O Rio de Janeiro sediará a Gymnasiade, a maior competição escolar do mundo entre os dias 18 e 27 de agosto. O evento reunirá 4 mil participantes, entre eles 2.100 estudantes-atletas, com idades entre 13 e 15 anos, de escolas públicas e particulares de diversos países. Ao todo, serão 22 modalidades, sendo três do paradesporto, disputadas nas arenas olímpicas da cidade, onde aconteceram os Jogos Olímpicos de 2016.
O governador Cláudio Castro anunciou que o governo do estado fará um aporte de R$ 5 milhões para o evento, através da Lei Pelé. A Gymnasiade no Rio já entrou para a história como a maior de todas, pelo número recorde de modalidades, que nesta edição ainda vai contar com a estreia do skate e do surfe.
A expectativa é que a Gymnasiade gere movimentação no turismo e economia local. A última vez que a capital fluminense recebeu o evento foi há 10 anos. O secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, disse que quer fazer desta oportunidade uma chance de inclusão e troca cultural entre os estudantes do mundo todo que estarão no evento. Membros da ISF, executivos e presidentes técnicos esportivos das modalidades, estão na cidade do Rio para a vistoria técnica. A competição será organizada pela ISF e pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A entrada é gratuita.
Com informações do Gov. Rio de Janeiro