No Dia do Médico, Hospital Aliança recebe o projeto itinerante que será instalado também no São Rafael e Cárdio Pulmonar
Vinte médicos de diferentes especialidades, a maioria da Rede D’Or, participam com trabalhos fotográficos da exposição “A cura, uma questão de olhar”, lançada no Hospital Aliança. A mostra, que poderá ser visitada pelo público externo, será aberta oficialmente com uma cerimônia na quarta-feira, dia 18, Dia do Médico. O projeto tem curadoria do artista visual e educador, Uiler Costa Santos, que selecionou duas fotos autorais do acervo de cada fotógrafo
Segundo a organização, o projeto foi feito para reunir médicos que utilizam a fotografia como expressão artística. “O objetivo é divulgar o trabalho fotográfico dos autores, mostrando seus olhares e formas que enxergam o mundo, a vida. Além disso, trazer a arte também para dentro dos hospitais onde ocorrerá a exposição”, comenta um dos organizadores e integrantes da mostra, o anestesiologista Amadeu Martinez.
Ele explica que foram escolhidos profissionais que já tem alguma atuação no circuito artístico. “Temos duas paixões em comum, a medicina, como a arte elementar do cuidar, e a fotografia, como linguagem artística, ambas como experiências humanas”.
Participam da exposição médicos das mais diferentes especialidades, anestesiologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia vascular, clínica médica, gastroenterologia, ginecologia, medicina intensiva, medicina paliativa, obstetrícia, oftalmologia, pediatria, pneumologia, radiologia, reumatologia e urologia.
O texto oficial de apresentação da mostra é assinado pela fotógrafa Marcela Bonfim. “Não há melhor remédio do que a direção dos nossos olhos, do nosso desejo, dos nossos sonhos, daquilo que nos tira para fora do corpo e que nos coloca diante da nossa própria visão, isto é, das nossas imagens ideais. Isso é medicinal.”
Os médicos que integram a exposição “A cura, uma questão de olhar” são Adrian Berenguer, Adrielly Martins, Alini Orathes, Allan Nogueira da Silva, Amadeu Martinez, Anselmo Hoffmann, Cláudio M B das Virgens, Emmanuel Correia, Francisco Assis, Fred Mascarenhas, Ivana Coutinho, Jairo Brandão Freitas, João Claudio Lyra, Luciana Brito, Marcelo Araújo, Murilo Fonseca Rebouças, Plácido Lima Filho, Roberto Pastor, Sergio Jezler e Sulivan Hübner.
Para os hospitais Aliança, São Rafael e Cárdio Pulmonar, fazer parte do Grupo Rede D’Or, que tem a arte como parte intrínseca de seu DNA, reforça ainda mais a importância dessa conexão: saúde e arte. A presença da arte em todas as instalações e operações da Rede cria um ambiente que não apenas atende às necessidades clínicas dos pacientes, mas também valoriza a humanização dos espaços de saúde. Isso não só torna o ambiente mais acolhedor, mas também reconhece o poder da arte em inspirar, curar e comunicar.