Liliane Mesquita promove a inclusão e a representatividade ao apresentar protagonista negra em lançamento
Quando a professora Liliane Mesquita organizou um teatro na escola que atuava, escolheu uma aluna para ser a princesa. Inesperadamente, a estudante disse que não poderia participar da apresentação. Ao perguntar o motivo, a garota respondeu que era preta e não existiam princesas da sua cor.
“Eu disse que a escolheria mil vezes e que ela será a princesa mais linda de todos os castelos. Nos abraçamos e choramos”, relembra Liliane. Esta história vivenciada e outras situações que a autora presenciou serviram de inspiração para o livro Onde é o lugar de Dandara?.
Liliane defende uma educação antirracista e atua como Dinamizadora de Leitura, função que estimula as crianças ao mundo literário, com o auxílio de músicas, teatro e empréstimos de livros para os alunos e suas famílias. Ela também é formada em Psicopedagogia Institucional e trabalha como Orientadora Educacional na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (RJ).
Por que você decidiu entre tantos gêneros escrever este? Teve algum escritor ou escritora como inspiração?
Liliane Mesquita – As crianças fazem parte do meu mundo. Por isso, decidi trabalhar com educação. Estou sempre aprendendo com elas e vivendo muitas situações diferentes a cada dia. Elas me trazem muita inspiração e ajudam a manter viva a minha criança interior, que gosta de se expressar por meio de histórias. Eu também sou poetisia e participei de um concurso com o poema: Uma Noite dentro de mim, que foi selecionado para fazer parte de uma antologia, cujo lançamento será na Bienal de São Paulo neste ano. Admiro muito a escritora Sonia Rosa, Ana Maria Machado, Julio Emílio Brás e Anna Llenas pela forma que conseguem tocar nosso coração com suas obras.
Qual sua primeira recordação a respeito dos livros e da literatura?
Liliane Mesquita – Lembro das minhas professoras lendo na escola e minha mãe contando histórias para mim. Com o tempo e a obrigatoriedade de leitura para responder perguntas foi me afastando do gosto de ler. Ficava me questionando o porquê não poderia fazê-lo simplesmente por prazer e não por obrigação. Depois reencontrei esse gosto e passei a escrever histórias.
Você é escritora, mãe e educadora. Como une essas três atuações?
Liliane Mesquita – É um grande desafio. Tento conciliar da melhor maneira possível. O que facilita muito é o fato da minha família me incentivar e apoiar muita minha carreira.
Como surgiu a inspiração para criar este livro? Qual foi a motivação?
Liliane Mesquita – Uma vez fui realizar uma peça de teatro na escola e escolhi uma aluna para ser a princesa. Ela disse que queria, mas não podia participar. Perguntei o motivo. Ela me respondeu que porque ela é preta e não existem princesas da sua cor. Disse que a escolheria mil vezes e que ela será a princesa mais linda de todos os castelos. Nos abraçamos e choramos. Essa história vivida com minha ex-aluna e outras situações que vivi serviram de inspiração para o livro.
Qual é a principal mensagem que a obra traz aos leitores?
Liliane Mesquita – Traz a mensagem que o nosso lugar é onde queremos estar, onde estão os nossos sonhos, independentemente de nossa cor, raça, credo e gênero. Que não devemos nos fechar para a vida como uma ostra, mas sempre devemos mostrar a joia rara que somos.
Algum personagem do livro foi inspirado em sua vivência?
Liliane Mesquita – Sim, alguns alunos, amigos e situações que vi na Tv.
Além desse lançamento, você pretende publicar outros livros ou uma continuação para a história? Quais são seus próximos projetos?
Liliane Mesquita – Estou com mais quatro livros para publicar voltados para o público infantil. Em julho, será o lançamento da Antologia Noite, a qual traz um poema meu que foi selecionado em um concurso.
Sobre a autora: Liliane Mesquita é natural do Rio de Janeiro e reside na cidade Liliane Mesquita – de Duque de Caxias. Formou-se em Pedagogia e Psicopedagogia Institucional. Foi docente no SENAC Baixada Fluminense e outras instituições privadas. Atualmente, trabalha na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias onde atua como Orientadora Educacional e Dinamizadora de Leitura, estimulando as crianças ao mundo literário, com o auxílio de músicas, teatro e empréstimos de livros para os alunos e suas famílias.
Redes Sociais:
Instagram: @li.historias
Facebook: @lihistoriasinfantis
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.