Conecte-se conosco

Notícias

Programa “Comunidade, Presente!” dará apoio financeiro a projetos voltados à redução de impactos da pandemia na educação

Publicado

em

Programa “Comunidade, Presente!” dará apoio financeiro a projetos voltados à redução de impactos da pandemia na educação

As OSCs (Organizações da Sociedade Civil) com foco em educação e as Associações de Pais e Mestres de Escolas Públicas podem pleitear apoio ao programa Comunidade, Presente!, desenvolvido pelo Itaú Social. A iniciativa financiará projetos orçados em até R$ 30 mil que beneficiem estudantes e famílias impactadas pela pandemia da Covid-19.

As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma de editais do Itaú Social, até o dia 5 de março. Após esta data, ocorrerão as etapas de entrevistas virtuais e análises de documentação e solicitação de apoio pela equipe do programa. A divulgação dos selecionados está prevista para abril de 2021.

Os projetos podem ser destinados para a aquisição de materiais e serviços para suporte à retomada das atividades presenciais, como EPIs (equipamentos de proteção individual), material individualizado para desenvolvimento de atividades pedagógicas, serviços de higienização de filtro de ar-condicionado, adaptação de bebedouros para outras alternativas mais seguras, equipamentos tecnológicos como notebooks, tablets, celulares para o contexto do ensino híbrido. Também é possível pleitear recursos para pequenas reformas para adaptação de espaços.

Assim como em 2020, o Itaú Social financiará iniciativas para distribuição de itens essenciais de consumo das famílias, como alimentos, produtos de higiene e gás de cozinha. A medida considera que a segurança alimentar das famílias ainda está ameaçada pela crise sanitária e que os cuidados básicos com a higiene são necessários para evitar a disseminação do vírus.

“Em 2020, lançamos uma edição emergencial do Comunidade, Presente! para amenizar os efeitos negativos provocados pela pandemia. Entendemos que ainda estamos em um contexto desafiador e por isso, estamos lançando um novo edital com o propósito de contribuir com a garantia das aprendizagens das crianças, adolescentes e jovens neste momento”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

Entre as organizações beneficiadas em 2020 está o Núcleo do Adolescente e Criança, administrado pela Comunidade Católica Aliança, em Anápolis (GO). Antes do isolamento social, o espaço recebia crianças e adolescentes de escolas públicas, no contraturno escolar, para aulas de reforço escolar, de informática, prática de esporte e ensino de música. Com a pandemia, distribuiu por três meses cestas básicas e sacolas de verduras às mais de 80 famílias beneficiadas.

O programa

Desenvolvido desde 2006, o programa Comunidade, Presente! disponibiliza recursos financeiros pontuais para a melhoria da infraestrutura de OSCs. São apoiadas demandas de aquisição de equipamentos, de materiais permanentes e pequenas reformas, se a organização tiver sede própria. Em 2021 está prevista a abertura de dois editais que contemplem projetos para amenizar os danos provocados pela pandemia na educação pública.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light Dark Dark Light