Siga-nos nas Redes Sociais

Bahia

Prefeitura entrega tablets aos agentes de saúde na sexta-feira (17)

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Para agilizar os serviços de saúde nas comunidades, aumentar a produtividade da rede primária e ampliar mais ainda a integração das informações sobre cada paciente, a Prefeitura de Mata de São João entrega, nesta sexta-feira (17), 102 tablets para os agentes comunitários de saúde. O evento acontece às 9h, na Casa da Cultura, no Centro da Cidade.

O uso dos tabletes pelos agentes comunitários de saúde já vinha acontecendo em Mata de São João de forma experimental, há cerca de dois meses. Todos os agentes do posto do Monte Líbano e um de cada uma das outras 13 Unidades de Saúde da Família (USF) utilizaram o equipamento para fazer as visitas.

“Além de dinamizar o trabalho dos nossos agentes de saúde, os equipamentos proporcionaram a todos os profissionais da rede uma visão mais ampla sobre as necessidades de cada cidadão”, explica o prefeito João Gualberto.

“Já tínhamos o prontuário eletrônico integrado entre todas as nossas unidades de saúde. Agora temos o cadastro individual de cada grupo familiar nas mãos dos agentes comunitários que os assiste, o que possibilita o monitoramento mais de perto de cada usuário”, celebra Gualberto.

Agilidade – Com o tablet, os agentes conseguem fazer todas as alterações necessárias e alimentar as informações de todos os usuários no momento da visita domiciliar. Os procedimentos facilitam a atualização em prontuário eletrônico.

O profissional também ganha tempo. Além da troca do preenchimento de três fichas por simples toques nas telas, eles não precisam mais digitar as informações coletadas em campo.

“Com o tablet há uma diferença absurda. Antes tínhamos que coletar as informações manualmente nas áreas e lançar no computador, no Posto de Saúde da Família. Agora, os relatórios são feitos automaticamente em tempo real e a sincronia é feita também automaticamente, no primeiro sinal de internet encontrado”, destaca o agente comunitário de saúde do posto de Imbassaí, Gerson da Cruz Santos.

“Conseguimos também dar mais assistência às comunidades e ter informações mais fidedignos, pois não precisamos mais transferir dados”, pontua o agente de saúde.

Referência – A saúde digital já é uma realidade no nosso município.  A Secretaria de Saúde já iniciou este processo há algum tempo e gradualmente vem avançando na qualificação do serviço.

“Com a rede integrada através de sistema de informação, temos prontuário eletrônico integrado, aplicativo de consulta ao usuário, dispensação de medicamentos, receitas e requisição médica rastreáveis”, conta a secretária municipal de Saúde Tatiane Rebouças.

Mata de São João é o município laboratório das ações do  PlanificaSUS na região.  O uso de tablets por agentes comunitários é um programa pioneiro, que vai ser referência para outras cidades.

Governo da Bahia anuncia novas ações de infraestrutura, habitação e inclusão socioprodutiva para povos indígenas Leia Mais

Governo da Bahia anuncia novas ações de infraestrutura, habitação e inclusão socioprodutiva para povos indígenas

Visita técnica à Central de Jacobina fortalece implantação do Modelo de Gestão Compartilhada da Água em Ribeira do Pombal Leia Mais

Visita técnica à Central de Jacobina fortalece implantação do Modelo de Gestão Compartilhada da Água em Ribeira do Pombal

Divulgação Leia Mais

4ª Pescaria das Mulheres movimenta a Baía de Camamu com foco em sustentabilidade e protagonismo feminino

Foto: Carlos Alberto Leia Mais

Vice-governador Geraldo Júnior destaca importância do II Fórum Internacional de Ciências Policiais

Imprensa Leia Mais

Republica: Mais do que um conceito, uma prática necessária Significado nos sistemas constitucionais dos EUA e do Brasil

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.