Home Estados Bahia População de Camaçari ganha mais dois pontos ecológicos de entregas voluntárias
Bahia

População de Camaçari ganha mais dois pontos ecológicos de entregas voluntárias

Envie
Default Featured Image
Envie

Camaçari ganhou, nesta quarta-feira (25/5), mais dois espaços adequados destinados ao descarte regular de entulho, materiais recicláveis e outros resíduos sólidos. Trata-se dos Pontos Ecológicos de Entrega Voluntária (EcoPEVs), que estão localizados na Avenida Industrial Urbana, próximo ao Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes, no bairro Ponto Certo, e em Arembepe, ao lado da Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza. O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, entregou os equipamentos acompanhado da secretária dos Serviços Públicos (Sesp), Arlene Rocha.

Ambos espaços podem receber ainda entulho em geral, materiais recicláveis, a exemplo de papel, plástico, metal e vidro, sobras da construção civil, podas de árvores e materiais volumosos, móveis e equipamentos domésticos e madeiras. Agora, com mais esses dois EcoPEVs, o município passa a ter três equipamento nesse formato instalado na cidade. O primeiro está instalado no bairro Gleba C, na Rua Corpo Santo.

Na oportunidade, o prefeito Elinaldo falou da importância dos equipamentos para toda a sociedade. “A instalação de pontos de coleta como esses é fundamental e traz consigo diversos benefícios, como os ambientais e de saúde pública, por exemplo. E sem dúvidas, podem fazer a diferença na melhor gestão de resíduos sólidos urbanos”, destacou.

A secretária Arlene Rocha destacou a questão da população também fazer a sua parte nesse processo. “Paralelo à administração pública fazer o seu trabalho, a conscientização de todos sobre a importância da destinação correta dos resíduos e nos locais e momentos certos é de suma importância. As pessoas são geradoras de grandes quantidades de materiais pós-consumo e, por isso, precisam ser e estar mais engajados nessa questão do descarte correto”, pontuou.

O diretor-presidente da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Àldene Motta, esteve presente no ato de entrega. Na ocasião, ele disse que os EcoPEVs facilitam o constante descarte adequado, tanto por moradores como por frequentadores da região, estimulando assim a reciclagem, reduzindo a exploração de novas matérias-primas e diminuindo a emissão de gás carbônico (CO2). “Dessa forma, reduz a poluição e seus impactos socioambientais. Além disso, contribui com a educação ambiental da população”, ressaltou.

A presidente da Associação de Moradores da Volta do Robalo e Loteamento Capivara, Irlane Cardoso, 39 anos, parabenizou a prefeitura pela iniciativa, que segundo ela “vai trazer mais qualidade de vida aos residentes do lugar, pois promove saúde e bem-estar”. Moradora de Arembepe desde que nasceu, ela falou ainda que ações como essa valorizam o bairro e os imóveis ao redor.

O horário de funcionamento dos EcoPEVs será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábado, das 8h às 12h. No local, a pessoa pode descartar gratuitamente até 2 metros cúbicos (m³)/dia, o equivalente a dez carrinhos de mão convencionais de obra. A estrutura dos espaços conta com salas de apoio e sanitários. Nos locais, as pessoas terão o auxílio de agentes coletores para orientar o correto descarte do material.

Além dos três EcoPEVs, Camaçari conta com o auxílio de cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade, que ficam nos bairros Burissatuba, na Rua Nova da Palha; Mangueiral, na Avenida Rio Bandeira; Phoc III, na Avenida Luiz Gonzaga; Nova Vitória, na Rua Padre Paulo Maria Tonucci; e no Dois de Julho, na Rua Pascoal.

Ainda estiveram presentes no ato de entrega, o vereador Deni de Isqueiro e a chefe de Gabinete Ruth Ribeiro.

Foto: Jean Victor

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie