Conecte-se conosco

Notícias

Prêmio Dia de Doar Kids 2020 Escolas anuncia vencedores

Publicado

em

Implementado pela Plataforma de Educação para a Gentileza e a Generosidade Todo Dia é Dia de Doar Kids (https://www.diadedoarkids.org.br/ ), o objetivo do Prêmio é reconhecer e premiar campanhas de mobilização generosas e solidárias envolvendo escolas de todo o país, gerando integração entre professores, alunos e suas famílias e a comunidade onde as escolas estão inseridas considerando o contexto da mobilização social que culminou no Dia de Doar, dia 1º de dezembro de 2020. Como inspiração, os 7 princípios da Educação para a Gentileza e a Generosidade, que abarcam também a Cidadania, a Diversidade, o Respeito, a Sustentabilidade e a Solidariedade.

Segundo Marina Pechlivanis, fundadora da Umbigo do Mundo, idealizadora da Plataforma, “Mais que os recursos monetários, foi a energia, a força e a perseverança das pessoas, especialmente dos professores, que fez a diferença em todos os projetos inscritos. Ver os resultados é gratificante, considerando que passamos por um ano atípico, de pandemia, com todas as adaptações ocasionadas inclusive pelas aulas remotas. Neste contexto, o engajamento das escolas foi surpreendente, e deve ser um modelo para toda a sociedade, inclusive para as empresas.”

Campanhas vencedoras

São 3 categorias: Campanha Mais Criativa, Campanha Mais Engajadora e Campanha Mais Transformadora, e duas premiações em cada: para o primeiro lugar um troféu e para o segundo lugar um certificado.

As escolas contempladas são:

  • Campanha Mais Transformadora:

Em primeiro lugar o Colégio Professor Possidônio Salles, de São José dos Campos, com a campanha “Dia de Doar Kids”;

Em segundo lugar, Colégio Educar Guarulhos, com a campanha “Amor em Movimento”.

  • Campanha Mais Engajadora:

Em primeiro lugar o Colégio Avenues, de São Paulo, com a campanha “Avenues COVID-19 Social Response”

Em segundo lugar ficou o Colégio Atena, de Sergipe, com a campanha “Dia “D” Atena”.

  • Campanha Mais Criativa:

O Colégio Professora Léa Edy Alonso Saliba, da cidade de Sorocaba, garantiu o primeiro e o segundo lugares com as campanhas “Importância do Dia de Doar” e “Comparação de Diversão e Filantropia através do Ativismo Social”.

Opinião do júri e nova edição do Prêmio para 2021

Em sua primeira edição, o Prêmio Dia de Doar Kids 2020 Escolas foi um dos 50 projetos selecionados entre 2.000 candidaturas, em 93 países, para o Starling Collective, que identifica e apoia lideranças de base que trabalham para acelerar abordagens inovadoras para catalisar a generosidade, empatia, equidade e justiça, especialmente em tempos de COVID-19.

“Para o Starling Collective e GivingTuesday, apoiar um prêmio como o Dia de Doar Kids 2020 Escolas foi uma oportunidade significativa para criar conexão com escolas de todo o Brasil, proporcionando a valorização e visibilidade de iniciativas nobres associadas aos 7 princípios da Plataforma Educacional para a Bondade e Generosidade Todo Dia é Dia de Doar Kids. Todo e qualquer gesto de generosidade, por menor que seja, faz uma grande diferença na educação de uma criança e no futuro de toda uma população”, conclui Asha Curran, CEO do Giving Tuesday.

Para a jurada Dianne Cristine Rodrigues de Melo, Coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, o trabalho com conceitos de solidariedade, respeito ao próximo e, principalmente, noções de equidade, são importantíssimos para o ambiente escolar pois conseguem atrelar conteúdos transversais à prática voluntária. “Chama a atenção, especialmente, o poder que a escola tem em sua comunidade para pautar assuntos importantes para a formação de uma sociedade mais justa. Ver toda a comunidade escolar, alunos, professores, funcionários e familiares envolvidos e engajados numa prática voluntária em prol de uma causa específica, é uma injeção de ânimo e esperança para um presente e futuro melhores”.

De acordo com a jurada Ana Flávia Ferreira Godoi, consultora especializada em captação de recursos e engajamento de doadores e membro do Conselho Deliberativo da ABCR, apesar de todos os desafios, o ano de 2020 foi um marco no despertar da generosidade e solidariedade: “O Prêmio Dia de Doar Kids Escolas representou um marco para o reconhecimento das iniciativas que nasceram no ambiente escolar e que foram pensadas para impulsionar a relação da escola com a comunidade. Foi um privilégio participar da comissão de seleção e conhecer propostas que tinham como objetivo incorporar o hábito de doar para causas sociais desde a infância.”

Segundo, Daniela Weiers, Gerente Administrativo Financeira do Synergos Brasil e membro do Conselho Deliberativo da ABCR, conhecer as iniciativas de escolas públicas e privadas para promover a generosidade, especialmente considerando o contexto da pandemia, tornou tudo mais desafiador: “A criatividade e a disposição de professores, alunos e funcionários foram muito inspiradoras. Como cidadã, mãe e profissional do terceiro setor, espero que esse prêmio cresça a cada ano e inspire muitas crianças e famílias em nosso país.”

Com o sucesso da primeira edição, a Plataforma de Educação para a Gentileza e a Generosidade Todo Dia é Dia de Doar Kids anuncia que haverá a 2ª edição em 2021 e que as informações e regulamento estarão disponíveis no site https://www.diadedoarkids.org.br/ a partir de junho.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA