Home Estados Bahia Salvador ultrapassa marca de 500 mil pessoas vacinadas contra Covid-19
Bahia

Salvador ultrapassa marca de 500 mil pessoas vacinadas contra Covid-19

Envie
Default Featured Image
Envie

Em três meses de vacinação contra a Covid-19, Salvador ultrapassou neste sábado (24) a marca de 500 mil pessoas imunizadas. A cidade tem sido destaque no país na aplicação das doses, graças à megaestrutura montada pela Prefeitura para alcançar os públicos prioritários definidos neste momento inicial da estratégia, disponibilizando mais de 1,5 mil profissionais de saúde em mais de 30 pontos entre fixos e drive-thrus, além do serviço em domicílio Vacina Express.

Conforme os indicadores de imunização do Vacinômetro, ferramenta digital que contabiliza em tempo real o número de pessoas vacinadas em Salvador, até 11h30 deste sábado, a Prefeitura já havia aplicado a primeira dose em 500.242 pessoas – desse total, 77% são idosos, 64% são do sexo feminino e 57% são pretos ou pardos. Com relação à segunda dose, mais de 196 mil concluíram o esquema vacinal contra o coronavírus.

A mobilização, iniciada na capital baiana em 19 de janeiro, tem tido um papel fundamental para controlar o contágio do coronavírus, evitando mortes e aliviando a pressão sobre o sistema de saúde.

Um dos públicos prioritários que começaram a ser imunizados esta semana são as pessoas com síndrome de Down. Mãe da jovem Tainá Santos, 26 anos, portadora da doença genética, Edelzuita Correia Santos, 70 anos, acompanhou a vacinação da filha, que ocorreu na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na Pituba. O local foi um dos 12 pontos fixos destinados para o processo.

“O sentimento é de otimismo e de que, em breve, tudo voltará a ser como antes. Confesso que não esperava que a vacina aconteceria por agora, já que a procura tem sido grande não só aqui como no mundo todo. Quando me ligaram ontem à noite avisando que chegou a vez de vacinar a Tainá, comemorei”, disse Edelzuita.

A doméstica Maria Conceição de Jesus, 56 anos, saiu do bairro do IAPI com a filha Ana Paula, 33 anos, também para vaciná-la na Apae. “Nosso sentimento é de muita alegria e felicidade por saber que a cidade tem conseguindo avançar nessa campanha de imunização. Sabemos que pessoa que tem síndrome de Down tem imunidade muito baixa e isso me preocupava. Agora que ela tomou a primeira dose, me sinto muito mais aliviada. Em breve, voltaremos para a aplicação de reforço. A estimativa é que a vacinação chegue para todos e que essa pandemia passe logo”, destacou Maria.

Grupos alcançados – Dentre os públicos já contemplados com a vacinação contra a Covid-19 em Salvador estão: idosos com 60 anos incompletos ou mais; pessoas com deficiência residentes em Instituições de Longa Permanência; trabalhadores da saúde que atuam em locais ativos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES); trabalhadores da saúde autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal, doulas, nutricionistas e psicólogos).

Também integram a lista quilombolas; profissionais de serviços funerários; policiais federais, militares civis e rodoviários federais; bombeiros; guardas municipais; agentes de salvamento e trânsito; e agentes penitenciários – em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador e com idade igual ou superior a 49 anos; pessoas com comorbidades (renais crônicos e pessoas com Síndrome de Down); além de trabalhadores da educação (profissionais da Educação Básica das instituições privadas e da educação básica de ensino da rede pública municipal e estadual, entre 55 e 59 anos).

A subcoordenadora de Doenças Imunopeveníveis, Doiane Lemos, destacou que, se a quantidade de doses recebidas fosse maior, Salvador já teria conseguido imunizar muito mais pessoas, diante da estrutura disponível. “Porém, diante do que recebemos, desde 19 de janeiro, estamos procedendo à vacinação dos grupos prioritários. Já avançamos na primeira fase, conforme o plano nacional. Dessa forma, com o número de 500 mil pessoas vacinadas, a gente demonstra o quanto o município está empenhado para questão da vacinação. Através de reuniões estratégicas com os técnicos, a gestão tem avançado de forma alinhada,” afirmou.

Dose de esperança – A professora da Educação Básica, Margarida Maria Silva Rocha, de 57 anos, teve a primeira dose da vacina aplicada na última quarta-feira (21) e comemorou a ação. “Estava assustada com a possibilidade de contaminação. Quando chegou a notícia que os professores poderiam receber a vacina, para mim, foi como um sopro de esperança. Considero esse o primeiro passo para a retomada da educação,” disse.

A técnica de enfermagem Edvalda Gomes destacou a celeridade da imunização contra a Covid-19 em Salvador. “Mais uma vez, mostramos que entendemos sobre o assunto de imunização. Agora, vacinada, trabalho com mais confiança e estou ainda mais certa sobre a missão de salvar vidas”.

A fisioterapeuta Jamile do Carmo, que trabalha de forma autônoma, destacou a segurança do exercício da função após a imunização. “Lido diretamente com reabilitação de idosos. Apesar de saber a importância do meu trabalho para a saúde e o bem estar deles, antes de tomar a vacina sentia muito receio de contaminá-los. Sei que os cuidados ainda são necessários, mas o fato de estar imunizada me dá uma sensação de maior tranquilidade”, afirmou.

O aposentado Reginaldo Barreto, de 68 anos, ressaltou a importância da vacinação para a sociedade vencer a batalha contra o coronavírus. “A vacina é a única saída. Só com a imunização vamos conseguir vencer à Covid-19. Ainda não tomei a segunda dose, mas já me sinto mais seguro e confiante que vamos sair dessa. Esse é um capítulo da história da humanidade que estará nos livros como guerra vencida pela saúde pública”, disse.

O guarda civil municipal Cláudio Mendes, de 53 anos, destacou a sensação de segurança de trabalhar no enfrentamento ao vírus, estando imunizado. “Desde o início da pandemia não paramos por um só dia. Estávamos nas ruas constantemente, contendo aglomerações, ordenando filas, fiscalizando praias. A oportunidade de receber a vacina nos trouxe maior segurança para o cumprimento do nosso dever”, avaliou.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie