RJ

Projeto Include chega ao Estado do Rio de Janeiro com oito novos laboratórios

Projeto Include chega ao Estado do Rio de Janeiro com oito novos laboratórios

Iniciativa também lança curso de capacitação para os pré-selecionados a integrar a equipe pedagógica do Include 

O Instituto Campus Party (ICP) inaugura oito unidades do Projeto Include no Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério das Comunicações – MCOM e com apoio do Deputado Federal Luiz Sérgio. Serão implantados quatro laboratórios na capital do estado e um em cada cidade selecionada, são elas: Parati, Itaguaí, São Gonçalo e Nova Iguaçu. As aulas terão início em agosto, em formato 100% digital, devido a pandemia do Covid-19.

Para Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party, “chegar ao Rio de Janeiro é cumprir uma etapa importante do objetivo do Projeto Include que é estar em todos os estados do Brasil”, afirma.

O Include é um programa social que tem por objetivo promover a educação e difundir o uso da tecnologia, por meio do ensino gratuito de jovens e adolescentes moradores de comunidades carentes. Todos os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para aulas de robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica, além de impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones, computadores, entre outros.

Segundo o Deputado Federal Luiz Sérgio, “todo agente público precisa ter uma preocupação permanente em propiciar oportunidade à nossa juventude, principalmente aos mais carentes, garantindo acesso à informação, ciência e tecnologia. Por isso, nós apoiamos e acreditamos que o Include é a porta para a inclusão dos nossos jovens do Rio de Janeiro. Por meio das oficinas e cursos disponíveis, os jovens poderão se preparar para a realidade do mercado de trabalho e tecnológica atual”, comenta.

Além destes, o Include já possui instalações no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia, e ainda, Amazonas e Rio Grande do Sul que estão em fase de implementação. O projeto, ainda, conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, Programando o Futuro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e GOUVÊA.

Novo curso preparatório para a equipe pedagógica Include

As novas unidades serão as primeiras a receberem um curso de capacitação teórico/prático voltado a todos os pré-selecionados a integrar a equipe pedagógica dos laboratórios. Neste treinamento os profissionais receberão uma bolsa-auxílio específica para que possam realizar a fase teórica inicial, até que o processo de seleção seja concluído. E poderão dar continuidade ao curso no decorrer de todo o período que estiverem vinculados ao Include.

“Aqui no Rio, estamos lançando um programa de bolsas de formação aos Facilitadores e Monitores. São 32 jovens das próprias comunidades onde estão instalados os laboratórios que são formados pelo Instituto Campus Party que depois aplicam os conhecimentos aos alunos do Include”, explica a Diretora Nacional do Include by Campus Party, Sidiane Zanin.