Não é pra qualquer um. Sustentar uma carreira de 32 anos é um mérito digno de quem tem muito talento, empenho, carisma e de quem é muito amado pela nação brasileira. E é justamente esse aniversário que Rionegro e Solimões comemoram neste 1 de abril. Celebrando mais um ano de dupla, os sertanejos são hoje uns dos principais nomes do Brasil e colecionam sucessos, histórias e boas curiosidades, que fazem questão de dividir com os fãs.
Em um período em que o distanciamento social se faz necessário, os amigos arrumaram um peculiar jeito de carimbar os 32 anos de carreira: diversas ações e interações no Instagram oficial. “Lá soltaremos um vídeo contando toda a trajetória da dupla e nos stories faremos uma série de enquetes divertidas”, comenta Rionegro. “Nossa perspectiva era de soltar um novo produto. Porém, nesse período as coisas estão um pouco mais complicadas. Então, fica em casa e acessa instagram.com/rionegroesolimoes e muintokiben”, completa Solimões.
Em 2020 a dupla se reinventou novamente e de forma remota, lançou uma série de bons produtos no mercado fonográficos. Além das diversas lives executadas com maestria no YouTube oficial, Rionegro e Solimões apresentaram os EPs Só Lembranças 1, 2 e 3 – sendo a quarta parte do projeto lançado já em 2021. “Tivemos a sacada de eternizar as lives de 2020 em um projeto concreto, Só Lembranças – Acústico. Pinçada com todo o cuidado e carinho, a transmissão escolhida para dar forma a este conteúdo foi a realizada no dia 25 de abril de 2020”, comenta Solimões. “Entre todas, foi uma das que mais gostamos de fazer. Como o nome diz, reuniões os principais modões que ambientam o nosso universo. E todos foram executados no formato intimista e acústico. Nada mais justo do que carimbar para as futuras gerações esse momento tão atípico da nossa estrada”, analisa Rionegro.
Comemorando 32 primaveras, é o tipo de dupla que agrada da criancinha que começa a descobrir as notas musicais até às pessoas que alcançam a melhor idade. Não tem uma faixa etária específica para gostar de clássicos populares como “Peão Apaixonado”, “Frio da Madrugada”, “A gente Se Entrega”, “De São Paulo a Belém”, entre tantas outras canções que marcaram e ainda marcam a vida das pessoas.
Quem nunca cantou uma melodia dos artistas em um karaokê, que atire a primeira pedra. “Na Sola da Bota” é um desses clássicos do cancioneiro popular que está na boca de todos os brasileiros, de norte a sul do país. “A música foi lançada originalmente em 2003 e de lá para cá conquistou todos. É sucesso em festa de rodeio, festa de criança e até em casamento eu já ouvir tocar”, diverte-se Solimões.
O carimbo de todo esse sucesso são os números do YouTube – entre os diversos perfis que publicaram os clipes de Na Sola Da Bota, a faixa ultrapassa a impressionante marca de 25 milhões de views. “O povo publica vídeo dessa gravação ao vivo pelo celular de algum show nosso, de coreografia feita pelas criancinhas em festa infantil e até videoaula ensinando os acordes na gaita. Esse é o maior presente que um artista pode ter. Esse reconhecimento popular não tem preço”, analisa o primeira voz.
Rionegro e Solimões completam 32 anos de carreira. Entre coletâneas e registros de sucesso, eles somam mais de 300 músicas gravadas, 19 CDs e 4 DVDs. Nestes anos, já subiram ao palco mais de 7.000 vezes, venderam mais de 13 milhões de cópias e bateram recorde de público em festas de peão. Como reconhecimento, receberam dezenas de discos de ouro, prata, platina e platina dupla. Em tempo: eles foram os segundos artistas nacionais a gravarem um DVD no Brasil.
Alguns de seus sucessos fizeram parte da trilha sonora das novelas Laços de Família (“Peão Apaixonado”, 2000), Cabocla (“Floresce”, 2004), América (“Na Sola da Bota”, 2005) e A Favorita (“Vida Louca, 2008).
“Ultrapassamos 3 décadas de estrada. O artista precisa ter a percepção do que está acontecendo na atualidade e se reinventar quando for necessário. Graças a Deus, meu parceiro e eu conseguimos ter esse olhar crítico e por isso estamos na ativa até hoje”, analisa Rionegro.
CURIOSIDADES DE RIONEGRO E SOLIMÕES:
1) Rionegro e Solimões são mineiros, nascidos em Claraval/MG
2) Os dois já formavam uma “dupla” bem antes da fama, quando trabalhavam em uma das fábricas de calçados de Franca (SP);
3) A dupla lançou seu primeiro LP no dia 1 de Abril de 1989, agora completa 32 anos de carreira – A mentira que se tornou verdade!
4) E por incrível que pareça, o primeiro DVD dos artistas também foi gravado em primeiro de abril.
5) Início da fama – O sucesso chegou em 1998, quando lançaram o sexto disco, pela PolyGram, obtendo uma vendagem de mais de 1 milhão de cópias. Destacam-se neste disco as composições “Falta você”, de Rionegro, “A gente se entrega”, de Pinóchio, “Tô doidão”, de Rionegro e Solimões, “Saudade pulou no peito”, de Rionegro e Domiciano, “De São Paulo a Belém”, de Pinóchio e Nilma e Frio da Madrugada de Pinóquio que logo se tornou um hit, além da regravação do clássico “Cuitelinho”, de domínio público, adaptado por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó.
6) Em 1998, ainda, aumentou sensivelmente o número de shows, assim como o público presente em suas apresentações. Fizeram show em Brasília para mais de 80 mil pessoas. Divinópolis, em Minas Gerais, para mais de 70 mil. E em Americana – São Paulo, para cerca de 50 mil pessoas. Neste ano, a Festa do Peão de Americana registrou recorde de congestionamento no show da dupla.
7) A dupla fez o show de inauguração do Villa Country, em São Paulo, para convidados, artistas e imprensa em Julho 2002 e é considerada a casa mais importante da América Latina no segmento sertanejo.
8) Solimões é considerado o Rei do Instagram devido sua forma peculiar de escrever as legendas,(caipires como diz o próprio) e suas postagens engraçadas. Um fato importante é que ele tem pouquíssimas postagem e tem mais de 400 mil seguidores, outra observação importante é que ele atingiu o número máximo para seguir as pessoas – Quando questionei o número de pessoas que ele segue, que como artista e pessoa pública não deveria seguir ia seguir tantas pessoas, o pequeno grande homem me deu uma banho de humanidade e princípios.
9) O Instagram do Rionegro já mostra mais o dia a dia do cantor, o que ele faz quando não está no palco, que é pescar – treinar os cavalos – estar com a família, e claro, que estar na fazenda.
10) A dupla conquistou o público em geral – atravessando gerações – da criança a melhor idade.
11) Rionegro não tem fotos de infância. Na época uma máquina fotográfica era considerado artigo de luxo e quase ninguém na região tinha o objeto.
12) Solimões tem uma família que é talento puro. Seu filho, Gabeu, também é um artista da música e, a exemplo do pai, segue construindo sua estrada dentro do show business
13) Carol Felizardo também filha de Solimões segue os passos do pai e é hoje cantora profissional
14) Sabrina Sato trata Solimões como seu chaveirinho. Em seu programa, no dia 24 de janeiro de 2015, a apresentadora pegou o cantor no colo em uma brincadeira ao vivo
15) Em 1997, Peão Apaixonado estourava em todo o Brasil, fazendo com que a dupla ficasse reconhecida nacionalmente. Nessa época, Rionegro chegou a se apresentar em alguns programas de TV sem seu carimbo característico, o chapéu de cowboy!
16) A dupla tem uma forma simples de escolha de single. Todas que eles gravam eles acreditam que são potenciais hits de carreira. Nunca gravaram algo que não gostassem 100%
17) Lançada em 2013, na Festa do Peão de Barretos, “O Cowboy Vai Te Pegar” foi um marco na história da dupla. Foi através dela e de seu vídeo clipe repleto de humor que os sertanejos viralizaram pela primeira vez na internet e conquistaram os jovens.
18) Lançado em 1995, o álbum Sonhei reúne alguns sucessos de carreira, como Morrendo de Amor, Sei Que Vou Chorar e a faixa que empresta nome ao projeto. O que pouca gente sabe é que a capa deste disco traz uma peculiaridade: para ficar da mesma altura que Solimões, Rionegro teve que entrar dentro do rio e ficar submerso dos joelhos pra baixo. Obviamente o fotógrafo usou um truque de câmera para que ninguém notasse a armação.
19) Ainda sobre a capa de Sonhei, Rionegro afirma que dentro da sua bota havia dois lambaris, pós fotos pra capa.
20) Nem sempre o nome oficial da dupla foi Rionegro e Solimões. Antes eram chamados de Zé Divino e Felizardo.
21) Embora pareça, Rionegro não é um cara alto. Mede 1.65m. Já Solimões mede 1.42m
22) O nome do produtor que ajudou a dupla no início da carreira é Maestro Pinocchio. Aí voltamos toda a ligação com o primeiro de abril. Muitas e muitas curiosidades a cerca desta data.
23) Rionegro e Solimões foram os precursores da importação e miscigenação do country com o sertanejo raiz.
24) A dupla já regravou sucessos peculiares de outros artistas. Como A Sua Maneira (Do Jeito Da Gente, 2006), conhecida na voz de Dinho Ouro Preto, que por sua vez fez a adaptação de De Musica Ligera, da banda argentina Soda Stereo.
25) Outra regravação que agradou ao Brasil foi a música Lenha (Só Alegria 2001), conhecida originalmente na voz de Zeca Baleiro
26) Ainda falando em versões, Rionegro e Solimões cantaram a música Dois, gravada originalmente por Paulo Ricardo. O lançamento desta aconteceu em 2006, no disco Do Jeito Da Gente.
27) Solimões faz diversas versões de músicas conhecidas de outros artistas em seu instagram. Bora conferir? @SolimoesCantor
28) Chrystian e Ralf são importantes na vida de Rionegro e Solimões. A dupla gravou uma série de composições de Rionegro que, ao ganhar dinheiro, conseguia se manter no início na carreira e investir na dupla. De várias, vale o registro de três: Camisa Manchada, Brigas, Noite
29) Rionegro e Solimões tem como inspiração a dupla Milionário e José Rico, os amigos além de incluir em seu repertorio canções dos idolos regravaram a música “Solidão” para homenageá-los.
30) Pouca gente sabe, que a cantora Rafaela Neves e o cantor João Neves são filhos de Rionegro.
31) Rionegro e Solimões foi a primeira dupla sertaneja a gravar e lançar um DVD no Brasil.
32) Rionegro torce pro Santos, já Solimões é Cruzeirense.