Residência artística com coletivo chileno fortalece intercâmbio cultural no Espírito Santo

Residência artística com coletivo chileno fortalece intercâmbio cultural no Espírito Santo

Redação RBN
2 min p/ ler 4.6k já leram
Coletivo Elenco Vivo - Credito DivulgaçãoColetivo Elenco Vivo - Credito Divulgação

Entre os dias 27 e 31 de maio, o município de São Mateus (ES) se transforma em ponto de conexão entre o Brasil e o Chile com a realização de uma residência artística gratuita promovida pelo coletivo chileno Elenco Vivo, em parceria com a Galeria A Margem e o ponto de cultura Belas Artes Projetos Culturais. A proposta representa um importante movimento de intercâmbio cultural latino-americano, fortalecendo laços entre territórios periféricos por meio da arte, da escuta e da criação coletiva.

Voltado especialmente para jovens artistas em situação de vulnerabilidade social, o projeto propõe o encontro entre distintas realidades sociais, afetivas e geográficas, a partir de práticas artísticas como a dança contemporânea, a performance e a música ao vivo. As metodologias utilizadas – “Viva” e “Somática” – tratam o corpo como lugar de memória, sensibilidade e resistência, e colocam a pele como símbolo de atravessamentos históricos e sensoriais.

A residência é conduzida por quatro artistas chilenos com ampla atuação nas artes cênicas e na produção cultural independente: Vicha Leiva, Sebastián Gaytan, Caven Muñoz e Davor Koscina. Cada um traz em sua bagagem uma trajetória ligada ao ativismo, às expressões populares e à experimentação artística, formando um mosaico de experiências que dialogam com as juventudes brasileiras e suas vivências nos territórios periféricos.

Mais do que um evento formativo, a residência artística Elenco Vivo é uma ação de escuta mútua, onde culturas se encontram, se transformam e criam novas possibilidades de existência. A culminância do projeto será no dia 31 de maio (sábado), com a apresentação de uma peça viva e coletiva, construída durante o processo de imersão e trocas entre artistas e participantes.

Com acessibilidade garantida em LIBRAS e audiodescrição, a ação amplia o alcance e o impacto das práticas culturais em comunidades historicamente marginalizadas. A residência faz parte das ações da Galeria A Margem e conta com apoio do Funcultura, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).

Neste encontro entre artistas chilenos e brasileiros, o que se constrói é muito mais do que uma obra artística: é um território compartilhado, onde o afeto, a política e a arte se tornam ferramentas de conexão e transformação.

Serviço

Residência artística – Elenco Vivo
Data: 27 a 31 de maio (terça-feira a sábado)
Horário: 18h às 21h
Entrada gratuita
Inscrições: https://forms.gle/6fWA4SkU145AWkpV9
Local: Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais
Endereço: Avenida Cricaré, nº 1719 – Cacique – São Mateus/ES
Classificação: Livre

Mostra de resultados da residência artística
Data: 31/05/2025 (sábado)
Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Local: Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais
Endereço: Avenida Cricaré, nº 1719 – Cacique – São Mateus/ES

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 48
Kkkk 16
Triste 5
Raiva 5

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.