Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Rir faz bem! Risoterapia ganha espaço nos hospitais e transforma a saúde emocional de pacientes

Publicado

em

Crédito: Rodrigo Feksa
Crédito: Rodrigo Feksa

Projeto “Rumo ao Riso” aposta na risoterapia como ferramenta terapêutica para aliviar o estresse, reduzir dores e fortalecer a saúde mental em ambientes hospitalares.

A risoterapia é uma técnica psicoterapêutica baseada no uso do riso como ferramenta de promoção da saúde emocional e física. Diferente do que muitos pensam, ela não se resume a jogos ou piadas. “A risoterapia é uma terapia que funciona através do riso. Ela busca benefícios a nível somático e emocional nas pessoas”, explica Gabi Roncatti, risoterapeuta e idealizadora do projeto Rumo ao Riso.

Segundo Gabi, o riso ativa diversas áreas do cérebro simultaneamente, o que o torna altamente benéfico: “Ele melhora o funcionamento cerebral, diminui o hormônio do estresse, aumenta a imunidade, regula a pressão, estimula a circulação, relaxa os músculos e até ajuda a reduzir a dor. É como uma musculação emocional: quanto mais você ri, mais fácil fica rir e melhores são os resultados para o corpo e a mente.”

O projeto Rumo ao Riso atua em hospitais da Bahia e de São Paulo, levando a risoterapia, a palhaçaria terapêutica, a escuta ativa e a presença consciente a pacientes e profissionais de saúde. A proposta é transformar a experiência hospitalar por meio do afeto, do acolhimento e da leveza. “Quando a gente entra no quarto de um paciente, o objetivo é tirá-lo do papel de doente e reconectá-lo com a sua humanidade. A gente trabalha desde exercícios de riso até apenas estar ali em silêncio, oferecendo presença. Isso também é cuidado”, reforça Gabi.

Além de ser uma prática divertida, o riso é uma poderosa ferramenta de saúde mental. “Quando a gente dá gargalhada de verdade, a gente não pensa. Isso ajuda a interromper ciclos de estresse e pensamento negativo. É uma pausa para o cérebro, que traz alívio imediato e melhora significativa no bem-estar”, pontua a risoterapeuta.

E ela conclui com um lembrete necessário: “O riso é o remédio mais barato que existe, porque é seu. Só depende de você. A felicidade pode, sim, ser uma escolha.”

Fonte: Gabi Roncatti, risoterapeuta e idealizadora do projeto Rumo ao Riso.

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025 Leia Mais

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade Leia Mais

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade

Foto: Divulgação Leia Mais

Com ação inédita de combate ao sedentarismo, SportsCenter recebe certificado do Guinness World Records

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.