A prefeita Débora Régis recebeu o secretariado municipal, na manhã desta sexta-feira (21/2), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf), para avaliar os primeiros 50 dias de gestão. Durante o encontro, foi possível discutir as ações já realizadas e avaliar os próximos dias de governo. Débora destacou ainda os esforços para arrumar a casa e transformar a cidade, superando o cenário de caos encontrado na administração municipal.
Entre as ações tratadas tiveram destaque os serviços de manutenção urbana, como: limpeza, podas, tapa-buracos, iluminação pública e drenagem de córregos para evitar alagamentos. Na área da Educação, a prefeita ressaltou a manutenção das escolas, a instalação de ar-condicionados e a compra de mobiliário para garantir o início do ano letivo, bem como a aquisição de ônibus escolar.
A gestora do Executivo reconheceu os esforços empenhados nesse curto período em todas as áreas da administração pública, fazendo com que a cidade ganhe um novo rumo. “O povo de nossa cidade já vê o empenho dessa equipe nas ruas. Estamos trabalhando, inclusive aos finais de semana, para colocar Lauro de Freitas no rumo. Não tem sido fácil, pois encontramos um cenário de caos generalizado, mas fizemos muito em pouco tempo. Esses 50 dias são o nosso ponto de partida, deixando no passado o descaso público que encontramos e abraçando o futuro que almejamos construir ”, defendeu Débora.
Na saúde, uma das pastas com mais problemas encontrados pela atual gestão, Débora destacou as melhorias em unidades que estavam em estado de abandono e a ordem de serviço, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itinga e as obras, já em andamento, no Pronto Atendimento (PA) de Areia Branca. A gestora também mencionou a modernização do setor de diagnóstico por imagem, com a substituição de equipamentos antigos por tecnologia digital, além da entrega de uma nova ambulância ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). E o investido de aproximadamente R$1,1 milhão na aquisição de medicamentos para as unidades de urgência e emergência.
Ela ainda defendeu a decisão da gestão, que não realizará os festejos de Carnaval na cidade, buscando preservar as finanças, priorizando a sustentabilidade fiscal e o bem-estar social. Por fim, Débora Régis adiantou o lançamento do programa “Lauro Fila Zero”, que trará benefícios na área da saúde, facilitando o acesso da população aos serviços.
Durante o encontro, a prefeita expressou otimismo e gratidão pelo trabalho realizado até aqui, enfatizando que esses 50 dias são apenas o início de um plano maior para transformar Lauro de Freitas em referência em qualidade de vida. Estiveram presentes secretários das pastas municipais.