O Mulheres do Imobiliário, movimento que deu origem ao Instituto Mulheres do Imobiliário (IMI), realiza no dia 30 de julho um evento para marcar seus sete anos de atuação. O encontro acontece no Auditório do Associativismo da Febrafar, na Vila Mariana, em São Paulo, e terá como tema “O Que Sete Anos Constroem”. A programação reúne lideranças da Caixa Econômica Federal, Santander e BTG Pactual, além de representantes de entidades como Secovi-SP, Ibradim, Abrainc, Cofeci-Creci e OAB-SP, para discutir avanços e desafios relacionados à participação feminina no mercado imobiliário.
Durante o evento, que tem patrocínio de Focus Media, Flávia Ribeiro Advocacia, Colégio Notarial do Brasil, Straub Junqueira, Hamuche Advogados, Unika, LZ Studio, ACPO Empreendimentos e apoio de BniRJ e Abrainc, o instituto também lança a Revista Comemorativa IMI 7 Anos e realiza a entrega das Honrarias IMI 7 Anos, reconhecimento voltado a profissionais e organizações que contribuíram para o desenvolvimento do setor.
Fundado em agosto de 2019 e formalizado como instituto em 2022, o IMI reúne atualmente mais de 8 mil integrantes em 14 estados brasileiros. Segundo a entidade, a rede já movimentou mais de R$ 219 milhões em negócios entre suas participantes, resultado atribuído à criação de conexões profissionais, geração de oportunidades e fortalecimento da presença feminina no mercado imobiliário.
A instituição é liderada por Elisa Rosenthal, arquiteta com mais de duas décadas de atuação no setor, com passagens por empresas como Tishman Speyer, Viver e BKO. Palestrante TEDx, colunista da Exame e do Estadão Imóveis e autora de três livros sobre liderança e autonomia feminina, entre eles Proprietárias: Autonomia como Patrimônio, Rosenthal atua na articulação de iniciativas voltadas à ampliação da participação das mulheres no segmento.
- Três painéis, um retrato do setor
- Lançamento de publicação com dados inéditos do mercado imobiliário
- ServiçoEvento: Comemoração dos 7 anos do IMI — “O Que Sete Anos Constroem”Data: 30 de julho de 2026, a partir das 17:30hLocal: Auditório do Associativismo da Febrafar — Rua Domingos de Morais, 2.709, Vila Mariana, São Paulo (SP)Ingressos disponíveis no site do evento
Três painéis, um retrato do setor
A programação da noite contará com abertura conduzida por Elisa Rosenthal e o lançamento da Revista Comemorativa, apresentado por Luiza Junqueira. Em seguida, o primeiro painel, “7 anos de impacto: o que mudou no setor imobiliário para as mulheres”, reúne Jessica Dias (Secovi-SP), Luciana Viana (Cofeci-Creci) e Anna Lyvia Ribeiro (OAB-SP), com mediação de Ana Paula Frontini, para discutir os avanços e os desafios da presença feminina no mercado imobiliário ao longo dos últimos sete anos.
O segundo painel, “O papel do advocacy feminino no imobiliário”, coloca em debate a atuação das mulheres na construção de políticas e no fortalecimento institucional do setor, com mediação de Flávia Ribeiro (IASP) e participação de Luciana Ismael (Ibradim), Fran Sotero (Abrainc) e Laura Suarez (Secovi-RJ). Na sequência, o painel, “Liderança feminina nos grandes bancos”, traz ao palco Inês Magalhães (Caixa), Elisangela Perussi (Santander) e Dora Szwarc (BTG Pactual), sob mediação de Elisa Rosenthal, para discutir o protagonismo das executivas no crédito imobiliário e sua contribuição para o desenvolvimento do mercado.
O evento se encerra com a entrega da Honraria IMI 7 Anos, reconhecimento institucional a mulheres que também lideram movimentos independentes e que contribuem de forma significativa na construção do setor, como Mulheres em Construção, Mulheres em Facilities, Imobi por Elas, Infrawomen e A.Urbe e He for She (Flavio Amary), seguida pelo encerramento oficial e um coquetel de networking entre os participantes.
Lançamento de publicação com dados inéditos do mercado imobiliário
O evento marca o lançamento da Revista Comemorativa IMI 7 Anos, publicação impressa que reúne a trajetória do instituto, pesquisas sobre a participação feminina no mercado imobiliário, depoimentos de integrantes e uma carta assinada pela fundadora Elisa Rosenthal. Entre os dados inéditos apresentados na publicação, destaca-se um levantamento que aponta que apenas 28% das profissionais do setor identificam os cargos de liderança como predominantemente ocupados por mulheres, enquanto 61% afirmam já ter vivenciado alguma situação de assédio no ambiente de trabalho. Os números são resultado de pesquisas conduzidas pelo próprio IMI.
“Sete anos atrás, dizer que faltava uma mulher qualificada para um cargo ainda era uma frase aceita no nosso mercado. Hoje ela é indefensável, porque existem dados, redes e nomes que provam o contrário. Este evento é sobre isso: mostrar, com entidades, bancos e imprensa na mesma sala, o que uma rede de mulheres constrói quando decide não esperar para ser convidada”, conclui Elisa Rosenthal, fundadora e presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário.
__