de Gastronomia da UNIFACS, Adriana Kelle explica que é possível trocar alguns ingredientes, como leite, manteiga e farinha de trigo, para tornar o alimento possível de ser consumido por intolerantes.

“É importante fazer a substituição desses ingredientes nas receitas para quem tem restrição alimentar. No caso de quem tem restrição ao consumo de glúten, o ideal é explorar a farinha de castanhas em substituição à farinha de trigo. Quem tem intolerância à lactose, pode substituir manteiga por creme vegetal e leite de vaca por leite de coco”, sugere.

De acordo com a professora, esses ingredientes, dependendo da quantidade e qualidade, não interferem no sabor das produções. “Recomendo o uso de castanhas que não tenham um sabor predominante, como a castanha do Brasil, castanha de Baru e castanha de amêndoa”, completa a gastróloga.

 

Sugestão de receita zero lactose

Bolo de castanha do Brasil

  • 500g farinha de trigo
  • 5 ovos
  • 700g castanha do Brasil
  • 300g açúcar
  • 20g fermento químico
  • 2g sal
  • 450g de creme vegetal

Preparo 

Bata a castanha do Brasil no liquidificador, extraia metade do leite e reserve e o bagaço com a outra metade do leite (essa é a quantidade para usar no bolo). Bata na batedeira o creme vegetal e o açúcar até formar um creme esbranquiçado, coloque os ovos (um por vez). Depois de batidos, retire-os da batedeira e acrescente a farinha de trigo e o bagaço da castanha do Brasil. Por fim, acrescente o fermento em pó. Leve ao forno aquecido a 180°C por aproximadamente 40min.