Siga-nos nas Redes Sociais

Negócios

Operação da PF contra Bolsonaro ativa polarização nas redes sociais e injeta força em narrativas simbólicas

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Levantamento da AM4 Brasil destaca intensa mobilização na opinião pública e apropriação de símbolos como a tornozeleira eletrônica para reforçar discursos antagônicos de perseguição política e justiça

A operação da polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro reacendeu a militância de apoiadores e opositores nas redes sociais, reforçando a polarização política e a apropriação de símbolos para a construção de narrativas, demonstra um estudo conduzido pela AM4 Brasil Inteligência Digital.

Realizada hoje (18), entre 7h e 15h, a pesquisa analisou 50 mil menções públicas nos seguintes canais: X (ex-Twitter), Facebook, Instagram e websites jornalísticos nacionais.

O grupo de apoio a Bolsonaro nas redes corresponde a 61% do total da pesquisa, com predominância em narrativas que destacam os termos “perseguido político”, “patriota”, “volta em 2026” e “STF é ditadura”. A presença de termos repetidos indica uma possível mobilização turbinada de forma não orgânica com o uso de bots e redes coordenadas.

Entre os críticos ao ex-presidente, que representaram 24% da pesquisa, as principais referências foram quanto à “tornozeleira como símbolo de justiça”, “mentiu sobre o Pix”, “traidor da soberania” e “lugar de bandido é na cadeia”. A ironia e o humor foram usados de forma expressiva, com destaque para memes e hashtags pejorativas.

Outros 15% foram avaliados como de perfil neutro ou cético, com as seguintes narrativas recorrentes: “todos os políticos são iguais”, “o país está cansado dos extremos” e “desconfiança nas instituições e nas pesquisas”.

“Este episódio confirma a dinâmica híbrida da política contemporânea brasileira, marcada por infowars, mobilizações coordenadas e disputas de legitimidade narrativa”, afirma o empresário Marcos Carvalho, fundador da AM4.

Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil, Ari de Sá Neto, representante Master, e Raquel Teixeira, líder dos programas de relacionamento da EY Brasil (Foto: divulgação) Leia Mais

Ari de Sá Neto, fundador e CEO da Arco Educação, é o representante Master da 28ª edição do Programa EY Empreendedor do Ano

Gustavo Blasco, CEO e cofundador da GCB Investimentos / Quatro Olhos Filmes / O Edgard Leia Mais

GCB consolida ecossistema de crédito privado e une tradição e inovação em plataforma robusta

Divulgação Leia Mais

Mercado de reestruturação: EXM Partners leva soluções inovadoras ao Congresso TMA Brasil 2025

Divulgação Leia Mais

Zoox é confirmada como parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo pelo segundo ano consecutivo

Design como Estratégia Invisível – O Poder Silencioso por Trás das Marcas Premium Leia Mais

Design como Estratégia Invisível – O Poder Silencioso por Trás das Marcas Premium

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.