Rapha Moraes lança clipe para celebrar a presença e os encontros
Ressignificar a saudade e exaltar os encontros é uma das propostas do cantor, compositor e diretor audiovisual, Rapha Moraes, que estreou o videoclipe da canção Saudade. O filme, que traz a narrativa baseada em relações reais, já está disponível em seu canal do Youtube. A faixa é uma das que compõem o disco Presença, recém-lançado pelo artista.
Após intensos meses de pandemia e recolhimento social a saudade se fez presente em muitas pessoas e uma delas foi Rapha Moraes, que a transformou em arte. “Essa música nasceu em mim, no momento em que eu sentia o que o mundo todo também sentia. Poucas vezes houve essa sensação coletiva da Saudade, da falta da presença”, explicou.
O videoclipe de Saudade vem com essa proposta de captar as relações reais e provocar a presença a partir de uma ausência. ” O vídeo capta a vivência de pessoas queridas, onde pudemos entrar em suas casas e filmar o afeto que existe ali. A força dessas pessoas trouxe muito mais potência e ampliaram o sentimento da canção”, revelou.
A narrativa passa por muitas histórias que mostram a Saudade ocupada pela Presença: como a relação de amor entre dois idosos que já foram casados e se separaram há muitos anos, mas ainda hoje vivem como família em grande união no mesmo andar, cuidando uns dos outros e a história de uma família que existe e resiste a partir do amor em dupla maternidade: sim, duas mães!, são exemplos.
Já a faixa foi produzida durante o período de isolamento social, gravado em home studio. Aos poucos, enquanto o mundo retomava a atividade e se reconectando de uma nova forma, a faixa também foi evoluindo. João Egashira trouxe o arranjo de cordas junto com o quarteto de musicistas que registrou o arranjo: Noelle Bonacin (cello); Renan Bragatto (bandolim); Moara Pessatti (violino) e Shanda Olandoski (viola). Além deles, Bruno Giorgi somou muito com a pós produção, mix e master.
Assista Saudade:
Sobre Rapha Moraes
Rapha Moraes se faz presente na cena musical curitibana desde os anos 2000, tendo feito parte de bandas como Poléxia, Nuvens e mais recentemente com seu trabalho solo Rapha Moraes. Entre todos esses projetos já lançou 6 álbuns, um DVD e recebeu prêmios como segundo lugar na categoria indie rock no Prêmio Claro de Música pelo álbum O Avesso (Poléxia) em 2005 e também segundo lugar com o álbum La Buena Onda (Rapha Moraes) no Prêmio Saraiva Musical 2017.
Em 2019 Rapha Moraes lançou seu novo álbum intitulado “OA”, que rendeu 8 videoclipes lançados e dois shows com lotação máxima realizados em agosto de 2019. Entre 2020 e 2021 Rapha produziu em casa o seu novo álbum “Presença”, que conta com participações gravadas a distância durante o isolamento social. As 4 primeiras faixas serão lançadas dia 3 de dezembro e o restante do álbum virá em 2022.
FICHA TÉCNICA
Música e letra : Rapha Moraes
Álbum : Presença
Produção musical e instrumentos : Rapha Moraes
Pós produção musical, mix e master : Bruno Giorgi
Arranjo de cordas : João Egashira
Cello : Noélle Bonacin | Viola : Shanda Olandoski | Bandolim : Renan Bragatto | Violino : Moara Pessatti
Gravado no home studio do Rapha, exceto quarteto de cordas gravado no Nico’s Studio,
por Francisco Desalvo e Nico Braganholo
Direção, fotografia, montagem e cor : Rapha Moraes
Produção : Tati Camargo
Produtora : O Filme Produções
Convidados especiais:
Felipe Montanari, Carmela Montanari, Erico Fogaça Montanari.
Melanie Graille, Marcela Tiboni, Iolanda e Bernardo,
Caíque Smith, Cintia Crispim e Cleiton Crispim,
Antônio Foloni e Silvia Borges.
Clip
Luiza Loroza lança single duplo: “Copo D’Água + Trato”
Novidades da multiartista já estão disponíveis nas plataformas digitais e chegam acompanhadas de videoclipes
A multiartista Luiza Loroza apresenta seu mais novo lançamento: o single duplo “Copo D’Água + Trato”, disponível em todas as plataformas com distribuição pela ONErpm e selo JL Records. Para conferir, acesse o link https://onerpm.link/218230207478
Com produção musical de Beto Lemos, “Trato” é a faixa que encabeça o lançamento. A composição une as forças criativas de Luiza Loroza, Everton Coroné e Renato Luciano para trazer a ideia dos contratos e a reflexão sobre os limites de cada relação. Amarrando amores por tratos, Luiza mescla sua teatralidade performática com elementos afro-brasileiros, marcando uma nova fase da cantora e abordando temas mais pessoais e batidas contagiantes. Do uso dos tambores e alusões ao pagodão baiano e ao funk carioca, ela percorre melodias do jazz com o sax e um maculelê contemporâneo envolvendo a rítmica da canção.
Já a faixa “Copo D’Água”, de autoria de Luiza Loroza e João Loroza, oferece uma sonoridade mais contemplativa, onde a combinação de violão de aço, teclado, flauta, sax alto e percussões brasileiras compõe um cenário sensível e poético. A música reafirma o traço autoral de Luiza, com arranjos sofisticados e uma abordagem lírica sobre afetos e fluidez.
Talento e versatilidade no DNA
Luiza Loroza é um nome em ascensão na cena da Nova MPB. Carioca, multiartista e versátil, transita com naturalidade entre a música, o teatro e o audiovisual, seja como cantora, atriz ou diretora. Integrou o elenco do musical “Jacksons do Pandeiro”, da cia. Barca dos Corações Partidos, e lançou os singles “Pureza” e “Areia”, ambos com clipes que evidenciam sua forte ligação com a narrativa visual e poética. A sua obra é atravessada pela tradição afro-brasileira, pela memória afetiva e por temas urgentes que questionam padrões e celebram novas formas de amar e existir, passeando entre a canção autoral e a reinterpretação afetiva de repertórios familiares e do cancioneiro popular.
Em 2021, lançou seu primeiro single, “Pureza”, uma composição que existe há pelo menos 30 anos. Foi escrita por seu pai, Sérgio Loroza, antes mesmo do nascimento de Luiza, que, ao encontrar a obra, decidiu recriá-la. A canção conquistou ampla repercussão na crítica especializada.
Rede social: https://www.instagram.com/luizaloroza/
Ficha técnica do single duplo:
Intérprete: Luiza Loroza
Produção Musical: Beto Lemos
Mixagem e Masterização: Tércio Marques
Compositores: Luiza Loroza, Everton Coroné e Renato Luciano (“Trato”); Luiza Loroza e João Loroza (“Copo D’Água”)
Músicos convidados: Dudu Oliveira (sopros e percussões)
Capa: Salve Hub
Distribuição: ONErpm
Selo: JL Records
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Ficha técnica audiovisual (“Trato”):
Direção criativa: Luiza Loroza, Mariana Galvão & Helena Bielinski
Direção | Direção de Fotografia: Helena Bielinski (@helenabielinski)
Produção Executiva: XOT Produções (@xotproducoes)
Direção de Arte: Mariana Galvão (@galvamari)
Light Design: Gabriel Prieto (@prietogab)
Diretora de Produção: Mariana Galvão
Assist. Produção: João Loroza
Edição: Helena Bielinski
Make: Pamela Oliveira (@pamelaolivermakeup)
Hairstylist: Nádia Bittencourt
Design da capa: Salve Hub, Aila Oliveira, Gabriel Ahoo
Crédito fotográfico (capa): Helena Bielinski
Apoio: Infoco
Gestão de Tráfego: Bruna Santos
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Realização: XOT Produções
Ficha técnica audiovisual (“Copo D’Água”):
Direção criativa: Luiza Loroza, Mariana Galvão & Helena Bielinski
Direção | Direção de Fotografia: Helena Bielinski (@helenabielinski)
Elenco: Dora de Assis (@doradeassis), Dora Freind (@dfreind), Nadia Bittencourt (@nadiabittencourt.rocha)
Produção Executiva: XOT Produções (@xotproducoes)
Direção de Arte: Mariana Galvão (@galvamari)
Light Design: Gabriel Prieto (@prietogab)
Diretora de Produção: Mariana Galvão
Assist. Produção: João Loroza
Edição: Helena Bielinski
Make: Pamela Oliveira (@pamelaolivermakeup)
Hairstylist: Nádia Bittencourt
Design da capa: Salve Hub @salvehub, Aila Oliveira @ailaobs, Gabriel Ahoo @ahoocriativo
Crédito fotográfico (capa): Helena Bielinski
Apoio: Infoco
Gestão de Tráfego: Bruna Santos @bruna_gestaodetrafegorj
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho @dicasdopinhao
Clip
ÀRT lança clipe “Doce Galícia Ao Vivo”
Novo vídeo da era Afetos Cítricos celebra sua força criativa e ancestralidade rítmica
Após o lançamento de Tudo a Ver (Ao Vivo) em 31 de agosto e do EP Afetos Cítricos Ao Vivo no dia 9 de setembro, o cantor, compositor e multi-instrumentista ÀRT apresenta ao público seu mais novo clipe: “Doce Galícia (Ao Vivo)”, já disponível no YouTube. O vídeo é o segundo registro visual do show realizado no Centro Cultural da Justiça Federal, durante o mês do Orgulho LGBT, e dá continuidade à era Afetos Cítricos, um marco na trajetória do artista nascido e criado no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. A novidade está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=SdFmwtAMU_M
Com letra debochada e provocante, Doce Galícia é uma das faixas mais potentes do EP. A canção se inicia em um samba-rock cheio de swing, conduzido por um baixo pulsante e por um solo percussivo impressionante de ÀRT, que toca simultaneamente timbal e atabaque — uma performance que evidencia sua maestria rítmica e presença de palco. Além de cantor e compositor, ÀRT é fundador da escola de atabaque Atabloco, que há sete anos atua na região da Pequena África e mantém um bloco de carnaval homônimo, reafirmando a força das tradições afro-brasileiras em sua arte.
No decorrer da canção, o samba-rock se transforma em rock and roll com um refrão envolvente e apaixonante, revelando a versatilidade sonora do artista. ÀRT define Doce Galícia como “um divisor de águas” em sua carreira, por consolidar em sua direção musical o elo entre o cantor romântico de R&B e o percussionista enérgico que carrega em si a pulsação dos tambores da diáspora.
No palco, ÀRT é acompanhado por Ricardo Mariani (baixo), Dani Xis (guitarra), Vini Del Rio (teclado), Rodrigo Belço (bateria), Eddu Cravo (percussão) e Lucas Processy (percussão) — uma banda que dá corpo e alma ao arranjo vibrante da faixa. O vídeo, dirigido por Saulo Nicolai — parceiro de longa data do artista e responsável também por seus clipes Repousa e Bicht Não Me Peite —, captura a energia arrebatadora do show com sensibilidade e estética refinada.
O figurino, assinado por Sydney de Souza, traz um visual marcante inspirado em um marinheiro afro-futurista, traduzindo em imagem o conceito de travessia, ancestralidade e liberdade que atravessa todo o trabalho de ÀRT.
Com Doce Galícia (Ao Vivo), ÀRT reafirma sua identidade como artista preto, LGBT e periférico que transforma vivência em potência, ritmo em narrativa e afeto em resistência.
Rede social: https://www.instagram.com/artsobrevive/
Agenda Músical
Decco Torres lança o videoclipe “Virei a Página” em noite de pura badalação
Agito tem entrada gratuita e acontece no Well’s Beer Bar, no Centro do Rio
No dia 19 de setembro, sexta-feira, às 19h30, o cantor carioca Decco Torres prepara uma celebração histórica para marcar o lançamento de seu novo videoclipe “Virei a Página”. O evento acontece no Well’s Beer Bar, no Centro do Rio, e promete reunir música, performance e muita festa em uma noite inesquecível.
A abertura fica por conta do lendário DJ Mandrake, referência absoluta das noites cariocas e prestigiado internacionalmente, com reconhecimento ampliado após ter um de seus samples usado por Beyoncé em seu álbum Cowboy Carter. Ele será o responsável por incendiar a pista nos intervalos com o melhor da Black Music brasileira e internacional.
A noite reserva ainda um pocket show exclusivo de Decco Torres, seguido da aguardada exibição, em primeira mão, do videoclipe “Virei a Página”, momento especial para fãs, amigos e convidados que acompanham sua trajetória.

E tem surpresa: os 50 primeiros a chegar levam para casa um eco copo exclusivo do show NeoBaile de Decco Torres.

Serviço:
Local: Well’s Beer Bar – Rua do Carmo, 84 – Centro
Dia e hora: 19 de setembro, sexta-feira, às 19h30
Entrada gratuita, reserva pelo link https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-videoclipe-virei-a-pagina/3116613
Rede social: https://www.instagram.com/deccotorres/
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Produção executiva: Luciana Moisakis
-
Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
-
Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
-
Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
-
Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
-
Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
-
Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
-
Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
-
Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática



