O Santander, Banco que mais financia automóveis zero quilômetro e usados no Brasil, reconheceu iniciativas sustentáveis, meio ambiente e transformação social lideradas por concessionárias e lojas de veículos multimarcas de todo o país. A primeira edição do Prêmio Santander pela Mobilidade e Inovação Sustentável teve mais de 170 inscrições e 12 projetos receberam destaques. No total, o Banco distribuiu R$ 200 mil em premiações.
Na avaliação de Cezar Janikian, diretor da Financeira do Santander, idealizadora da premiação, a quantidade de inscrições só impacta menos do que a qualidade das iniciativas. “A força dos projetos, até mesmo dos que não foram vencedores, demonstra o protagonismo crescente do ESG dentro das organizações o que, para nós, é fundamental na relação com nossos parceiros comerciais”, afirma o executivo.
Na categoria “Transformação Social”, o projeto vencedor é voltado à inclusão de mulheres e à promoção da igualdade de gênero, desenvolvido pela rede concessionárias Uvel, com sede em Jaraguá do Sul (SC). Já entre as lojas multimarcas, o primeiro lugar ficou com o projeto “Jovens da Baixada”, uma escola de futebol para 150 crianças em situação vulnerável mantida pela Roni Motors, de Santos (SP).
Já na categoria “Iniciativas Sustentáveis”, a McLarty Maia, rede paulistana de concessionárias das marcas BMW, Jeep e Toyota, foi a vencedora com o projeto “Repense – Costurando o Futuro”, em que os uniformes dos colaboradores são encaminhados para reciclagem e transformados em cobertores. Só em 2023, foram reaproveitados 144 quilos de uniformes (450 peças), criando impacto ambiental e social, uma vez que os cobertores são doados a instituições.
A Auto Nível Multimarcas, da zona leste de São Paulo, também venceu a categoria “Iniciativas Sustentáveis” pelo projeto arquitetônico da sua unidade idealizado sob o conceito de construção a seco, que prevê a utilização mínima de materiais e de recursos naturais, e uso de energia limpa. Com isso, a loja consegue evitar a emissão de 20 quilos de CO2 por ano. Somada à ação, o estabelecimento parceiro do Santander também investiu R$200 mil na revitalização de três quarteirões da Avenida Furtado, uma iniciativa de forte impacto social.
As empresas vencedoras foram reveladas em cerimônia no 033 Rooftop, no Teatro Santander, em São Paulo. O evento acontece menos de 1 mês após o Santander Brasil receber o prêmio de Melhor Banco para o ESG no país pela revista econômica inglesa Euromoney. O estudo realizado por analistas independentes elegeu o Santander a instituição financeira que mais coloca temas de sustentabilidade, sociais e de governança em posição central e transversal em suas estratégias de negócios.
“Desde o início de 2023, assumimos o compromisso de sermos uma ´Financeira Verde´. Também ingressamos como membros da Aliança Pela Mobilidade Sustentável, movimentos que sinalizam ao mercado um Santander ambientalmente e socialmente responsável, que dá protagonismo ao ESG em seus negócios”, completa o executivo.
“O primeiro Prêmio Santander pela Mobilidade e Inovação Sustentável mostra, ainda, o quanto priorizamos ter como parceiros empresas com os mesmos valores e compromissos”, finaliza Janikian.
O plano do Banco é de que a premiação ocorra a cada dois anos. A seguir, a lista completa dos projetos vencedores:
Categoria Transformação Social – CONCESSIONÁRIAS
1º colocado – Uvel Comercial de Veículos LTDA
O intuito do Projeto é levar para mulheres liberdade emocional, profissional e financeira para que elas se desenvolvam a assumam seus lugares de responsabilidade na sociedade, podendo assim, construir uma comunidade com mais igualdade de gênero, posicionamento feminino e por consequência fomentar a economia regional.
2º colocado – Atri Comercial LTDA
A Fundação Atri é um programa de assistência para crianças, adolescentes e famílias em situação de risco, visando promover mudanças significativas por meio de ações e projetos alinhados com a rede socioassistencial.
3º colocado – Autonunes LTDA
Promove a transformação humana através da Arte-Educação, oferecendo a formação e profissionalização na música e na dança a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e apoia as famílias desses alunos, oferecendo capacitação em técnicas de artesanato, fomentando o empreendedorismo social.
Categoria Transformação Social – LOJAS
1º colocado – Roni Motors Automóveis Multimarcas LTDA
Projeto iniciado em 2019, o Grêmio Ronimotors tem como seus pilares o esporte, assistência social e apoio a cultura. Dentre todos os projetos, o principal é o “Jovens da Baixada” , escolinha de futebol que atende 150 crianças e adolescentes em vulnerabilidade.
2º colocado – Graziel Veículos LTDA
O Projeto Odonto Esperança, possui como público alvo crianças de 03 a 11 anos em que levam atendimento odontológico através de uma Mimi Van adaptada com equipamentos que atendem simultaneamente 02 pacientes com total estrutura e condições de atendimento. Tiveram um investimento inicial de 200 mil reais, e contam com nove voluntários.
3º colocado – Marios Garage LTDA
Desde 2019, o Projeto Encantar é uma ONG que ajuda pessoas e animais em situações vulneráveis. Com 23 empresas apoiadoras, em 2022 atenderam 1105 pessoas com entregas de cestas básicas além de campanha na Páscoa, Dia das Crianças e Natal.
Categoria – Iniciativas Sustentáveis e Meio Ambiente – CONCESSIONÁRIAS
1º colocado – McLarty Maia
O Projeto Repense é um projeto com foco na reciclagem dos uniformes dos colaboradores para a produção de cobertores destinados à doação. Em 2023 destinaram 144 kg de uniformes (453 peças), além disso buscam sensibilizar e engajar stakeholders internos e externos para criarem impacto social e ambiental positivo.
2º colocado – Platinum automóveis importados LTDA
Com início em 2020, o projeto Osten Consciente possui um calendário de ações mapeadas para os próximos 5 anos. Com usina de energia fotovoltaica própria, conseguiram evitar 270,16 t de CO2 em quase dois anos. Realizam a captação de água pluvial para reuso, logística reversa dos resíduos e possuem estações de carregamento de veículos elétricos.
3º colocado – Empresas Revemar
O Projeto Direção Sustentável no Descarte Consciente faz parte dos 5 pilares de atuação do Grupo (Meio Ambiente, Social, Governança e Segurança) e tem como objetivo destinar de forma adequada todos os resíduos gerados em nossas lojas.
Categoria Transformação Social – LOJAS
1º colocado – Auto Nível Veículos LDTA
Redução de 20kg de CO2 anualmente. Além disso também possuem posto de carregamento de veículos elétricos e um olhar para o pilar social, investindo R$200.000,00 na revitalização de três quarteirões da Avenida Furtado, em parceria com empresas locais.
2º colocado – Mv Administração de Shopping Center LDTA
O AutoShopping Global é o primeiro shopping de veículos do Brasil a implantar o sistema de reaproveitamento de água da chuva. Além disso, trocaram à caldeira a gás por sistema de aquecimento solar, onde conseguem obter uma redução média de 2.488 tCO2/ ano (18 arvores) e instalaram um posto de carregamento de veículos elétricos.
3º colocado – Attra Veículos Multimarcas
Desde 2017 a loja possui comprometimento com economia circular e de baixo carbono e diversidade e inclusão. Utilizam energia solar como fonte de eletricidade para as duas unidades e incentivam a venda de carros elétricos e híbridos oferecendo um posto de carregamento de veículos elétricos.