Notícias
Profissões em destaque: 3 cursos em alta para 2021 segundo o LinkedIn
Pandemia colocou algumas áreas em evidência, e isso certamente terá impacto no mercado de trabalho em um futuro próximo
A pandemia do Covid-19 trouxe grandes impactos negativos para o mercado de trabalho como um todo, afetando diversas áreas e agravando ainda mais uma crise que já estava em andamento. Por outro lado, ele também colocou em evidência algumas profissões específicas, o que não só trará oportunidades para os profissionais da área, mas também servirá de incentivo para que outras pessoas busquem tais especializações.
De acordo com levantamento do LinkedIn, as áreas da saúde e da tecnologia foram as mais alavancadas neste período, onde a demanda por profissionais qualificados está altíssima. Confira quais são as três profissões com maior destaque no momento.
Profissionais de saúde
Era de se esperar que os profissionais de saúde fossem o grupo mais destacado desta lista; afinal, o último ano foi um tanto desafiador para todos da área. Apesar de qualquer especialidade da medicina ser bem-vinda, a maior procura está focada em enfermagem em terapia intensiva, fisioterapia, medicina geral, terapia ocupacional, farmácia clínica e biologia.
Isso não significa que apenas médicos terão grandes oportunidades. Desde que a pandemia começou, o número de contratações de enfermeiros de terapia intensiva aumentou em 820% se comparado a 2019. Investir em um curso de enfermagem é uma boa forma de ingressar na área e aproveitar essa alta procura por profissionais qualificados.
Área da tecnologia
O setor tecnológico já era ascendente no Brasil, e com a pandemia sua relevância foi apenas reforçada. Com a maioria dos profissionais trabalhando de forma remota em regime home office e o ambiente virtual ganhando ainda mais protagonismo no mercado de trabalho, a demanda por programadores, engenheiros de software, desenvolvedores back-end e front-end, designers de interface de usuário, desenvolvedores web e diversos outros cargos apenas aumentou.
Esse é um setor muito vasto, com diversos tipos de especializações, então o primeiro passo seria iniciar uma formação em ciência da computação ou análise e desenvolvimento de sistemas, para ingressar na área e depois buscar a vertente que mais lhe agrade.
Farmacêuticos e pesquisadores
Mais duas especializações impulsionadas pela pandemia, especialmente para novas pesquisas voltadas para a doença e o desenvolvimento de vacinas. 2020 foi um ano que exigiu grandes investimentos em pesquisas e, consequentemente, mais contratações de profissionais da área. Em 2021, isso não mudou, e permanecerá dessa forma pelos próximos anos, já que ainda há muito a ser descoberto sobre o Covid-19.
Essa também é uma área especialmente promissora para as mulheres, como aponta o levantamento do LinkedIn. De todas as contratações realizadas em 2020, 73% das vagas foram ocupadas por profissionais do sexo feminino. A versatilidade desse setor é um dos seus maiores atrativos, incluindo formações muito distintas, como engenheiros químicos, farmacêuticos e biomédicos.




