Home Estados Bahia Prefeito credencia novas creches e autoriza abertura de outro edital
Bahia

Prefeito credencia novas creches e autoriza abertura de outro edital

Envie
Default Featured Image
Envie

O prefeito Elinaldo Araújo assinou, na tarde desta quarta-feira (14/7), o contrato que celebra o novo credenciamento com creches comunitárias no município. Desta forma, passaram de 10 para 12 as instituições beneficiadas. Com isso, a quantidade de crianças atendidas também foi ampliada com mais 500 vagas, passando no total para 2 mil.

Na oportunidade, o prefeito autorizou a abertura de um novo edital para que novas instituições sejam beneficiadas com a oferta de mais 1.000 vagas. Ou seja, o número de crianças atendidas passará para 3 mil e a ampliação assim, passará a ser de 100%. Emocionado, o prefeito falou que “o momento não é só de celebração de um contrato, mas de comemoração da ampliação da oferta de ensino de qualidade que será oferecido para 2 mil crianças do município”.

O prefeito falou ainda que entende que, mesmo com a ampliação, a cobertura não é suficiente para o que o município necessita, mas que isso será equacionado com as novas seis creches que estão em construção na cidade.

Durante o evento, o prefeito tratou com as entidades sobre a retomada das aulas presenciais, inicialmente previstas para o dia 2 de agosto. As 12 instituições presentes manifestaram que estão de acordo com o retorno das atividades.  O gestor comunicou ainda que o Vale Merenda está garantido mesmo com a volta às aulas híbridas (presenciais e remotas), o que deixou os responsáveis pelas creches bastante aliviados.

Com vigência de 12 meses, a prestação de serviço é para o atendimento às crianças de zero a cinco anos e 11 meses para educação infantil e pré-escola. De acordo com a secretária da Educação, Neurilene Martins, com a ampliação do número de entidades parceiras e das vagas ofertadas, a prioridade é atender crianças de quatro e cinco anos. “Com isso, o objetivo é atender a meta de 100% deste público específico. Com o novo credenciamento, a tabela do aporte financeiro também será atualizada e ajustada, o que proporcionará aos gestores investir mais e melhor nas unidades”, ressaltou.

Em seu discurso, ao celebrar a chegada de mais duas instituições conveniadas, Neurilene falou ainda que tudo que está acontecendo diz respeito à ampliação da rede de proteção à educação infantil no município e atende a uma vontade política do prefeito Elinaldo Araújo e faz parte do Plano Municipal de Educação, concluiu.

Para a coordenadora pedagógica da Creche Escola Família Feliz, Leia da Silva, que atende 217 crianças, a renovação do contrato e o retorno às aulas são motivos de comemoração em dobro. “A retomada das atividades é algo muito esperado pelas escolas, pelas famílias e pelos alunos e será motivo de celebração. A ampliação de vagas trouxe uma segurança maior para as comunidades assistidas pelas instituições, sobretudo, nesse momento de pandemia. Estamos todos muito felizes e agradecidos”.

As instituições conveniadas são: Creche Escola Família Feliz, Associação Padre Paulo Maria Tonucci – Escola Infantil Apito, Escola e Creche Comunitária de Parafuso, Esperança II/ IV, Creche Comunitária Esperança da Estiva, Creche Comunitária Emanuel, Escola Comunitária Parque Florestal, Associação Novo Horizonte, Escola Creche Nossa Senhora do Amparo, Creche Comunitária Senhora Santana, Creche Carmem Mirim e Creche Escola Recanto das Arvores.

Foto: Tiago Pacheco

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie