Home Esportes Olímpico Rubinho valoriza aprendizados e resultados na França
Olímpico

Rubinho valoriza aprendizados e resultados na França

Envie
Rubinho Volei Portalrbn.com.br.webp
Envie

Na França há um ano e meio, o treinador Rubinho Leonaldo valoriza os aprendizados no comando do Saint-Nazaire VB Atlantique. O time da primeira divisão local disputa o Campeonato Francês e a Copa da França.

Rubinho conta que a conexão França-Brasil o possibilitou também conhecer novas escolas de voleibol, além de culturas diferentes. Ele acredita que esse é um diferencial do Saint-Nazaire VB Atlantique.

“Tem sido muito proveitoso, muitos aprendizados. É interessante trabalhar com uma equipe multicultural, com seis a sete nacionalidades diferentes. Algo completamente novo para mim, que só havia trabalhado no Brasil. A construção da equipe, do pensamento do grupo é um pouco diferente, criando uma conexão entre culturas esportivas diversas, algumas mais próximas e outras muito distantes”, comenta o treinador.

Desempenho na França

O Saint-Nazaire VB Atlantique conquistou o título da segunda divisão francesa em 2021/2022. Rubinho foi contratado para a temporada seguinte, com o objetivo de levar o clube às cabeças do Campeonato Francês.

“A Liga Francesa é muito homogênea e equilibrada. Isso faz com que cada rodada seja realmente difícil, pois a equipe deve estar sempre no máximo, independente se você está jogando contra o primeiro ou com o 12º colocado. Aqui, as “surpresas” de vitórias dos últimos colocados sobre alguns dos primeiros não é um fato raro, pelo contrário. É um ponto que me agrada muito, pois as dificuldades semanais são grandes, me levando a um desenvolvimento maior, mais estudos e maneiras de suplantar a cada rodada um novo e difícil adversário”, analisa.

Em sua primeira temporada, Rubinho levou o Saint-Nazaire ao sexto lugar. Agora, vê a equipe de uma modesta cidade na França aparecer em segundo lugar, disputando o título. Em 15 partidas até aqui, são 10 vitórias. O treinador exalta a competitividade do torneio. Já na Copa da França, a equipe está nas oitavas de final.

“O fato de termos finalizado os playoff em uma série de cinco jogos extremamente disputados, contra a forte e tradicional equipe de Chaumont, presente em boa parte das últimas finais francesas, também é um ponto importante. Como fechamento para uma ótima temporada, a conquista do torneio para a vaga na Challenge Cup, uma Copa europeia já no primeiro ano da equipe na Liga. Com estes resultados, fomos além dos melhores resultados a que nos propusemos no início do trabalho”, vibra o comandante.

“Na atual temporada, continuamos a fazer bons resultados, com a participação Na Challenge Cup até a sua segunda rodada, passando na primeira fase pela equipe Deya/Burgas, da Bulgária, no primeiro confronto e sendo desclassificados, na segunda etapa, pela forte equipe polonesa do Projekt Warszawa, atual 2ª colocada na Liga polonesa”, completa.

Rubinho mantém a ambição esportiva em alto patamar, com o intuito de continuar a disputar títulos nas principais ligas do mundo. O foco agora é a Liga Francesa, mas a vasta experiência com a Seleção Brasileira faz com que o profissional mantenha conversas com clubes importantes de vários países.

O treinador está com 54 anos e trabalha com voleibol há quase três décadas. Seu primeiro grande desafio foi em 1995, como auxiliar técnico na Seleção Brasileira masculina sub-21. Ele também foi auxiliar da principal entre 2006 e 2016, além de treinador da Sub-23 entre 2013 e 2015. Já por clubes, o último comandado por ele foi o Sesi Bauru, de onde saiu justamente rumo à França. Rubinho treinou ainda o São Bernardo, entre 2002 e 2010.

Após superar lesão, Isac comemora convocação e disputa de segundo Jogos Olímpicos
Após superar lesão, Isac comemora convocação e disputa de segundo Jogos Olímpicos
Fórmula E prestigia Dia da Mobilidade Elétrica em São Paulo (SP)
Fórmula E prestigia Dia da Mobilidade Elétrica em São Paulo (SP)
Brasil terá barco na Globe 40, competição de volta ao mundo em duplas
Brasil terá barco na Globe 40, competição de volta ao mundo em duplas
Entidades e clubes de velas se solidarizam com Rio Grande do Sul (SP)
Entidades e clubes de velas se solidarizam com Rio Grande do Sul (SP)
Inscrições abertas para a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Inscrições abertas para a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Envie

RBN Stories