Home Estados Bahia Prefeitura abre novas vagas para capacitação de mulheres na construção civil
Bahia

Prefeitura abre novas vagas para capacitação de mulheres na construção civil

Envie
Prefeitura abre novas vagas para capacitação de mulheres na construção civil
Envie

O programa Marias na Construção está com inscrições abertas, até esta sexta-feira (27), para novas turmas nos cursos de Eletricista de Instalações Industriais, Eletricista de Automóveis, Aplicador de Revestimento Cerâmico e Rejuntamento e Montador de Sistemas Fotovoltaicos. As interessadas devem preencher o formulário disponível no link encurtador. com. br/ zAHKS e também na Bio do Instagram (@spmj.salvador) da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

 

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 80 vagas para as quatro turmas. Para se inscrever é necessário ter concluído o 5º ano do Ensino Fundamental I (ou equivalente), ter, no mínimo, 18 anos completos e apresentar cópias de RG, CPF, do comprovante de residência e do histórico ou atestado escolar.

 

As aulas para essas novas turmas ocorrerão a partir dos dias 1º e 6 de fevereiro no Senai Dendezeiros. Os cursos dão direito a auxílio-transporte e certificado. Após a conclusão do curso, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) atua na inserção das mulheres no mercado de trabalho.

 

Inserção – O programa Marias na Construção foi lançado em julho de 2019 com o objetivo de formar mulheres na área da construção civil, por meio de ações de aperfeiçoamento, qualificação e colocação profissional. É desenvolvido pela SPMJ e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

 

Segundo a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o programa passou por uma ampliação, visando atender mais mulheres. Em janeiro deste ano, 222 mulheres que participaram das turmas de 2022 foram certificadas e tornaram-se aptas a atuar no setor.

 

“Juntamente com o programa Treinar para Empregar da Semdec, vamos ofertar nesse primeiro semestre 24 novas turmas de sete cursos diferentes. Todo esse esforço é para que as mulheres alcancem a sua autonomia financeira, principalmente aquelas que porventura sejam vítimas de violência doméstica e familiar, uma vez que a dependência econômica é um dos maiores entraves para se romper o ciclo de violência”, diz.

Foto: Betto Jr./Secom

Envie

RBN Stories