Os dois utilitários esportivos da Jeep são sinônimo de tecnologia, conforto, potência e muita qualidade. O Jeep Compass chegou ao mercado, disponível em oito versões. Já o Jeep Commander possui quatro versões.
Dito isso, mostraremos no decorrer do artigo, todas as características dos modelos e falaremos sobre as principais diferenças entre os SUVs da Jeep.
Acompanhe a leitura e saiba tudo!
Jeep Compass
Dimensões
O Jeep Compass tem 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. O porta-malas é bastante amplo, tem capacidade para 476 litros.
Conectividade
Dependendo da versão, a central multimídia pode ter até 10,1 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, para espalhamento do celular sem precisar de fios. Além de carregador de celular por indução, som premium Beats e entradas USB do tipo C para os passageiros do banco traseiro.
Motor e consumo
Os motores do SUV da Jeep são 1.3 turbo flex, com 185 cavalos de potência, 27,5 kgfm de torque e câmbio automático de 6 marchas. Além do propulsor 2.0 turbo diesel, são 170 cavalos, 35,7 kgfm de torque e câmbio automático de 9 marchas.
Em média, o Renault Duster faz 8,1 km/l e 11.6 km/l em percursos no ciclo urbano. Na estrada, o consumo é de 8,5 km/l e 12,3 km/l. Com etanol e gasolina, sempre nessa ordem.
Equipamentos de segurança
Nesse quesito, o Compass vem com 6 airbags (7 nas versões Série S e Trailhawk). Conta também com detector de tráfego cruzado, detector de fadiga, frenagem automática, alerta de colisão, piloto automático e monitoramento de mudança de faixa, assistente de estacionamento, sensor dianteiro e partida remota.
Jeep Commander
Dimensões
As medidas do Jeep Commander são as seguintes: 4,76 mm de comprimento, 2,04 mm de largura e 1,70 mm de altura. Além disso, a distância entre eixos é de 2,79 mm. O porta-malas comporta até 233 litros, se os bancos estiverem rebatidos chega a 1.760 litros.
Conectividade
Com a Alexa equipada em todas as versões, é possível solicitar comandos como tocar uma música, informar a previsão do tempo, e demais funções disponíveis. Tudo isso pela central multimídia de 10,1 polegadas é possível receber relatórios de saúde do veículo, além de contar com serviços exclusivos e assistência.
Motor e consumo
Possui versões com o motor turbo flex T270 e turbo diesel TD380, os mesmos do Compass, o primeiro com 185 cavalos de potência e 270Nm de torque, já o turbo diesel 2.0, desempenha 170 cavalos, mas com 38,6 kgfm de torque.
Equipamentos de segurança
Vem com 7 airbags: os laterais, de cabeça e também os airbag de joelho para o motorista.
Conta também com detector de tráfego cruzado, controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, sistema de estacionamento autônomo, alerta de carros no ponto cego, assistente de mudança de faixa, sensor de fadiga, Jeep Healthy Cabin (novo filtro de ar), entre outros.
As principais diferenças entre o Jeep Compass e Commander
Os dois carros da Jeep entregam um pacote completo da categoria SUV. No entanto, o Commander sai na frente quando se fala em equipamentos, ele aprimora o que já é ótimo no Compass.
Porém, tem um porta-malas menor, por conta dos sete lugares, além de um consumo maior, em comparação ao Compass, por conta de seu peso.