Home Estados Bahia Ronda Maria da Penha completa três anos em Lauro de Freitas com mais de 2 mil atendimentos e ampliação de serviços
Bahia

Ronda Maria da Penha completa três anos em Lauro de Freitas com mais de 2 mil atendimentos e ampliação de serviços

Envie
Default Featured Image
Envie

Importante equipamento de enfrentamento à violência contra a mulher em Lauro de Freitas, a unidade da Ronda Maria da Penha completa três anos de existência no município. Desde a sua criação, em 3 de julho de 2018, foram realizados cerca de 2.130 atendimentos, 12.750 contatos telefônicos, mais de 8.780 rondas, 11.308 abordagens, 32 cumprimentos de ordem judicial, 78 acompanhamento a outros órgãos, 11 prisões e outros 81 eventos, segundo dados disponibilizados pela Polícia Militar.

Os números expressivos mostram o compromisso com o bem-estar das mulheres que vivem em situação de violência e ressaltam a atuação do poder público no enfrentamento à violência de gênero, conforme afirmou a tenente Luana Queiroz, responsável pela unidade instalada em Lauro de Freitas.

“No momento em que a Polícia Militar chega na casa delas e estende as mãos para as mulheres, elas têm a certeza de que não estão sozinhas e de que podem contar com a ajuda do poder público para dar adeus ao ciclo violento. Para nós, é uma alegria enorme realizar esse trabalho e celebrar três anos dessa unidade, que tem como objetivo salvar a vida das mulheres”, afirmou.

Um dos objetivos a partir dessa nova fase é ampliar a divulgação dos serviços prestados pelo equipamento através do projeto que prevê a realização de palestras informativas nas Unidades de Saúde da Família (USF). A estreia do projeto ocorrerá em breve.

Lauro de Freitas foi o primeiro município da Região Metropolitana de Salvador (RMS) a receber uma unidade da Ronda e a primeira cidade a implantar uma Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do país. A titular da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Juçara Neves, destacou que a Ronda Maria da Penha presta serviço essencial no enfrentamento à violência doméstica em Lauro de Freitas.

“Nos, da SPM, reconhecemos a seriedade e competência deste órgão que, com excelência, tem desenvolvido um trabalho de proteção e assistência às mulheres em situação de violência doméstica. A mulher é violentada toda vez que a sua dignidade e os seus direitos são violados. Portanto, essa luta é nossa!”, afirmou a secretária.

O programa não faz atendimento aberto, atua com assistência às mulheres que cumprem medida protetiva, e fiscaliza as medidas deferidas pelo juiz.

Ronda Maria da Penha

Criada pelo Governo do Estado em 2015, com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e de Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia, o programa é reconhecido nacionalmente como importante equipamento de assistência às mulheres baianas com medida protetiva decretada pela Justiça.

A Ronda Maria da Penha no município tem sede no Espaço Aldeas de Segurança e Cidadania, na avenida Amarílio Tiago.

Jornalista: Aina Soledad

Foto: Maína Diniz

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie