Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Plataforma pioneira em SC na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho projeta crescimento de 50%

Publicado

em

Plataforma pioneira em SC na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho projeta crescimento de 50%

Ferramenta colabora com empresas para atender às exigências legais de contratação de PcDs

A PcD em Foco, pioneira em Santa Catarina na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, completou 7 anos em abril deste ano e projeta um crescimento de 50% para 2024/2025 em relação ao mesmo período do ano anterior.

A plataforma de recrutamento digital apoia empresas de todo o Brasil na contratação de profissionais com deficiência, atendendo à exigência legal que obriga empresas com 100 ou mais funcionários a destinarem de 2 a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência (PcDs). A proporção varia de acordo com o número de empregados: 2% para empresas com até 200 funcionários, 3% para empresas com 201 a 500 funcionários, 4% para empresas com 501 a 1.000 funcionários, e 5% para empresas com mais de 1.001 empregados.

O psicólogo Neandro Perini e o analista de sistemas Alan Albiero uniram forças para encontrar uma solução para a dificuldade enfrentada por empresários na contratação de pessoas com deficiência. Com sede no bairro Pedra Branca, em Palhoça, a empresa cresceu 25% no período pós-pandemia em 2022 e 30% no ano seguinte. Segundo Neandro, “a mesma ‘dor’ de 2016, quando iniciamos o planejamento, persiste até hoje. A PcD em Foco facilita e torna acessível e inclusivo o processo de contratação, já que nossa plataforma foi desenvolvida para atender às necessidades das pessoas com deficiência.”

A PcD em Foco colabora com empresas de diversos estados, setores e tamanhos, incluindo renomadas organizações de Santa Catarina, como a rede Angeloni, Anagê Imóveis, Dental Speed e Pneu Store.

No Brasil, existem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, das quais mais da metade, cerca de 10,7 milhões, são mulheres, representando aproximadamente 10% da população feminina do país. Entre as pessoas com deficiência ocupadas, 36,5% trabalham por conta própria, segundo dados da Pnad Contínua de 2022 – novo módulo específico sobre pessoas com deficiência. “Muitas empresas ainda não conseguem cumprir as cotas estabelecidas pela legislação, o que aponta para uma necessidade urgente de mudanças na forma como as oportunidades de emprego são oferecidas e gerenciadas”, conclui Neandro.

Mais da metade dos negros diz não saber como denunciar caso de racismo Leia Mais

Mais da metade dos negros diz não saber como denunciar caso de racismo

Segurança Pública mobiliza Congresso e mostra preocupação da sociedade Leia Mais

Segurança Pública mobiliza Congresso e mostra preocupação da sociedade

Divulgação - Matsuda Press Leia Mais

Instituto Aupaba leva Turismo Regenerativo para debates da COP30 nesta quinta

Mapa mostra programação da Consciência Negra em todo país; confira Leia Mais

Mapa mostra programação da Consciência Negra em todo país; confira

Divulgação Leia Mais

Carolina Rossetto transforma princípios da engenharia de produção em uma estratégia global de eficiência de energia e impacto ambiental

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.