Home Notícias Resiliência: a “vacina” do setor automotivo
Notícias

Resiliência: a “vacina” do setor automotivo

Envie
Default Featured Image
Envie

Por Antonio Carlos Brito, Sr. Principal, Digital & Value Engineering LATAM na Infor

O setor automobilístico tem diversos desafios bem específicos devido às suas características de produção e de vendas. Por essa razão, uma boa estratégia de logística é um dos principais fatores para o sucesso das empresas do segmento. No entanto, a pandemia da Covid-19 apresentou  uma série de vulnerabilidades que impactaram a performance do supply chain automotivo e, consequentemente, os negócios dessas empresas.

Em abril de 2020, a probabilidade de inadimplência dos fornecedores de peças e equipamentos automotivos cresceu 20%, ante 5% no início de 2020, segundo dados da consultoria S&P Global Market Intelligence. De acordo com a S&P, os fornecedores sentiam a mesma dor das montadoras para as quais vendem os seus produtos, em meio a uma queda global na demanda por novos veículos e desaceleração na produção. Para superar essa dificuldade, a cadeia logística do setor automotivo precisa de uma espécie de própria “vacina”, que leva o nome de resiliência.

Resiliência não é negociável

A resiliência do supply chain automotivo é um requisito não negociável para inovação e crescimento em escala. Em tempos de crise ou não, é mandatório que as empresas combatam a falta de transparência de processos, a ausência da colaboração dos dados e, principalmente, práticas ineficientes de gestão.

A regra é clara: as cadeias logísticas não podem se acomodar. Elas precisam criar um mindset voltado para inovação e reinventar o supply chain de forma que seja orientado por dados, inteligência de negócio, e amplamente proativos e preditivos.

Um olhar mais atento sobre a visibilidade do supply chain também permite aumentar a capacidade das empresas de rastrear matérias-primas e componentes de fornecedores em toda a rede logística em tempo real, criando uma cultura de respostas proativas e oportunas para lidar com situações emergentes, além de reduzir o risco de interrupção das operações.

Visibilidade em tempo real pode ajudar a resolver um problema antigo da logística: usar uma abordagem centrada para resolver inconsistências de várias empresas.

Apoio crucial da tecnologia

E mais uma vez, o papel da tecnologia é fundamental para a evolução da cadeia logística das empresas automotivas. Investir em inovação representa ter maior integração entre toda a cadeia, visibilidade das operações de forma dinâmica e assertiva e maior controle sobre todo o processo. No final, o resultado é: maior competitividade, mais tempo para tomar decisões, menos custos e maior produtividade.

Os desafios do setor automotivo serão cada vez maiores, mas a inovação vai permitir criar uma cultura de resiliência para que as empresas possam sobreviver às exigências dos novos negócios.

AGU pede ao Google retirada de sites falsos do CNU 2025

Leia Mais
Capital paulista tem queda de 90,5% nos casos confirmados de dengue

Capital paulista tem queda de 90,5% nos casos confirmados de dengue

Leia Mais
Brasil ultrapassa 1 milhão de motos emplacadas em 2025 e LocaGOra alerta para cuidados essenciais de manutenção e pilotagem

Brasil ultrapassa 1 milhão de motos emplacadas em 2025 e LocaGOra alerta para cuidados essenciais de manutenção e pilotagem

Leia Mais
Polícia do Rio inicia segunda fase de devolução de celulares roubados

Polícia do Rio inicia segunda fase de devolução de celulares roubados

Leia Mais
Festival de Cultura Indígena do Xingu começa hoje no Pará

Festival de Cultura Indígena do Xingu começa hoje no Pará

Leia Mais
Envie