Home Estados Bahia Profissionais de Saúde participam de capacitação sobre manejo clínico da tuberculose
Bahia

Profissionais de Saúde participam de capacitação sobre manejo clínico da tuberculose

Envie
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de FreitasQuinta, 20 de Fevereiro de 2025 às 14:02
Envie

A Secretaria de Saúde (Sesa), por meio da superintendência de Vigilância em Saúde e em parceria com o Hospital Especializado Octávio Mangabeira, realizou, nesta quarta-feira (20/2), uma capacitação sobre o manejo clínico da tuberculose. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Unime, localizada na Avenida Luiz Tarquínio Pontes.

A descentralização da coleta do Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) nas unidades de saúde é uma estratégia fundamental para ampliar o acesso ao diagnóstico, especialmente em regiões mais remotas ou com poucos recursos. Com essa medida, a testagem se torna mais ágil, permitindo que os pacientes iniciem o tratamento rapidamente, reduzindo a transmissão da doença e fortalecendo o controle da tuberculose no município.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, Doutora Selma Turrioni, destacou a relevância do treinamento para os profissionais que atuam no atendimento a pacientes com tuberculose em Lauro de Freitas. Segundo ela, a capacitação é essencial para atualizar os profissionais sobre o manejo clínico da doença, além de proporcionar um espaço de diálogo, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas. “Esse é um importante momento dentro do processo de eliminação da tuberculose como um problema de saúde pública”, ressaltou.

A enfermeira Emilly Barbosa, articuladora dos Programas de Tuberculose e Hanseníase da secretaria, enfatizou que a capacitação abrange profissionais da atenção básica e especializada, além de técnicos de enfermagem, enfermeiros, bioquímicos e equipes laboratoriais. “Nosso objetivo é garantir que todos compreendam o fluxo de investigação, notificação e diagnóstico da tuberculose. Estamos trazendo para o município o TRM-TB e o exame de cultura para BK [Bacilo de Koch], que são essenciais para aprimorar o diagnóstico e o tratamento da doença”, explicou.

Representando o hospital, a farmacêutica Giancarla Di Crédito, que atua no setor de qualidade da unidade, reforçou a importância da padronização na coleta e envio das amostras. “É essencial que as amostras cheguem corretamente identificadas e acondicionadas para garantir a qualidade dos exames. A capacitação contribui para que todos falem a mesma língua e sigam os protocolos adequados”, destacou. Já a farmacêutica bioquímica Emily Lima, do laboratório do Hospital Otávio Mangabeira, complementou que a capacitação permitiu reforçar o fluxo no recebimento das amostras e dar as orientações necessárias para um processo pré-analítico eficiente, garantindo diagnósticos mais precisos e um acompanhamento adequado dos pacientes.
 
 
 

Fonte

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie