Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Operação de resgate liberta 17 vítimas de escravidão no trabalho no Ceará

Publicado

em

Por

Operação de resgate liberta 17 vítimas de escravidão no trabalho no Ceará
© José Cruz/ Agência Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego liderou uma operação recentemente no Ceará, resgatando 17 trabalhadores que estavam em condições análogas à escravidão. Esta foi a primeira operação deste ano no estado, e o número de trabalhadores resgatados supera mais da metade dos resgatados em todo o estado no ano passado. Os trabalhadores foram encontrados nas cidades de Quixadá, Russas, São Gonçalo do Amarante e Itaitinga e trabalhavam na extração de pedras paralelepípedos, cerâmica e construção civil. Ao inspecionar 20 estabelecimentos, os auditores-fiscais descobriram que em quatro deles, os trabalhadores eram submetidos às condições análogas à escravidão.

Os trabalhadores viviam em condições precárias, sem água potável, alimentos ou banheiros, e dormiam em redes sem camas. Além disso, não havia equipamentos de segurança no local de trabalho e todos os trabalhadores não tinham registro em suas carteiras de trabalho, incluindo dois menores de idade. Eles foram encaminhados para serviços de assistência social dos municípios, e os responsáveis pelos estabelecimentos foram notificados para regularizar o vínculo trabalhista e pagar as verbas rescisórias.

Os responsáveis pagaram as verbas rescisórias dos trabalhadores nesta semana, totalizando R$ 100 mil, e assinaram termos de ajustes de condutas com o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública da União, além de negociar o pagamento de danos morais individuais no valor de R$ 25 mil. Os trabalhadores resgatados também terão direito a três parcelas do seguro-desemprego.

Várias instituições, incluindo o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública da União, o Ministério Público Federal e a Polícia Rodoviária Federal, participaram da operação de resgate. O Sistema Ipê, lançado em 2020, permite que as pessoas denunciem situações de trabalho análogas à escravidão de forma anônima.

 

_Agência Brasil

Funcionáría da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes Leia Mais

Funcionáría da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

Polícia Civil do RJ vai devolver 1.600 celulares recuperados aos donos Leia Mais

Polícia Civil do RJ vai devolver 1.600 celulares recuperados aos donos

https://unsplash.com/pt-br/fotografias/soldado-caminhando-em-caminho-de-madeira-cercado-com-arame-farpado-fotografia-de-foco-seletivo-qwe8TLRnG8k Leia Mais

Mercado Paralelo: Comprar Armas Sem Burocracia é Crime?

Divulgação Leia Mais

Comércio de peças de avião ganha força com a atuação da Amazon Jet Aviation

Divulgação Leia Mais

Em linha com agenda da COP30, Zurich ajuda a expandir oportunidades no Vale do Rio Doce

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.