Home Estados Bahia Salvador discute políticas para segurança viária de ciclistas entregadores
Bahia

Salvador discute políticas para segurança viária de ciclistas entregadores

Envie
Default Featured Image
Envie

Os ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de trabalho foram os protagonistas de uma iniciativa organizada pela Transalvador juntamente com os órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito. Na manhã desta quarta-feira (25), foi realizado o Encontro Municipal sobre Segurança Viária: Ciclistas entregadores em perspectiva, que faz parte da programação do Maio Amarelo, no auditório da Associação Brasileira de Medicina e Tráfego (Abramet), em Ondina.

A gerente de Educação no Trânsito da Transalvador e coordenadora do Programa Vida no Trânsito, Mirian Bastos, destacou que o objetivo do evento é mostrar o que pode ser feito e propor ações conjuntas para contribuir para a segurança do ciclista, envolvendo órgãos importantes. Na ocasião, foi elaborada uma carta-compromisso, a ser enviada para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), propondo políticas públicas para a segurança viária envolvendo ciclistas. A partir disso, será possível orientar as organizações que vão trabalhar neste segmento e o público, como forma de reduzir sinistros e mortes.

“A Transalvador já vem trabalhando nessa pesquisa, no tratamento da informação. Agora então, mais do que nunca, com a possibilidade de aumentar o número de ciclistas por deliveries na cidade, buscamos trabalhar em cima da prevenção. Já estamos tratando esse tema dentro do Programa Vida no Trânsito e estamos tentando sugerir essas políticas públicas para reduzir danos, mostrando que é possível ser feito isso”, declarou Miriam.

Na ocasião, foram debatidas ações que visam melhorar a segurança viária para este público, que cresceu muito durante a pandemia, em prol da adoção de comportamentos seguros, visando a redução de mortalidade causadas por lesões e sinistros no trânsito. O encontro também discutiu os desafios da cidade para reduzir o número de mortos e feridos no trânsito até o ano de 2030.

Intervenções – O diretor de Planejamento da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, afirmou que encontrar soluções será um grande desafio para a Prefeitura. “A Semob está elaborando um plano cicloviário, que é uma ferramenta que vai auxiliar toda a gestão pública e concentrar, de forma sistemática e com estratégia de médio a longo prazo, as intervenções relacionadas às ciclovias em Salvador”.

Souza reforçou que a Prefeitura tem trabalhado no plano cicloviário com forma de identificar a estrutura atual da cidade, categorizando as ruas com iluminação, sinalização asfáltica e dimensão. “Isso vai ajudar a cidade a definir os próximos passos, porque o primeiro desafio foi ocupar o espaço com a bicicleta, pois as pessoas tinham dificuldade em transitar nas ruas. Nós saímos de 30 km para 310 km de ciclovia e ciclofaixa na cidade e temos muito a avançar”.

O presidente da Abramet, o médico Antônio Meira Júnior, lembrou que é preciso passar para a população que os ciclistas são mais vulneráveis a sofrer lesões graves e morte caso ocorra um acidente. “Como eles disputam espaço com veículos diferentes, então a probabilidade de um acidente é maior e de lesões graves também, pois não há na proteção de um veículo o arcabouço físico que absorve o impacto”.

O encontro contou ainda com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, bem como a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Fotos: Otávio Santos/Secom

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie