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Presença online com estratégia: as vantagens de ter um site dinâmico

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Crédito:Misha Shutkevych/iStock
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Na era digital, a presença online deixou de ser um diferencial e se tornou uma exigência para empresas de todos os portes

 

No mundo contemporâneo, a presença digital tornou-se um elemento fundamental no mundo dos negócios. Porém, por tratar-se de uma exigência atrelada aos avanços tecnológicos e às relações pautadas na internet, não basta somente estar na rede: tornou-se necessário oferecer uma experiência funcional para os usuários. Mas, hoje, o que atrai mais os usuários: um site estático ou um dinâmico?

 

É preciso, inicialmente, compreender essa diferença. Um site estático seria uma página na web composta por páginas HTML fixas, em que o conteúdo é o mesmo para todos os usuários. Isso quer dizer que o site não muda sem que um desenvolvedor faça essa edição de forma manual. Alguns exemplos são sites de landing pages ou portfólios.  

 

Em contrapartida, um site dinâmico gera conteúdo de forma interativa e personalizada, considerando nesse processo as interações dos usuários. Esse modelo costuma utilizar linguagens de programação tipo PHP, ASP.NET ou até mesmo JavaScript. Em termos de funcionalidade, pode incluir formulários, comentários e atualizações em tempo real. Esse modelo inclui plataformas de e-commerce ou redes sociais, como Facebook, por exemplo. 

 

Mas qual é a importância de ter um site dinâmico?

 

Atualmente, uma variável importantíssima na conversão de vendas, por exemplo, é a experiência do usuário. Considerando essa questão, investir em um site dinâmico pode ser uma escolha estratégica, especialmente para quem deseja oferecer experiências personalizadas e interativas. 

 

Uma propriedade desse modelo de site é a capacidade de adequar-se às interações dos usuários, com base nas informações armazenadas no seu banco de dados. Essa flexibilidade facilita diretamente a gestão de conteúdo,  permitindo que qualquer empresa publique as novidades do dia, produtos e serviços com mais velocidade, sem a necessidade de ter conhecimentos técnicos avançados, como ocorre no caso de sites estáticos. 

 

Outro ponto é que, considerando o mercado atual, um site dinâmico é a melhor opção para quem quer investir em um e-commerce, plataformas de cursos, portais de notícias, blogs, entre outros, uma vez que integra sistemas de busca, filtros, áreas de login, carrinhos de compra e painéis voltados à administração. 

 

Além disso, outro diferencial encontra-se na própria possibilidade de ampliar a escala do site, na medida em que o negócio também cresce, possibilitando adaptá-lo às novas demandas que podem acabar surgindo no processo. Do ponto de vista do marketing digital, esse tipo de site também favorece estratégias de SEO, coleta de dados de navegação e personalização de conteúdo.

 

Por conseguinte, um ponto importante ao investir em um site dinâmico é a escolha do design ideal. O layout precisa refletir a identidade visual da empresa, na medida em que também deve ser adaptável a dispositivos móveis, intuitivo e funcional. 

 

Criar um site que realmente cumpra com essas funções exige parceria com profissionais especializados que possam desenvolver uma estrutura sólida. No fim, a tarefa de criar site dinâmico, atualmente, vai além de uma estratégia de negócios. É, basicamente, uma demanda do tempo atual. 

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