Conecte-se conosco

Tecnologia

Samsung anuncia finalistas da 8ª edição do programa Solve For Tomorrow no Brasil

Estão concorrendo projetos inovadores com soluções para as áreas da saúde, sustentabilidade e segurança pública

Publicado

em

Samsung anuncia finalistas da 8ª edição do programa Solve For Tomorrow no Brasil

A Samsung selecionou os 10 projetos finalistas da 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, versão brasileira do Solve For Tomorrow com coordenação geral do Cenpec. A iniciativa global da área de Cidadania Corporativa desafia alunos e professores da rede pública a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O Nordeste é a região mais presente na final dessa 8ª edição do programa, com quatro projetos finalistas. O Sudeste é a segunda região de maior destaque, com três projetos concorrendo ao Prêmio. Quando o filtro é feito por estado São Paulo e Ceará estão na liderança com a maior quantidade de projetos selecionados, com três finalistas cada um. Em seguida estão os estados de Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com uma equipe finalista cada.

Chamam atenção os projetos voltados para as áreas de sustentabilidade, saúde e segurança pública, com ideias inovadoras como uma bomba hidrostática que oferece um sistema de irrigação alternativo de baixo custo, um projeto de reabilitação pulmonar para pacientes com sequelas respiratórias da Covid-19 e o protótipo de uma pulseira alarme, usada para reforçar a segurança de pessoas em situação de perigo.

Seguindo o cronograma, as 10 equipes finalistas terão mentorias técnicas on-line de 13 de outubro a 8 de novembro, período em que também produzirão um vídeo de até três minutos sobre o protótipo para o site do Prêmio. Serão três vencedores pelo Júri Popular, com votação aberta entre 12 e 17 de novembro, e outros três vencedores nacionais, que serão definidos por avaliação da comissão julgadora também no dia 17, durante a II Mostra Respostas para o Amanhã. A cerimônia de anúncio dos vencedores da 8ª edição acontece no dia 18 de novembro.

Este é o segundo ano em que o programa ocorre de forma totalmente remota. Mesmo assim, houve um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020. No Brasil desde 2014, o programa já envolveu mais de 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas. A iniciativa está presente em mais de 20 países.

“O Solve For Tomorrow tem sido um exemplo de como a educação pode transformar a vida das pessoas. Nessa 8ª edição a pluralidade de ideias e projetos como os de sustentabilidade, combate à proliferação da Covid-19 e até dispositivo para segurança pública se destacaram por trazerem soluções criativas à problemas tão complexos. Todos desenvolvidos por alunos e professores de escolas da rede pública que usaram conhecimentos da ciência e da tecnologia para solucionar desafios reais. Com essa e outras iniciativas, a Samsung reafirma seu compromisso com a visão global de Responsabilidade Social: “Together for Tomorrow! Enabling People” com o propósito de fomentar uma educação de qualidade para as próximas gerações”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“O conjunto dos projetos finalistas revela os avanços das equipes durante a mentoria, realizada de 28 de agosto a 30 de setembro, e como essa ação tem contribuído para qualificar ainda mais as propostas. As ações selecionadas se destacaram pelo percurso investigativo, a viabilidade e o potencial de solução/protótipo proposto, do trabalho em equipe, além da criatividade e inovação do desenvolvimento e da solução, frente ao contexto em que se realizam. Na próxima etapa, a equipe continuará com o apoio da mentoria para o desenvolvimento e aprimoramento do protótipo e da produção do vídeo sobre o projeto, que irá para votação pelo júri popular”, aponta Ana Cecília Arruda, coordenadora de Programas e Projetos do Cenpec.

O Prêmio Respostas para o Amanhã conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

Confira os 10 projetos finalistas da 8ª edição do Solve for Tomorrow:

C E-Ef M Profis

Extratos vegetais e biofilme orgânico: Uma alternativa sustentável

Toledo, PR

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

Desenvolvimento de bioplástico a partir da fibra do caroço da manga

Novo Hamburgo, RS

Etec Cidade do Livro

Tubete agrícola de bioplástico a partir de blendas de nanocelulose

Lençóis Paulista, SP

Escola Dario Gomes de Lima

Carun-XÔ: Uma alternativa na caatinga para o combate aos carunchos

Flores, PE

EEEP Guilherme Teles Gouveia

Bomba hidrostática: sistema de irrigação alternativo de baixo custo

Granja, CE

IFCE – Câmpus Crateús

Sistema solar de purificação de água Raimundo Nonato Lima Junior

Crateús, CE

EEEP Maria Mosa da Silva

Projeto Descastanhador Môsa

Ocara, CE

EEB Bom Pastor

Reabilitação Pulmonar Alternativa/Baixo Custo à Pacientes Curados de SARS-CoV2

Chapecó, SC

IFSP – Câmpus Campinas

Pulseira alarme – caminhando com segurança

Campina, SP

Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha

TESLA – Reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de Biogás

São Carlos, SP

Confira o cronograma da final da edição brasileira do Solve For Tomorrow 2021:

● 13 de outubro a 8 de novembro – Mentoria aos finalistas;

● 12 a 17 de novembro – Votação para definir vencedores do Júri Popular;

● 17 de novembro – Avaliação da comissão para definir vencedores nacionais durante a II Mostra Respostas para o Amanhã;

● 18 de novembro – Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e do Júri Popular.

PREMIAÇÃO

Finalistas: Cada estudante das 10 equipes finalistas será contemplado com 1 Notebook Samsung Flash.

Vencedores pelo júri popular: Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” para as escolas dos três projetos eleitos pelo público e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e o respectivo professor orientador.

Vencedores nacionais: Cada escola desses projetos será contemplada com uma Smart TV Samsung.

1º lugar: Cada aluno da equipe vencedora será contemplado com 1 smartphone Galaxy Samsung.

2º lugar: 1 tablet Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

3º lugar: 1 Smartwatch Samsung Active para cada um dos alunos da equipe vencedora.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *