Em sua quinta participação na mostra, arquiteta assina ambiente de 250 m² que reúne arquitetura, arte, design e memórias afetivas; visitação segue até 8 de novembro
A arquiteta Samira Mussi apresenta a Casa Acervo na CASACOR SC Florianópolis 2026, que segue aberta ao público até o dia 8 de novembro. Em sua quinta participação na mostra, a profissional assina um ambiente de 250 m² inspirado no tema desta edição, Mente e Coração, propondo uma reflexão sobre como experiências, histórias e memórias ajudam a construir a identidade de uma casa.
O projeto integra estar, jantar, dormitório e closet em uma mesma experiência, reunindo arquitetura, arte, design e natureza. Um dos destaques é a presença de uma Range Rover Sport, incorporada ao ambiente por meio de uma parceria com a Top Car. O veículo deixa o espaço convencional da garagem para assumir o papel de ícone de design, representando movimento, liberdade e as experiências acumuladas ao longo da vida.
“Entre matéria e memória, força e acolhimento, arte e movimento, criei um espaço construído não apenas por aquilo que possuímos, mas por tudo aquilo que vivemos. Porque, no fim, nosso maior acervo não está nas coisas que guardamos. Está nas experiências que carregamos”, destaca Samira.
A Casa Acervo também reúne objetos pessoais da arquiteta, peças de design brasileiro, cristais e referências afetivas. O vinho, ligado à história familiar de Samira, aparece como símbolo de encontros e momentos de convivência.

Materiais, cores e design
A composição do ambiente tem como ponto de partida a pedra natural Amazonas, cujas nuances de verde, rosa, cinza, preto e off-white inspiraram a paleta de cores. Materiais como madeira escura, metais pretos, vidro, espelhos e texturas naturais ajudam a criar uma atmosfera sofisticada e acolhedora.
O projeto valoriza ainda elementos arquitetônicos aparentes, como a laje e as instalações do teto, que contrastam com a delicadeza do mobiliário e das obras de arte. Espelhos ampliam as perspectivas, enquanto vasos e folhagens aproximam a natureza dos espaços internos.
Entre os nomes do design presentes no ambiente estão Pedro Mendes, Jayme Bernardo, Domingos Totora, Marcus Ferreira, Julia Krantz e Lattoog, com peças que reforçam o conceito de um acervo formado por diferentes estilos e histórias.
Arte e identidade catarinense
A arte também ocupa lugar de destaque na Casa Acervo, com obras de Mazé Mendes, Eleutherio Netto, Erwin Zaidowicz Neto, Bemgi e Myriam Glatt, da Cosmos Galeria de Arte.
Uma fotografia da Ponte Hercílio Luz, assinada por Marina Kramer e impressa pela Natuart Quadros Fine Art, estabelece uma conexão especial com Florianópolis. O acervo inclui ainda as obras Ritmo das Pétalas e Botânica do Sonho, com curadoria da Natuart.
A diversidade de artistas, técnicas e materiais traduz a proposta central do projeto: uma casa que se constrói ao longo do tempo, reunindo referências, descobertas e experiências de quem a habita.

Sobre Samira Mussi
Arquiteta e urbanista formada pela UNIGUAÇU/PR, com pós-graduação em Lighting Design, Samira Mussi está à frente do escritório Samira Mussi Arquitetura + Turnkey, especializado em projetos de arquitetura e interiores de alto padrão. Esta é sua quinta participação na CASACOR Santa Catarina.
Serviço – CASACOR SC Florianópolis 2026
Visitação: até 8 de novembro de 2026
Local: Ex-prédio da Faculdade Estácio – Rodovia José Carlos Daux (SC-401), nº 407, Saco Grande, Florianópolis (SC).
Horários:
- Terça a sábado: das 13h às 21h
- Domingos e feriados: das 13h às 19h
- Segundas-feiras: fechado
Mais informações sobre a arquiteta: www.samiramussi.com.br
Fotos: Eli Cordeiro