Home Notícias Negócios Operação da PF contra Bolsonaro ativa polarização nas redes sociais e injeta força em narrativas simbólicas
Negócios

Operação da PF contra Bolsonaro ativa polarização nas redes sociais e injeta força em narrativas simbólicas

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Levantamento da AM4 Brasil destaca intensa mobilização na opinião pública e apropriação de símbolos como a tornozeleira eletrônica para reforçar discursos antagônicos de perseguição política e justiça

A operação da polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro reacendeu a militância de apoiadores e opositores nas redes sociais, reforçando a polarização política e a apropriação de símbolos para a construção de narrativas, demonstra um estudo conduzido pela AM4 Brasil Inteligência Digital.

Realizada hoje (18), entre 7h e 15h, a pesquisa analisou 50 mil menções públicas nos seguintes canais: X (ex-Twitter), Facebook, Instagram e websites jornalísticos nacionais.

O grupo de apoio a Bolsonaro nas redes corresponde a 61% do total da pesquisa, com predominância em narrativas que destacam os termos “perseguido político”, “patriota”, “volta em 2026” e “STF é ditadura”. A presença de termos repetidos indica uma possível mobilização turbinada de forma não orgânica com o uso de bots e redes coordenadas.

Entre os críticos ao ex-presidente, que representaram 24% da pesquisa, as principais referências foram quanto à “tornozeleira como símbolo de justiça”, “mentiu sobre o Pix”, “traidor da soberania” e “lugar de bandido é na cadeia”. A ironia e o humor foram usados de forma expressiva, com destaque para memes e hashtags pejorativas.

Outros 15% foram avaliados como de perfil neutro ou cético, com as seguintes narrativas recorrentes: “todos os políticos são iguais”, “o país está cansado dos extremos” e “desconfiança nas instituições e nas pesquisas”.

“Este episódio confirma a dinâmica híbrida da política contemporânea brasileira, marcada por infowars, mobilizações coordenadas e disputas de legitimidade narrativa”, afirma o empresário Marcos Carvalho, fundador da AM4.

Duracell, a marca nº1 de pilhas no mundo, lança sua melhor pilha no Brasil: Duracell Optimum, com duração até 30x mais longa, mais potência e embalagem sustentável

Duracell, a marca nº1 de pilhas no mundo, lança sua melhor pilha no Brasil: Duracell Optimum, com duração até 30x mais longa, mais potência e embalagem sustentável

Leia Mais
CEO da Sal e Brasa Grill Express, Fernando Ribeiro, leva modelo de franquia inovador para a Feira do Empreendedor em Cuiabá

CEO da Sal e Brasa Grill Express, Fernando Ribeiro, leva modelo de franquia inovador para a Feira do Empreendedor em Cuiabá

Leia Mais
7 dicas para ter um bom relacionamento com o cliente e não só vender

7 dicas para ter um bom relacionamento com o cliente e não só vender

Leia Mais
Ana Paula Dahlke é confirmada na programação da 3ª edição do CRM Zummit

Ana Paula Dahlke é confirmada na programação da 3ª edição do CRM Zummit

Leia Mais
Reinauguração do Banana Café celebra o glamour paulistano com noite de estrelas

Reinauguração do Banana Café celebra o glamour paulistano com noite de estrelas

Leia Mais
Envie