Quando chega o inverno, é melhor usar roupas com as fibras adequadas para garantir o aquecimento corporal
Quando chega o outono e o inverno, os grandes casacos e as cobertas pesadas são tiradas do armário para aquecer o corpo no dia e na noite. Além da elegância de roupas de clima frio, elas desempenham papel importante para manter o corpo aquecido.
Para enfrentar o frio com as roupas ideais, é preciso ter conhecimento dos diferentes tecidos e seus usos. O material do tecido é o principal para manter a temperatura corporal e reter o calor.
Sobre tecidos
Ao contrário do que muitos pensam, o que conta para realmente aquecer não é a quantidade de camadas da vestimenta, e sim o tipo de tecido. Não adianta fazer 3 camadas se utilizar tecidos frios como seda, algodão e linho, por exemplo.
Para fazer as camadas de forma inteligente, a primeira (que é a base) deve ter um bom conforto térmico, como a chamada “segunda pele”. Para a camada intermediária, o isolamento deve ser garantido, com microfibras artificiais. Para finalizar, a terceira camada deve ser um casaco para proteger contra agentes externos.
Fleece
O fleece é um tipo de tecido artificial tecnológico para proteção térmica e pode ser usado até na confecção de roupas esportivas. Ele tem característica felpuda e mantém o aquecimento nos dias frios, além de secar rápido.
O fleece é feito principalmente de poliéster, que é um tecido sintético usado amplamente na indústria de vestuário. É um tecido muito durável e resistente a mofo e encolhimento, por exemplo.
Nylon
A fibra sintética de nylon é a ideal para dias de neve. O nylon é um material comum em casacos puffer, por exemplo, e protege contra ventanias e neve. Porém é preciso que ele seja reforçado com outros materiais para dar aquecimento suficiente em dias frios.
Couro
O clássico couro é uma ótima opção de camada externa, pois ele protege contra o frio e a chuva, tem propriedade isolante térmica e durabilidade longa. É um tecido de origem animal muito presente em botas, jaquetas, calças e chapéus.
As peças de couro são versáteis e estilosas, podendo ser usadas em diversas ocasiões e sendo fáceis de combinar com a maioria das cores.
Lã
A lã, tecido de origem animal, é o tipo de fibra mais quente e o melhor para usar no inverno. Ela, assim como o couro, é um isolante térmico natural e um tecido respirável. O tipo de lã mais luxuoso é o cashmere, extremamente macio e confortável.
Lã merino e de alpaca também são materiais de ótima qualidade e conforto. As peças de tricô, por exemplo, são feitas com fios entrelaçados de lã. Há, ainda, suéteres feitos com esse material natural.