A Prestex, referência em Logística Emergencial B2B no Brasil, uniu forças com o Senai e a Latam Cargo para revolucionar a formação em logística dos novos profissionais. Esta parceria estratégica oferece experiência prática com cases reais de transporte emergencial e visitas ao maior terminal de cargas do Brasil, em Guarulhos. A iniciativa alinha as necessidades reais do setor logístico, que segundo o Mapa do Trabalho projeta 8 milhões de empregos até 2027, com a formação técnica em sala de aula.
Nesse cenário de crescimento e demanda por profissionais cada vez mais qualificados, uma iniciativa pioneira está contribuindo para a próxima geração de talentos da logística brasileira. A Prestex, referência em Logística Emergencial B2B, convidou o Senai e a LATAM Cargo Brasil para uma parceria que conecta a teoria à prática, oferecendo uma experiência imersiva e transformadora para estudantes do curso técnico em Administração, com foco em Logística. ASSISTA como foi.
Na primeira ação, 30 alunos do Senai Hermenegildo Campos de Almeida, localizado em Guarulhos, tiveram a oportunidade de vivenciar o dinamismo do setor. A atividade, realizada em junho de 2025, iniciou com um bate-papo inspirador com o CCO da Prestex, Marcelo Zeferino, compartilhando sua jornada profissional e de vida, desde a chegada à logística até se tornar diretor e sócio da empresa, oferecendo uma visão autêntica e motivadora aos jovens. Zeferino detalhou o universo da logística emergencial e como a Prestex, através de cases reais com empresas de segmentos variados, vem transformando a emergência em soluções de alta performance no transporte de cargas, otimizando tempo e custos para clientes da indústria.
“É uma troca. Ao mesmo tempo que conectamos os desafios reais do mercado de Logística com essa nova geração, eles nos trazem suas inquietudes, ideias e expectativas com as novas tecnologias e tendências do mercado. Também aprendemos acompanhando como os alunos veem o futuro da logística. Tudo isso agrega muito ao setor”, afirmou o CCO da Prestex, Marcelo Zeferino.
Segundo os professores de Logística do Senai, Luciano da Silva Ferreira e Alessandro Quilles Barbosa, a iniciativa preenche uma lacuna fundamental no aprendizado: “A experiência agregada pelo Marcelo sobre como a logística emergencial pode auxiliar a indústria em momentos críticos, foi enriquecedor aos alunos. É algo que não vemos no dia a dia. Ao contrário de entregas rotineiras, o transporte emergencial tem uma necessidade de atenção, de comunicação e cuidados muito específicos”, destacou Luciano Ferreira.
Complementando o aprendizado prático, os estudantes realizaram uma visita exclusiva à LATAM Cargo em Guarulhos (SP), conhecendo um dos maiores terminais da América do Sul. O gerente de operações de cargas, Cláudio Jorge, informou que a empresa movimenta centenas de toneladas de cargas por dia. Além das cargas em voos de passageiros, a LATAM também opera aeronaves cargueiras com capacidade para transportar mais de 50 toneladas por voo. “É um prazer abrir nossas operações para que os estudantes possam entender o quanto a logística é dinâmica e se modifica rapidamente, seja por evolução tecnológica ou perfil de carga”, enfatizou.
Durante a visita, os alunos puderam conversar com gerentes e supervisores, acompanhando de perto a emissão de documentações, as variáveis cruciais no transporte (peso, rota, tipos de cargas) até o preparo das cargas para proteção e otimização de espaço. Também tiraram dúvidas sobre curiosidades como o transporte de restos mortais, pets, medicamentos e cargas perigosas, enriquecendo ainda mais o aprendizado sobre a complexidade e a diversidade que envolve a logística aérea.
Opinião dos estudantes:
A vivência foi transformadora para os estudantes. Gabrielly B. Almeida, gestante de oito meses, e que concilia a maternidade com o trabalho e os estudos, percebeu como a logística se integra também à sua vida pessoal: “Não tinha a dimensão de todo processo envolvido. A logística tem sido muito importante para meu planejamento, para eu ter o que preciso no momento exato, principalmente agora, com o João Pedro a caminho”. Ela ainda ressaltou como as experiências compartilhadas pela Prestex linkaram aos conteúdos aprendidos em sala de aula, “como a combinação dos modais aéreo e rodoviário para uma logística mais ágil, por exemplo”.
Vitor de Freitas Peigo, de 20 anos, impressionou-se com a realidade da execução: “O que mais me chamou a atenção foi a complexidade de tudo isso; parece um processo simples para o cliente final, mas é muito mais profundo para quem executa, com documentação, despacho e toda a organização.”
O Futuro da Logística Emergencial e Oportunidades de Carreira
Para o especialista em Logística Emergencial, Marcelo Zeferino, ao expor os alunos à realidade e às oportunidades do mercado, a Prestex, o Senai e a LATAM Cargo Brasil não apenas contribuem para a formação de jovens mais preparados e alinhados com as necessidades das empresas, mas também investem diretamente no futuro do setor.