Conecte-se conosco

Internacional

Qual a situação dos cristãos no Afeganistão

A Portas Abertas está acompanhando a condição dos cristãos secretos no país, que é o segundo na Lista Mundial da Perseguição 2021

Publicado

em

Qual a situação dos cristãos no Afeganistão

O Afeganisão está totalmente controlado pelo Talibã. Hoje cedo, a Al Jazeera, emissora de TV oficial no país, divulgou vídeos exclusivos de combatentes do grupo extremista entrando na capital Cabul com facilidade, tomando o poder do Palácio Presidencial e declarando o fim da guerra de 20 anos.

O presidente Ashraf Ghani teria fugido para o Tajiquistão no fim de semana para evitar mais derramamento de sangue (embora outras fontes mencionassem o Uzbequistão).

“É um dia de partir o coração para os cidadãos do Afeganistão e uma época ainda mais perigosa para ser cristão”, disse Samuel*, Diretor de Campo do Portas Abertas para a Ásia. “É uma situação incerta para todo o país, não apenas para os cristãos secretos. Nossos corações estão partidos. Nós sabíamos que isso poderia acontecer. Não estamos surpresos, mas isso não diminui a dor”.

Os cidadãos do Afeganistão estão em um frenesi – fazendo fila nos bancos em uma última tentativa de sacar suas economias e migrando para o aeroporto de Cabul para fugir do país. Muitos afegãos que passaram os últimos anos ajudando as forças dos EUA agora estão solicitando vistos de saída.

Embora o Talibã prometa uma abordagem mais moderna e reformada ao governo, ainda existem temores sobre como eles irão impor a Sharia (lei islâmica) nos dias que virão.

“Os cristãos secretos no Afeganistão são especialmente vulneráveis. Antes do governo do Talibã, eles já tinham muita dificuldade em viver de acordo com sua fé, pois tinham que mantê-la em segredo de suas famílias por medo de serem rejeitados ou, pior, mortos. Agora que o Talibã está no poder, sua vulnerabilidade aumenta dez vezes. Seria quase impossível ser um seguidor de Jesus neste país. Estamos monitorando a situação, mas esta é a hora de pedirmos a Deus que tenha misericórdia não só de Seu povo, mas deste país como um todo”.

A situação no país é muito volátil e a Portas Abertas está monitorando isso. O país é o número 2 na Lista Mundial da Perseguição 2021, que classifica os países que mais perseguem cristãos no mundo. Este ano, o Afeganistão quase empatou com a Coreia do Norte, que desde 2002 ocupa o primeiro lugar na Lista.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light Dark Dark Light