Home Estados Bahia Prefeitura de Lauro de Freitas e IBGE realizam reunião de planejamento para o Censo 2022, que começa em 1º de agosto
Bahia

Prefeitura de Lauro de Freitas e IBGE realizam reunião de planejamento para o Censo 2022, que começa em 1º de agosto

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Na manhã desta terça-feira (22), representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Prefeitura de Lauro de Freitas e lideranças comunitárias dos Bairros da Itinga, Areia Branca e Quingoma, se reuniram na Faculdade UNIME para tratar dos detalhes do Censo Demográfico de 2022, que começa a ser realizado no dia 1º de agosto. Durante o encontro, o Instituto solicitou apoio logístico da Prefeitura para o levantamento censitário.

De 1º de agosto até o dia 31 de outubro, as equipes do IBGE percorrerão todos os bairros de Lauro de Freitas. Durante o encontro desta terça-feira (22), que também contou com a participação de representantes do legislativo municipal e do vice-prefeito Vidigal Cafezeiro, técnicos do instituto informaram os detalhes da operação e solicitaram o apoio das lideranças comunitárias na divulgação do Censo, o que facilita o acesso dos recenseadores às residências.

De acordo com Cláudio Roque, coordenador censitário de Lauro de Freitas, o apoio da população e do poder público é indispensável. “É muito importante a sensibilização da população, por parte das lideranças comunitárias e da Prefeitura, que além do apoio logístico pode ajudar na divulgação. Os recenseadores se apresentam identificados, mesmo assim algumas pessoas têm resistência em recebê-los, daí a importância desta união de forças.”

Durante a coleta dos dados, as equipes do IBGE se apresentam devidamente uniformizadas, com colete azul do instituto, boné, e o recenseador pode ser identificado por meio do crachá, que também traz um código QR Code. Também é possível verificar a identidade do entrevistador do IBGE no site respondendo.ibge.gov.br ou por meio do telefone 0800 721 8181.

A importância do levantamento censitário foi ressaltada pelo vice-prefeito Vidigal Cafezeiro, que também participou da reunião de planejamento com o IBGE. “O censo é fundamental para sabermos nossa realidade e elaborarmos políticas públicas assertivas. Tudo que a gente pode fazer para melhorar o município passa por estas informações e este trabalho do IBGE, importante para entender nossa história e o povo de todo o Brasil. Por isso é fundamental que a nossa população receba o recenseador e responda às perguntas”, declarou o vice-prefeito.

O município de Lauro de Freitas tem uma área territorial de pouco mais de 58 km². De acordo com o IBGE, a população estimada é de 204 mil habitantes, com cerca de 68 mil domicílios. No site www.educa.ibge.gov.br, são disponibilizadas informações sobre o último Censo realizado, com materiais específicos voltados para crianças, jovens e professores.

Quilombolas e indígenas

De forma inédita, o Censo deste ano, realizado normalmente de dez em dez anos, vai realizar um levantamento exclusivo sobre populações tradicionais, a exemplo de indígenas e quilombolas. Serão levadas em consideração questões econômicas, pertencimento étnico baseado em auto declarações, além de características demográficas, sociais e populacionais.

Jornalista: Rodrigo Castro

Foto: Wandaick Costa

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

[ad_2]

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie