Receitas italianas frescas, como bruschetta, carpaccio e Pasta alla Norma, são entradas e pratos leves e coloridos ideais para os dias quentes
Com a chegada do verão, os hábitos à mesa abrem espaço para pratos mais naturais e fáceis de preparar. Embora, muitas vezes, as refeições italianas estejam associadas aos cardápios mais encorpados, a estação pede versões refrescantes, ideais para os dias quentes. Através de receitas simples e coloridas, descubra como aproveitar as delícias mediterrâneas.
Bruschetta
Um dos aperitivos mais tradicionais da Itália, a bruschetta combina poucos elementos com muito sabor. É perfeita para ser servida como entrada, em reuniões descontraídas com os amigos ou até mesmo em um happy hour. A base da receita é o pão tostado coberto por uma mistura de outros ingredientes.
Entre as versões mais conhecidas está a Bruschetta Caprese, preparada com pão italiano, tomate cereja, creme de ricota e folhas de manjericão. Para um toque mais aromático, é possível esfregar o pão no alho antes de levá-lo para a frigideira com azeite de oliva.
Salada Caesar
Criada por Caesar Cardini, um chef italiano que trabalhava no México, a receita surgiu de forma improvisada para atender uma alta demanda de clientes em seu restaurante. O que parecia ser uma solução provisória acabou tornando-se em um prato elegante e mais tarde ganhou popularidade quando o irmão de Cardini decidiu reproduzir em Hollywood e dar o nome em homenagem ao Caesar.
Os ingredientes da salada são alface crocante, queijo parmesão, croutons dourados e frango, algumas versões podem incluir bacon. Para finalizar, acompanha um molho super clássico e fresco, feito com maionese caseira, filetes de anchovas, azeite extra virgem, limão, alho, mostarda dijon, mel, sal e pimenta.
Melão com presunto parma
A receita, apesar de extremamente simples, surpreende pela sofisticação e pelo contraste de sabores. O adocicado e suculento do melão encontra o toque salgado e delicado do presunto parma, um equilíbrio irresistível entre os dois. Fresca, nutritiva e de baixa caloria, o prato é indicado para os dias quentes e funciona tanto como entrada em almoços ao ar livre como petisco em jantares mais elegantes.
O segredo está na escolha dos ingredientes: o melão precisa estar maduro, firme e doce, enquanto o presunto parma deve ser fatiado bem fino. Para dar um toque extra de refrescância, é possível adicionar folhas de hortelã ou rúcula no empratamento, além de um fio delicado de azeite de oliva extra virgem. Outra opção é finalizar com raspas de limão-siciliano, que irá trazer mais acidez e realçar o contraste entre doce e salgado.
Carpaccio de atum
O carpaccio é um antepasto clássico da Itália, apresentado como entrada em refeições mais sofisticadas. A versão com atum valoriza o frescor do peixe cru em fatias finíssimas e bem-postas no prato. O preparo exige produtos de alta qualidade: o atum deve estar extremamente fresco, depois de cortado ele pode ser regado com azeite extra virgem e temperado com sal, pimenta-do-reino e suco de limão.
Para enriquecer o prato, acrescentam-se alcaparras, lascas de queijo parmesão e, para quem gosta, as folhas de rúcula dão crocância e contraste. Além de ser elegante e saboroso, o carpaccio de atum é também rico em proteínas e ômega-3.
Pasta alla Norma
A Pasta alla Norma é uma receita da Sicília que conquistou espaço em diferentes regiões do país. O prato recebe como ingrediente principal a berinjela, muito utilizado na culinária mediterrânea e que garante leveza e sabor únicos à massa. Servida com molho de tomate fresco e folhas de manjericão, é uma opção prática e perfeita para os dias quentes, sem abrir mão da tradição.
O preparo começa com a berinjela cortada em cubos ou fatias, que pode ser grelhada ou assada para deixar o prato mais leve. Em seguida, ela é incorporada ao molho de tomate caseiro, preparado com alho, azeite e bastante manjericão. A massa escolhida é o penne ou rigatoni, mas versões com espaguete também são bastante apreciadas. Para finalizar, não pode faltar uma generosa porção de queijo ricotta salata ou parmesão ralado por cima.