O triathlon é um aliado na formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Aquiraz. No Lar Davis, uma instituição de acolhimento com 20 anos de experiência na cidade, a rotina do nada, pedala e corre já promoveu algumas transformações entre os jovens. A ação faz parte do projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões.
Referência em projetos esportivos no Brasil, a Escolinha de Triathlon foi escolhida pelo Lar Davis para proporcionar mais lazer e atividade física para os jovens atendidos na instituição. O local conta com piscina para as crianças, mas a maioria não corria nem sabia pedalar, antes de ingressar no projeto, no final do ano passado.
“Eles estão se saindo muito bem. Alguns alunos têm potencial para o esporte, mostram um bom condicionamento físico, nadam bem e têm resistência e coordenação para a corrida”, avalia o professor Bruno Vieira, do núcleo de Aquiraz da Escolinha de Triathlon. “O esporte é um lazer e uma forma de integração para essas crianças, pois elas aumentam o seu ciclo de amizade e ganham confiança. O efeito disso tudo é uma disciplina maior, mais concentração nos treinos e nos estudos, facilidade de sociabilização.”
Bruno acrescenta ainda que, como profissional de educação física do projeto, seu trabalho vai além de ensinar as técnicas de natação, ciclismo e corrida.
“Nós professores também atuamos como psicólogos, ouvindo e ajudando em questões da escola, questões pessoais. Principalmente com crianças e adolescentes que vêm de uma situação de vulnerabilidade social, como as do Lar Davis, acabamos criando um vínculo de afeto que muitas vezes faltava para elas. Espero que elas levem isso do triathlon, o amor, o respeito e a amizade.”